segunda-feira, 29 de abril de 2013

Namoro cristão (parte 3)

Se perdeu as partes anteriores, leia aqui: parte 1, parte 2.

Nessa série sobre namoro, vamos falar também sobre várias que se relacionam com o assunto. O tema dessa semana: paixão! Ela mexe com sua cabeça e seus sentimentos. Quando alguém se apaixona... tudo muda!
 
No dicionário
-Paixão:
sf (lat passione) 1 Sentimento forte, como o amor, o ódio etc. 2 Movimento impetuoso da alma para o bem ou para o mal. 3 Mais comumente paixão designa amor, atração de um sexo pelo outro. 4 Gosto muito vivo, acentuada predileção por alguma coisa. 5 A coisa, o objeto dessa predileção. 6 Parcialidade, prevenção pró ou contra alguma coisa. 7 Desgosto, mágoa, sofrimento prolongado. 8 Os tormentos padecidos por Cristo ou pelos mártires.

Em primeiro lugar, a paixão é algo que Deus colocou em nós quando nos criou. Não é sobrenatural e você não está pecando quando se sente apaixonado. É parte da vida! E uma bela parte.
A paixão é um sentimento avassalador que te faz ver coisas que não existem, gostar de coisas que você não gostava. Faz parte da vida de qualquer pessoa e te deixa bem feliz. Mas acaba depois de um tempo. Isso é um fato. 

Aquele sentimento incrivelmente assustador (mas legal) de que você ama aquela pessoa mais do que tudo e não pode ficar longe dela... isso se vai. Depois de um tempo você tira “o óculos da paixão” e não vê mais tudo pelas lentes cor de rosa dele. A paixão cobre defeitos. Para conhecer alguém de verdade, é necessário conhecer as qualidades, mas os defeitos também! Quando a paixão se vai, você começa a perceber que aquela pessoa não é perfeita! Ela tem defeitos que as vezes te irritam!
(psiu, segredinho: você também é assim, mas finge que não...)
As vezes quando aquela sensação se vai, as pessoas acham que deixaram de amar e alguns desistem do relacionamento. AGORA que ele ia começar a ter um relacionamento mais real, mais honesto e sincero ele desiste. Tenha um relacionamento com alguém com quem você gosta de conversar e ficar junto, porque a beleza passa com o tempo. 

Alguns não querem um relacionamento profundo, mas a diversão da paixão.

Outros colocam expectativa que um relacionamento vai ser só paixão, mas paixão é palha que queima rápido e amor é a lenha que dura. Ai depois se decepcionam porque ele achava que cada dia seria perfeito. E não foi. O amor é melhor. É mais profundo, mas não acontece do dia para a noite.

Existem alguns jovens que vivem mini-paixões. Principalmente em idade de estudo. Todo ano ele muda de turma e todo ano ele acha alguém diferente para se apaixonar. Um ano ele acha alguém bonito (por um motivo qualquer que faça sentido na cabeça da pessoa) e se apaixona. Se for tímido, fica só na admiração. Passa o ano, o sentimento passa. Então ele encontra outra pessoa para se apaixonar de novo. E a história continua. 

A paixão é perigosa também. Alguns conseguem encontrar um namorado que não é cristão e este se converte vindo para a casa de Deus. Mas isso quase nunca acontece. Quando se está apaixonado não se consegue pensar de maneira sóbria. Você fica bêbado de paixão! Suas decisões não são as melhores e depois, olhando para trás, você vai se arrepender. Por isso muitos jovens largam igreja, amigos, indo contra tudo e todos só porque estão apaixonados. Para ele, qualquer um que for contra este relacionamento já está errado. Esse sentimento acaba levando muitos jovens para longe de Deus, devido a seus sentimentos por outra pessoa. Se esta pessoa é de outra igreja, ótimo! O que é importante é que ninguém abandone suas crenças por alguém. Afinal de contas, o primeiro mandamento que Jesus nos deixou é AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, de todo o coração. Muita gente acha esse mandamento fácil e o segundo (amar o próximo) difícil, mas quando você está apaixonado e larga tudo e todos por uma pessoa, você está colocando ela em primeiro lugar da sua vida. Tem gente que idolatra artistas e cantores, outros o namorado ou a namorada. DISSO SIM Deus não se agrada nem um pouco. 
Mas a paixão não nos deixa pensar claramente. É preciso lembrar de suas prioridades e não idolatrar uma pessoa.

E quanto a nós, cristãos? Como devemos namorar ou até procurar por uma pessoa para nós? 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

O poder vem de Deus

Por que estão me agradecendo ou me olhando com admiração? Se algo de bom eu tenho, veio de Deus!
At 3.12 e 16.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Namoro cristão (parte 2)


Se perdeu a primeira parte, veja aqui: Primeira parte


O que é o namoro? Para que serve?
O namoro é um relacionamento que foi inventado no seculo XX. Antigamente os casamentos eram organizados pelos pais. Em alguns países,  dependendo da cultura, a pessoa envolvida, mesmo hoje em dia,  ainda não tem poder para escolher o futuro marido ou esposa. Mas não são dessas pessoas que vamos falar. Vamos falar de nossa cultura ocidental, onde tanto homens quanto mulheres são livres para começar relacionamentos por vontade própria.
O namoro é um relacionamento inicial, um tempo para conhecer alguém, com intenções de encontrar um companheiro para a vida toda. Apesar disso, não vá falando de casamento logo de cara. Isso pode assustar a outra pessoa. Mesmo assim, é importante que você saiba o que essa pessoa espera de um namoro, assim como você ser sincero sobre isso com ela também. Honestidade é fundamental. Se um quer um namoro sério e o outro só quer "se divertir", esse relacionamento não vai sair do papel.

A Bíblia não menciona a palavra namoro, porque isso não existia naquela época. E quanto a nós que queremos ser bons cristãos? O que devemos fazer? 
A Palavra de Deus nos guia em todas as áreas de nossas vidas, e por isso, encontramos dicas sobre como devemos agir quando queremos encontrar alguém também.  Mesmo que não haja ordens diretas sobre o namoro, a Bíblia nos dá direções sobre como deve ser a vida moral de qualquer cristão, em qualquer situação. Dessa maneira, mesmo sem mencionar namoro, a Bíblia é o manual de nossas vidas em todas as áreas, inclusive nos relacionamentos.

Como é o namoro atualmente (no mundo)?


a- Um homem ou a mulher se conhecem;
b- Não tem supervisão de ninguém de igreja ou de família;
c- Pode terminar em casamento ou não. Namoro pode ser só diversão.

Como é o namoro do cristão?
a- Começa (talvez) com o homem pedindo permissão para a família da namorada;
b- Está debaixo da autoridade dos líderes da igreja;
c- Tem o casamento como objetivo direto (ou um desejo para que isso aconteça em breve).

Existem muitas diferenças entre o namoro que é comum hoje em dia e o que Deus espera do cristão:
a- o namoro do mundo é test drive. Você experimenta enquanto der vontade. Ele em geral não incentiva você a casar, mas a brincar o máximo de tempo que puder. 
O namoro cristão é com objetivo de encontrar alguém. Desde o primeiro namorado ou namorada, você quer encontrar alguém que dê certo. Você não quer algo temporário! Você quer que dure!

b- namoro moderno: o casal passa o maior tempo possível sozinho. As vezes acabam perdendo muitos amigos assim.
Namoro cristão: o casal é encorajado a estar com outras pessoas, em grupos e outros casais também.

c- namoro do mundo: o namoro tem que suprir todas as suas necessidades e desejos. Se não suprir, você "arranja" um relacionamento melhor. É uma visão egoísta. Sempre focado em satisfazer você e usar as pessoas para isso.
Namoro cristão: O amor não é egoísta. Além disso, seu relacionamento tem que fazer bem para a vida espiritual de vocês dois e não o oposto.

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.  Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
1 Coríntios 13:4-5

d- O namoro do mundo diz que você deve ter relações sexuais com seu companheiro e se entregar totalmente. Além disso, você escolhe quem você quiser para namorar e não deve prestar contas a ninguém.
O namoro cristão diz que você não deve ter relações sexuais, afinal sexo é para o casamento. QUALQUER relação sexual fora do casamento esta errada de acordo com a palavra de Deus. Além disso, não importa o quanto você ame alguém, Deus tem que estar em primeiro lugar. Assim como em tudo na sua vida, o espiritual é importante, e na escolha do companheiro também!

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Gênesis 2:24

 A diferença nessa área entre o mundo e o que Deus nos ordena é muito grande:
Relacionamento do mundo: quero encontrar alguém que sirva pra mim. Intimidade primeiro, depois compromisso. Test drive de casamento. Finja que é casado, se der certo, case, senão desista.
Relacionamento cristão: Compromisso primeiro, intimidade depois. Fazer um compromisso diante de Deus e depois seremos casados. Antes disso, não é.
Quero SER a pessoa certa para servir as necessidades do meu companheiro. Muito mais do que ficar vendo que qualidades quero que a outra pessoa tenha, tenho que pensar em como ser um companheiro melhor para a outra pessoa.

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela.
Efésios 5:25
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Efésios 5:25

Continua... Parte 3

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Jesus é muito mais

Lucas 24.30-31
Muitos dizem que Jesus era apenas um homem comum. As evidências mostram que Ele era muito mais.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Namoro cristão



Se vamos falar sobre namoro e outros tipos de relacionamentos a vista da Bíblia e o que Deus nos diz sobre isso, talvez seja mais fácil tirar algumas dúvidas primeiro. Vivemos em uma sociedade decadente e que conheceu a luz de Deus mas preferiu escolher a escuridão.

Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más. João 3:19

Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.
1 João 5:19
 Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5:19

Logo de princípio sabemos que não podemos levar em consideração o que o mundo prega ser normal. O mundo prefere a escuridão a luz de Cristo. O que o mundo prega é escuridão. Eles estão no escuro e não vêem pra onde andam. Jesus é luz. Se estamos em Deus, estamos na luz e devemos ser guiados pela luz de Cristo. 

A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. João 1.15

Falando novamente ao povo, Jesus disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8.12

Uma das maneiras mais fáceis de definirmos o que é alguma coisa, é vendo o que essa coisa não é. Antes de falarmos do que é o namoro diante da vontade de Deus, tem algumas coisa que claramente ele não é (apesar do mundo bater perna, fazer beicinho e discordar).
O que não é namoro:

- Usar alguém para suprir minhas carências e te satisfazer. Isso é egoísmo. Não se pode usar alguém para satisfazer você. 
Algumas pessoas usam um namorado ou namorada para "tapar buraco". Sinto uma tristeza em mim e espero que a outra pessoa me torne feliz. Sou carente e preciso alguém para sanar minha carência. Seria o mesmo que falar: estou com calor e preciso que alguém me abane.
- Usar alguém para não te sentir sozinho.
Não baseie sua felicidade em outra pessoa. Se você é um servo de Deus, você sabe o que é ser feliz. Se não sabe, então talvez ainda não tenha aceitado Jesus ou esteja distante do Pai. Assim como o filho pródigo, volte pra casa. Somente Deus pode curar suas feridas e te preencher como pessoa. E desde quando as pessoas (ou Deus) tem alguma obrigação de te satisfazer?

- Test drive sexual. 
A Bíblia deixa bem claro que o sexo existe dentro do casamento. QUALQUER relação sexual fora de um casamento é errada. Não importa a desculpa ou a situação. Se for fora do casamento, é pecado. De acordo com a Bíblia, sexo é união entre um homem e uma mulher (Deus não aceita outras opções além dessas, Ele criou, Ele que manda). Quando há relação sexual, o homem e a mulher se tornam um. Por isso, só se é correto, se for um casal, porque eles já estão prometidos diante de Deus como uma só carne. 

Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: "Os dois serão uma só carne".  Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele.  Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6:16-18
Continua: Parte 2
Inspirado pelos programas: irmãos.com, No barquinho, Massa crente e boundless.com
Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.
1 João 5:19

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Jesus é o suficiente!

Lucas 23.38-43
As vezes complicamos demais. Só precisamos de Jesus.


Extra:
Hillsong- None but Jesus

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Teremos problemas

João 16.33
PARE DE SOFRER? Mas como? Se você está no mundo, você vai passar por problemas. Mas podemos confiar no nosso Salvador. Ele venceu o mundo.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Nunca vou te abandonar

Mateus 26.33, 56
As vezes falamos demais e não podemos cumprir tudo o que prometemos.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

O cordeiro da páscoa



O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.
Guardem-no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá-lo, ao pôr-do-sol.
Passem, então, um pouco do sangue nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal.
Naquela mesma noite comerão a carne assada no fogo, juntamente com ervas amargas e pão sem fermento.
Não comam a carne crua, nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras.
Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.
Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor.
"Naquela mesma noite passarei pelo Egito e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei juízo sobre todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor!
O sangue será um sinal para indicar as casas em que vocês estiverem; quando eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não os atingirá quando eu ferir o Egito.
Êxodo 12:5-13

Quando os seus filhos lhes perguntarem: ‘O que significa esta cerimônia? ’,
respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios".
Êxodo 12:26-27


Estamos na época da páscoa e muitas pessoas nem sabem o que significa a páscoa. Muitos são os enfeites, os coelhos, os ovos, o chocolate mas nem todos sabem que a páscoa tem a ver com Jesus. E menos pessoas ainda sabem que a páscoa começou milhares de anos antes de Jesus ter sequer vindo entre nós.
Quando você escreve páscoa no Google você encontra:

-3 sites de definição de dicionário do que é a páscoa. Corretas e informativas. Até que tem bastante.
-Três fotos de coelhos de páscoa. Uma inclusive com coelhos saindo de ovos. Coelhos não botam ovos.
- 5 sites de chocolate e ovos de chocolate
Na segunda página só tem sites de ovos e de coelhos.
Na terceira só sobre ovos de páscoa.

Páscoa vem do hebraico- passagem (pessach)
Mas passagem de quem e aonde?
No texto inicial que lemos, Deus está deixando suas ordens para a primeira páscoa. O povo de Israel naquela época vivia no Egito como um povo escravo. Deus levanta Moisés para libertar seu povo e confrontar o Faraó para que deixe o seu povo ir. Deus começa a punir ao Egito com pragas, cada praga humilhando a crença em um dos deuses egípcios. Mas 9 pragas haviam passado e o coração do faraó ainda estava “endurecido” e sua resposta continuava não. Mas viria a 10ª praga. A mais impiedosa de todas. Aquela que mostraria que Deus é o Senhor da vida e da morte e ninguém pode questioná-lo sobre isso.
Cada família se reuniria dez dias depois e comeria um cordeiro ou cabrito. Além disso, o sangue desse animal sem mácula estaria marcando a batente de sua porta. O anjo da morte vindo da parte de Deus PASSARIA sobre todo o Egito e mataria todos os filhos primogênitos (filhos mais velhos). As únicas casas que seriam poupadas seriam aquelas que levaram o mandamento de Deus a sério. Foi uma noite de aflição, pois você não poderia sequer sair de casa. O anjo da morte estava passando. Era algo sobrenatural e que ninguém jamais tinha visto. Além disso, foi uma noite de sofrimento como nunca se viu, porque aparentemente sem motivo, jovens morriam pelo Egito todo, e ninguém podia fazer nada sobre isso.
Essa última praga foi suficiente para mudar a cabeça do faraó e deixar o povo ir embora. Deus já sabia que isso ia acontecer. Ele fala: ao comerem, estejam prontos para sair. (Ex 12.11)

Deus deixou isso como mandamento. Todo ano deveria ser comemorado e o filho deveria perguntar: o que significa essa Páscoa? Pai: é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios. Ex 12.26-27
Era uma festa que todo ano lembrava que eles haviam sido escravos, mas Deus tinha libertado a eles. Que eles poderiam ter sido mortos, mas a marca do sangue do cordeiro os libertou da morte.

Isso tudo continuou por muitos anos. Entre 1400 a 2000 anos, não sabemos exatamente. E todo ano eles se lembravam: escravidão, cordeiro, libertação. Todo ano.
Até que um dia veio o maior de todos os homens: João Batista! E faz uma afirmação que qualquer judeu iria entender: No dia seguinte João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!”
João 1:29

O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo? Mas Deus já não tinha libertado Israel? Quer dizer que eles ainda eram escravos?
Há uma grande diferença nessa afirmação: Tira o pecado do mundo. Parece que o cordeiro que Deus enviou (Jesus Cristo) veio para todo mundo. Não só para um povo. Não para libertar da escravidão da corrente, mas da escravidão invisível, que muitos vivem e nem sabem que são escravos. A escravidão do pecado.

Quem é esse Cordeiro?

Ao anjo da igreja em Éfeso escreva: Estas são as palavras daquele que tem as sete estrelas em sua mão direita e anda entre os sete candelabros de ouro.
Apocalipse 2:1

Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.
Apocalipse 2:8

Ao anjo da igreja em Pérgamo escreva: Estas são as palavras daquele que tem a espada afiada de dois gumes.
Apocalipse 2:12

Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.
Apocalipse 2:18

Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto.
Apocalipse 3:1

Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir.
Apocalipse 3:7

Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus.
Apocalipse 3:14

O Cordeiro que Deus enviou ao mundo é Jesus, O primeiro e o último, o Filho de Deus, o soberano da criação de Deus. Existe cordeiro mais perfeito do que esse?


1- Jesus, o nosso sacerdote
Jesus age não só como oferta de sacrifício. Ele intercede por nós. Ele leva a oferta onde não podemos ir e clama em nosso favor.
Uma vez ao ano no povo de Israel, o sacerdote levava ofertas de sacrifício de animais diante de Deus para que Deus perdoasse o pecado do povo. Ele se vestia de roupas de cores reais e lembretes por todo o corpo de que era consagrado a Deus, mas usava sinos nas vestes para que o povo ouvisse ele dentro do tabernáculo. Se os sinos parassem por muito tempo, puxavam ele para fora, porque provavelmente ele já teria sido morto por Deus por ter cometido algum pecado e ninguém poderia entrar além do sacerdote.
Essa imagem de sacerdote é muito comum para os israelitas e por isso o autor de Hebreus usa tanto ela para ensinar os judeus sobre quem Jesus era e a importância do que ele fez:

Quando Cristo veio como sumo sacerdote dos benefícios agora presentes, ele adentrou o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito pelo homem, isto é, não pertencente a esta criação.
Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.
Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam de forma que se tornam exteriormente puros,
quanto mais, então, o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, de modo que sirvamos ao Deus vivo!
Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança.
Hebreus 9:11-15

Cristo era um sacerdote perfeito, não humano, mas celestial. Ele entrou no tabernáculo perfeito, que só está nos céus e ofereceu seu próprio sangue, puro e santo, para que fossemos perdoados pelos nossos pecados. O sacrifício de Jesus é muito superior a qualquer outro sacrifício de animal jamais feito. Cristo é o começo de uma nova aliança. Uma nova páscoa.

Pois sobre ele é afirmado: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque".
A ordenança anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil
( pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma ), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus.
E isso não aconteceu sem juramento! Outros se tornaram sacerdotes sem qualquer juramento,
mas ele se tornou sacerdote com juramento, quando Deus lhe disse: "O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre’ ".
Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior.
Ora, daqueles sacerdotes tem havido muitos, porque a morte os impede de continuar em seu ofício;
mas, visto que vive para sempre, Jesus tem um sacerdócio permanente.
Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.
É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.
Ao contrário dos outros sumos sacerdotes, ele não tem necessidade de oferecer sacrifícios dia após dia, primeiro por seus próprios pecados e, depois, pelos pecados do povo. E ele fez isso de uma vez por todas quando a si mesmo se ofereceu.
Pois a Lei constitui sumos sacerdotes a homens que têm fraquezas; mas o juramento, que veio depois da Lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:17-28

Os sacerdotes eram descendentes de Arão. Jesus vinha diretamente de Deus, sendo Deus Ele próprio. Os sacerdotes viravam sacerdotes mas não havia promessa sobre eles. Jesus foi eleito sacerdote eterno. Os sacerdotes eram humanos e falhos, Jesus foi “santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus”. O sacrifício de Jesus foi definitivo. Não há necessidade de que aconteça novamente.

2- Jesus, o nosso cordeiro

Jesus também foi aquele que se entregou por nós para que nossos pecados fossem perdoados. Ele não só foi o sacerdote, mas a oferta era Ele mesmo. O cordeiro mais perfeito que qualquer cordeiro criado. Jesus já sabia que iria morrer. E não foi por acaso que Jesus iria se entregar na páscoa.

Como vocês sabem, estamos a dois dias da Páscoa, e o Filho do homem será entregue para ser crucificado".
Mateus 26:2

Na última ceia de Jesus com os discípulos, eles estavam em Jerusalém, durante a festa da páscoa celebrando justamente a páscoa de Israel, que já era comemorada há muitos anos.

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo".
Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês.
Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.
Mateus 26:26-28

Através do seu sangue, através de seu sacrifício, uma nova aliança estava sendo formada. Uma aliança de libertação da morte e do pecado. Através do sacrifício do cordeiro da páscoa, um cordeiro perfeito e, diferente de todos os outros, que entregou a si mesmo, para que todos os nossos pecados fossem perdoados e pudéssemos ser aceitos por Deus.
O sacrifício de Jesus é definitivo e suficiente. Mas alguns, mesmo após conhecer a Cristo, desprezam o sacrifício tão sofrido que Jesus fez por nós.

Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados,
mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus.
Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas.
Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?
Pois conhecemos aquele que disse: "A mim pertence a vingança; eu retribuirei"; e outra vez: "O Senhor julgará o seu povo".
Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!
Hebreus 10:26-31

--------------------------

O sacrifício de Jesus foi por cada um de nós. Uma nova páscoa foi feita, uma nova aliança. Não mais para um só povo, mas para toda a terra. Não só para libertar das correntes, mas para dar vida plena em Cristo Jesus.
O sacrifício de Jesus é um presente para cada um de nós. É amor, libertação e vida eterna com Deus. Mas ainda é um presente. Nós precisamos aceitá-lo. Jesus bate na porta. Cabe a nós deixá-lo entrar em nossa vidas, em nossas casas, em nossas famílias ou a rejeitá-lo, mesmo sabendo tudo que Ele fez por nós quando na verdade merecemos o julgamento do Senhor.

Quem é o escravo que quando recebe liberdade prefere continuar escravo?
Quando o povo de Israel foi liberto do Egito, alguns ficaram reclamando dizendo: preferia ter ficado no Egito. Essas pessoas foram as que morreram no deserto e não entraram na terra prometida.
Ainda existem pessoas que preferem ser escravos do pecado a ser livres em Jesus. Para essas pessoas está reservado o julgamento de Deus. Para todos os outros, o sacrifício de Jesus é mais do que suficiente para nos libertar, nos purificar e nos dar uma nova vida com Deus.
Somente através de Jesus é que somos perdoados e libertos. Não por mérito nosso, mas pelo sacrifício do cordeiro que se entregou por cada um de nós, mesmo sem merecermos.