terça-feira, 17 de setembro de 2013

Deus está com você




Download da mensagem em áudio mp3:
BAIXAR AQUI

Se preferir, ler, a mensagem está abaixo. 
-----------------------------------------------------------------------------



Quem não passou por uma dificuldade essa semana?
Jesus nos diz que no mundo teremos aflições. Todos nós passamos por dificuldades. Elas fazem parte da vida. Você não passou alguma dificuldade nessa semana? Talvez até hoje? Nervosismo, ansiedade, raiva, estresse. Hoje em dia, todos nós temos muita coisa que queremos fazer e pouco tempo. E ainda vem as dificuldades. Mas Deus tem algo de bom para te dizer hoje.

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. 
Efésios 6:10-18

Por que somos perturbados pela batalha espiritual? Quem não queria viver sem problemas e sem preocupações? Deus nos prometeu o céu, e o céu é um sonho maravilhoso por muitos motivos, mas para mim pessoalmente, não vejo a hora de passar meus dias em paz, junto de Deus, sem preocupações, sem contas, sem ansiedade, sem pecado. Mas enquanto o céu não vem, nós vivemos no mundo, e no mundo teremos aflições. Por quê?
1-    Porque Deus nos criou livres. Gênesis 1.27 diz que Deus nos criou a sua imagem e semelhança. Como Deus de amor, Ele nos criou com a capacidade de ser amados e de amar de volta. Deus não fez escravos, ele fez seres livres, com capacidade de escolher. Só é possível ter um relacionamento de amor com alguém que é livre para amar ou não de volta. Se não tivéssemos liberdade para escolher, não teríamos dúvidas ou incertezas. Se não tivéssemos liberdade, seríamos apenas servos sem mente que obedecem cegamente a seus senhores. Isso não é a situação. Não foi assim que Deus nos fez. Passamos por tribulações porque somos livres. Livres para escolher.
2-    As batalhas espirituais são resultado da rebeldia do ser humano diante do seu Deus. Lucas 15.11-32 conta a história do filho pródigo. Assim como o filho pródigo, nós nos revoltamos, queremos ser livres de Deus e viver da maneira que desejamos. Mas não é liberdade que conquistamos. Deixamos Deus de lado atrás de nossos desejos pecaminosos. Acabamos nos afastando de Deus, das bênçãos do Pai e alguns de nós nos lembramos de como era bom viver com o Pai e voltamos para a fazenda do Pai pedindo perdão, percebendo o tamanho da besteira que fizemos quando deixamos a Deus. No fim, somos atormentados por nossas escolhas. Deus nos ofereceu o presente da salvação, mas ele é um presente. Você precisa aceitar esse presente.

Passamos por lutas porque somos livres para escolher e decidir nosso caminho.

Algumas pessoas acham que a vida é como um filme, mas isso não é verdade. No filme, você só senta e espera uma história ser contada. Você não tem desafios, é só sentar e assistir. A vida é mais como um vídeo game. Você decide para onde a história vai, se vai para frente ou se vai parar onde você está. Se você não joga, o jogo não segue em frente. Se você quer vencer no jogo da vida, desafios vão surgir, mas é necessário passar por eles para se chegar no objetivo.
A Bíblia nos deixa instruções que devemos seguir para vencer nessa batalha espiritual:
- “Fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam a armadura de Deus.” Efésios 6.10-11
Em primeiro lugar, já queria deixar claro: você não vai vencer sozinho. Um dos motivos de sofremos com a batalha espiritual é que o ser humano se afastou de Deus por causa do pecado. Agora que voltamos para o lar, para a casa de nosso Pai, não vamos passar pelas dificuldades novamente. Você consegue imaginar essa situação? O filho pródigo volta para casa, é aceito novamente e quando surge um problema ele some novamente? Não! Ele já viveu longe do Pai! Ele sabe como é terrível. Depois de o Pai estender a mão e o ajudar, o filho sabe que pode contar com Ele.
Uma vez que você tenha conhecido a Deus de verdade, você não quer mais viver sem Ele. As batalhas não serão vencidas por nós, mas por Deus.
Existe uma música que diz “Sei que não estou sozinho nessa guerra, Ele luta por mim”. Essa é a verdade do Evangelho: Deus luta por você!

A luta entre o diabo e Deus não é uma queda de braço emocionante onde ninguém sabe quem vai ganhar. Não... Ela já foi vencida por Deus há muito tempo. O diabo nunca teve chance contra Deus. A maior batalha de todas já foi vencida na cruz, onde Deus entregou o cordeiro para pagar o preço do pecado dos homens e para que nenhum deles precisasse ficar longe do Senhor. A batalha já acabou e como vemos na Bíblia, o inimigo, apesar de já derrotado, ainda vai demorar um pouco até admitir a derrota. Deus já tem uma data especial reservada para dar um fim nessa história. O principal motivo de Deus estar se alongando e não acabar com essa guerra de uma vez por todas é o amor: quanto mais tempo ele der, mas pessoas se achegarão a Ele. O amor de Deus é tão grande que o diabo ainda está a solta por misericórdia e amor por nós, a criação, e porque o Pai espera pacientemente que o filho volte para casa.
Você tem Deus do seu lado e vai querer lutar sozinho? Vai perder! A instrução que temos é para nos fortalecer no Senhor e vestir a armadura de Deus!

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Romanos 8:31

A força que temos não vem de nós. Se temos alguma força, ela vem de Deus e é com Ele que temos que buscar força. Você só vai ser fortalecer nessa luta espiritual se você buscar forças de Deus. Claramente você não vai vencer pela sua força. Paulo diz:

Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
2 Coríntios 12:7-9

Não sabemos exatamente o que era esse espinho na carne de Paulo, mas alguma coisa o atormentava. Ele tinha uma luta e tinha pedido para Deus para tirar isso da vida dele. E Deus disse que não. Paulo entendeu. Aquela dificuldade era algo que Deus não tirava dele para que ele se mantivesse humilde e lembrasse que ele não é nada, e tudo que há de bom vem de Deus.
Algumas pessoas só buscam forças em Deus na hora da dificuldade e quando tudo vai bem, acham que podem vencer sozinhas. Essa pessoa vai passar por muitas dificuldades na vida, para que nunca se esqueça que a força não vem dela, mas vem de Deus.

- “...ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais...” Efésios 6.11-12

Nós lutamos contra nossa própria carne e nossos próprios desejos. Tiago diz:

Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.
Tiago 1:14-15

Em algumas áreas da vida, nós somos fracos. Nem todos nós somos tentados pelas mesmas coisas, pois somos todos fracos, de maneiras diferentes. Temos que reconhecer nossas fraquezas e buscar forças no Senhor para fazer, não aquilo que queremos, mas aquilo que é bom para nós.


Crianças muitas vezes querem algo que não é bom. Elas simplesmente querem as coisas e nem sabem porquê. As vezes um aluno chega para mim e me diz: minha mãe vai me dar um tablet no natal. Eu digo: que legal! Para que você quer um tablet? A criança diz: não sei. Mas eu quero.
Elas acham que estão escolhendo o melhor, mas na realidade, não tem noção do que estão fazendo. Quando eu era criança eu viajei com minha família. O natal estava próximo e eu queria muito um vídeo game. Durante uma viagem que fizemos eu vi um estilingue e fiquei maluco! Eu queria aquele estilingue e falei: “mãe, compra pra mim! Não precisa me dar o vídeo game no natal, me dá o estilingue de natal!”. Olhando hoje eu diria pra mim mesmo: NÃO!!! Fica quieto! Vídeo game é bem mais legal! Na época, minha mãe já sabendo que eu iria me arrepender depois, e não querendo que eu ficasse atirando pedras em passarinhos, me disse não. Eu resmunguei. Mas quando eu ganhei o vídeo game eu lembrei da besteira que quase fiz.
Diante de Deus, nós somos as crianças. Nós batemos o pé e queremos isso e aquilo, mas somos levados por instintos e desejos infantis, sem ter noção real do que precisamos. Depois nos arrependemos.
Precisamos entregar nossa vida na mão de Deus e deixar Ele nos fortalecer. A batalha interior é a mais difícil de todas e quando lutamos sozinhos, já perdemos. Em Cristo somos mais que vencedores.

O texto diz que nossa luta não é contra carne mas poderes e autoridades. Nossa luta não é somente do bem contra o mal. Nossa luta é contra todo poder que promove o pecado e a morte. Quando você luta pelos direitos do seu próximo, você está lutando contra o mal que há na sociedade. Quando você está ajudando em amor aquele que passa necessidade, você está lutando diretamente contra o mal que existe nesse mundo, fazendo assim a obra de Deus de amar o próximo. Nós sabemos que em muitos países do mundo existem cristãos resistindo na luta governos opressores com leis malignas que promovem desigualdade e injustiça mas impedem a palavra de Deus de ser pregada. Se nós não passamos por esse tipo de batalha, temos que orar fervorosamente por aqueles que passam.


Nossa luta contra os poderes e autoridades espirituais não é uma luta individual. Além de estarmos com Deus, temos a igreja. Quando você passa por um momento difícil e precisa de aconselhamento e consolo, o que você faz? Procura um amigo do trabalho? Um líder da igreja? Um irmão próximo da congregação que sempre está pronto a te ouvir? Desabafa na internet? Busque a ajuda dos seus irmãos, aqueles que passam pelo mesmo que você e vão te entender.

- “...Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos...” Efésios 6.18



Precisamos nos lembrar que nossos irmãos passam pela mesma luta que nós passamos. A tendência natural das pessoas é sempre achar que o problema dela é maior que o seu.


Temos que lembrar que assim como você passa por tribulações, os seus irmãos também estão nessa mesma batalha! Os soldados em linha de frente criam laços um com os outros por estarem juntos na batalha e eles só estão ali porque o seu país está em guerra. Quanto mais nós, que estamos todos na mesma guerra espiritual, temos que nos fortalecer e nos ajudar mutuamente!

- “...Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça, e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz.
Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus...”
Gálatas 5:14-17

Esse homem da imagem está preparado para a batalha. Todas as nossas armas vem de Deus. Sem Deus, somos pessoas nuas correndo para uma batalha contra flechas de fogo. Com Deus, estamos cobertos e protegidos. E não só bem defendidos, mas também armados para vencer. Não é à toa que a Bíblia recebe o nome de espada do Espírito. É com a Bíblia que lutamos contra as mentiras que o diabo coloca no nosso caminho cortando elas como faca quente corta manteiga. A Bíblia desmente todas as mentiras que o diabo espalha pelo mundo. Até Jesus quando foi tentado usou a Bíblia para se defender do diabo.

Mentiras diabólicas:
O diabo quer que acreditemos que somos muito poderosos, pois assim não precisamos de Deus. Isso é mentira.
O diabo tenta convencer de que Deus e nem ele existem. A melhor maneira de um espião causar estrago é infiltrado e disfarçado.
Como nem todos acreditam nisso, então ele tenta estragar a mensagem do evangelho fazendo pessoas usarem o nome de Deus em coisas que são erradas, assim as pessoas vão ver isso e desprezar a Deus. A Bíblia nos diz que conhecemos os servos de Deus examinando seus ensinos e pelos seus frutos. Falsos profetas são mais aparecidos que os verdadeiros, pois eles fazem isso para aparecer.
O diabo quer nos fazer amar qualquer coisa mais do que a Deus: dinheiro, vícios, outra pessoa, etc. Como diz um escritor (Roger L’Estrange): “Aquele que serve a Deus por dinheiro, servirá ao diabo por salário melhor”. Isso não quer dizer que o salário do diabo seja melhor, mas quem serve a Deus como um mercenário, somente atrás de dinheiro e sucesso, quando tiver uma oferta melhor, muda de senhor.
O diabo também tenta nos enganar fazendo-nos pensar que somos muito santos e especiais, e que de alguma maneira, Deus nos deve. O irmão mais velho do filho pródigo pensava assim sobre seu pai: eu sempre fui obediente e não ganhei nada em troca!
O diabo tenta nos enganar fazendo pensar que ele é muito grande e poderoso e tem alguma chance contra Deus. Ele também gosta de colocar dúvidas no seu coração sobre se você realmente é cristão, se você no fundo não é uma farsa e se Deus realmente ouve sua oração. Essas são dúvidas sutis, mas muito efetivas que o diabo coloca em nosso caminho.
Se você tem alguma dúvida sobre se você realmente é cristão... se você tem alguma coisa te afastando de Deus, alguma coisa te impedindo de ser um servo fiel como você gostaria de ser, então faça como Pedro nos ensinou: entregue-se nas mãos de Deus.

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido.
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.
Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.
O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.
1 Pedro 5:6-10

Lembre-se: sozinhos não conseguiremos vencer essa batalha. Mas não tenha medo. Deus está do nosso lado.

2 Reis 6:16-17:
O profeta respondeu: "Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles". E Eliseu orou: "Senhor, abre os olhos dele para que veja". Então o Senhor abriu os olhos do rapaz, que olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.

A batalha existe. Ela é real. Quando você voltar para o seu trabalho, a luta vai continuar. Quando você voltar para seus estudos, para sua casa, para a sua semana, a luta vai continuar. Mas você não luta sozinho. Que Deus possa abrir os seus olhos espirituais, para que você creia, você saiba que Deus está contigo. Sua força é o Senhor. É Ele que luta por você. Sem Ele nada podemos fazer. Mas com Deus, estamos em esmagadora maioria. Com Deus somos mais que vencedores.
Quando a luta vier, busque forças no Senhor. É Ele que te sustenta, te guarda e te faz vencer.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Como Deus realmente é?

Dificilmente conseguiríamos dizer como Deus é além do que Ele revela sobre si mesmo, mas creio que uma das maneiras de tornar o nosso conceito de Deus mais próximo do real é sabendo o que Deus NÃO É.
Eu estava lendo o excelente livro "Principados e poderes" de José Ildo Swartele de Mello e me deparei com várias características que me fizeram repensar quem Deus é e que muitas vezes estamos enganados.
DEUS NÃO É:
1- o policial onipresente: tem gente que confunde Deus com sua própria consciência.
2- o seu pai: muitos refletem a imagem do pai na imagem de Deus e confundem as coisas.
3- manso: como se Deus jamais fosse te repreender por qualquer coisa.
4- Deus do 100%: como se Deus exigisse que você fosse perfeito em tudo sem jamais cometar nenhuma falha.
5- Deus do escapismo: aquele que você só procura quando precisa muito.
6- Deus da sua igreja: como se só vocês servissem ao verdadeiro Deus.
7- Deus diretor-presidente: como se Ele fosse importante demais para te dar tempo e atenção.
8- de segunda mão: o que sei de Deus, sei pelo que ouvi dos outros.
9- o Deus da desilução: como se Deus fosse responsável por toda desgraça da sua vida. Ele só serve pra ser culpado.
10- projetado: imaginam Deus como eles mesmos são.
11- Deus da barganha: só vão a Deus quando quer algo em troca.

Quer conhecer a Deus?
Jesus disse: 
Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".
João 14:7

Paulo disse sobre Jesus:
Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação,pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Colossenses 1:15-16

Deus não é carrasco. Deus não igual a você ou a seu pai. Deus não quer te julgar e te matar. Jesus veio para salvar, libertar, dar nova vida. Esse é o nosso Deus. E se você ainda não o conhece, fale com Ele. Diga a verdade. Seja direto e abra o seu coração. Ele te entende. Afinal, foi Ele que te fez.

 Essa música resume tudo isso. "Deus não é um homem branco", da banda Gungor.
Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto".
João 14:7

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Falar muito e não dizer nada



Todavia, na igreja prefiro falar cinco palavras compreensíveis para instruir os outros a falar dez mil palavras em língua.
1 Coríntios 14:19