quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O poder da língua



"Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio"- Ditado Indiano

No dia a dia, se torna muito difícil controlar o que se diz. Em um momento de estresse ou descontrole nos deixamos levar por emoções e acabamos ferindo pessoas com palavras que dizemos.
Na Bíblia existem dois textos que falam muito claramente sobre a língua e sua habilidade de fazer o bem, ou de fazer o mal.
1) Salmos 1
"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!"

Não siga as palavras daqueles que não creem em Deus. Não imite sua conduta, nem se junte àqueles que zombam/tiram sarro dos outros.

2) Tiago 3.5-9
"Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana;a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus."

A Bíblia deixa bem claro sobre como é DIFÍCIL controlar as suas palavras. Incrivelmente, somos rápidos para criticar pessoas que falam coisas que não deviam. Ao fazer isso, acabamos perdendo o controle da língua também.

Existe um ditado americano: “Don’t write checks you can’t cash”- Não escreva cheques que você não pode pagar. Acho que isso se aplica muito nesse ponto. Muitas vezes só falamos o que falamos por saber que a pessoa envolvida não ouvirá.
Creio que isso não é correto. Jesus é conhecido por alguém que era direto. Porém em momento nenhum vemos ele falando pelas costas das pessoas, criticando ou fazendo fofoca.
De certa maneira, as palavras que dizemos tem poder. Este texto extraído do site Jornal Missão Jovem fala um pouco sobre isso:

“a palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra, liquidamos negócios, amores. Uma palavra confere o nome ao filho que nasce e ao navio que transportará vidas ou armas. “Vá”, “Venha”, “Fique”, “Eu vou”, “Eu não sei”, “Eu quero, mas não posso”, “Eu não sou capaz”, “Sim, eu mereço” - dessa forma, marcamos as nossas escolhas.”
http://www.pime.org.br/missaojovem/mjeducpoder.htm)

Conclusão: Nossas palavras têm poder de influenciar as pessoas ao nosso redor. Isso pode parecer absurdo, mas pense. Alguma vez você falou algo e deixou alguém mais feliz? E triste? Pense se suas palavras têm trazido alegria ou tristeza. Se suas palavras são palavras de sabedoria, de bênção ou se você só traz disgraça e palavras inúteis.

Desafio: Cause uma emoção em alguém hoje. Faça algo inesperado (e POSITIVO) em uma relação. Elogie alguém que você não costuma. Trate alguém melhor que o de costume. Seja mais cordial com as pessoas. Deixe Jesus te usar para fazer alguém mais feliz.