sexta-feira, 29 de maio de 2015

Amor e poder

Não tenha medo de Deus. Ele é acima de tudo um Deus de amor.


Êxodo 9:2-4
Se você ainda não quiser deixá-lo ir e continuar a impedi-lo,
saiba que a mão do Senhor trará uma praga terrível sobre os rebanhos do faraó que estão nos campos: os cavalos, os jumentos, os camelos, os bois e as ovelhas.
Mas o Senhor fará distinção entre os rebanhos de Israel e os do Egito. Nenhum animal dos israelitas morrerá".

Deus manda Moisés avisar ao Faraó: deixe meu povo ser livre. Ele promete pragas terríveis até que o líder daquele país que escravizou Israel os deixassem ir. Entretanto, Deus descreve a praga mas deixa bem claro: ela só cairá sobre o povo do faraó. O povo de Israel e o seu rebanho continuaria em paz.
Isso nos mostra que apesar de Deus nesse caso estar revoltado com o que estava acontecendo, ele em nenhum momento é tomado de fúria desenfreada. Deus sabe exatamente quem é faz parte do seu povo e quem não faz. Cada um. Deus sabe o que pertence aos seus servos e o que está acontecendo com eles. O Egito iria sofrer, mas não o seu povo. Porque Deus os ama e faria de tudo para libertá-los. 
Deus é poderoso de uma maneira inimaginável e isso as vezes pode ser intimidador. Como vou falar com alguém tão poderoso? E se eu me atrapalhar e disser algo errado? Ele não pode ficar com raiva e me matar? Jogar um raio na minha cabeça? A Bíblia e nossa experiência de vida nos mostra que Deus é grande e poderoso sim, mas ele nos ama tremendamente. O amor de Deus é muito grande. E Ele ama a nós! 
Não tenha medo de Deus. Lembre-se que Ele te ama e tudo o que Ele já fez por você. 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Quem é Jesus para você?


Mateus 16.13-17
Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? "
Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".
"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? "
Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo".
Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Jesus pergunta a seus discípulos qual era a fama que ele estava adquirindo. Quem o povo está dizendo que o Filho do homem é?  Jesus se referia a si mesmo como Filho do homem e Ele fez isso diversas vezes. É um título interessante que o coloca como humano (a expressão filho do homem vem do original filho de Adão) mas também faz referências a outros textos bíblicos como por exemplo esse de Daniel 7.13-14:

Na minha visão à noite, vi alguém semelhante a um filho de um homem, vindo com as nuvens dos céus. Ele se aproximou do ancião e foi conduzido à sua presença.
A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Nessa visão do profeta Daniel alguém semelhante a um filho de um homem, Jesus, vem diante do Ancião sentado no trono glorioso, Deus, e lhe é dito que ele reinará para sempre sobre toda a terra. Ao mesmo tempo que a frase Filho do homem nos lembra da simplicidade de Jesus, também nos lembra de toda a história do Antigo Testamento, pois Jesus não era só um ser humano, mas Aquele diante de quem todo joelho se dobrará, o Senhor de toda a terra, o Messias esperado.
Jesus sabe que Ele é o Senhor, mas mesmo assim pergunta para seus servos sobre o que andam dizendo sobre ele. Quem dizem que eu sou? As respostas são variadas e inúmeras. A maioria deles o considerava um profeta antigo que estivesse de volta a vida. Após isso Jesus pergunta para os seus seguidores: e vocês? Quem sou eu para vocês? É sobre isso que eu gostaria que você pensasse hoje:
Quem é Jesus para você?

1- O chefe bravo?

Lucas  19.12-23
Ele disse: "Um homem de nobre nascimento foi para uma terra distante para ser coroado rei e depois voltar.
Então, chamou dez dos seus servos e lhes deu dez minas. Disse ele: ‘Façam esse dinheiro render até à minha volta’.
"Mas os seus súditos o odiavam e depois enviaram uma delegação para lhe dizer: ‘Não queremos que este homem seja nosso rei’.
"Contudo, foi feito rei e voltou. Então mandou chamar os servos a quem dera o dinheiro, a fim de saber quanto tinham lucrado.
"O primeiro veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu outras dez’.
" ‘Muito bem, meu bom servo! ’, respondeu o seu senhor. ‘Por ter sido confiável no pouco, governe sobre dez cidades’.
"O segundo veio e disse: ‘Senhor, a tua mina rendeu cinco vezes mais’.
"O seu senhor respondeu: ‘Também você, encarregue-se de cinco cidades’.
"Então veio outro servo e disse: ‘Senhor, aqui está a tua mina; eu a conservei guardada num pedaço de pano.
Tive medo, porque és um homem severo. Tiras o que não puseste e colhes o que não semeaste’.
"O seu senhor respondeu: ‘Eu o julgarei pelas suas próprias palavras, servo mau! Você sabia que sou homem severo, que tiro o que não pus e colho o que não semeei.
Então, por que não confiou o meu dinheiro ao banco? Assim, quando eu voltasse o receberia com os juros’.

Algumas pessoas acham que Jesus é como seu chefe bravo que fica pegando no seu pé. Sabe aquele chefe que quando ele chega, todos os funcionários começam a agir diferente? O chefe está chegando! Todo mundo se arruma e começa a trabalhar com mais eficiência por medo do chefe. Algumas pessoas têm medo de Deus dessa maneira.
Essa história acima é de uma parábola que Jesus contou. Um chefe sai para ser coroado rei e deixa o trabalho nas mãos dos seus funcionários. Ele deixa uma grande quantia de prata com cada funcionário para que eles façam o dinheiro render durante o longo tempo em que estará fora. Depois de um tempo ele volta e chama seus empregados e os questiona sobre o trabalho que deixou para eles. Os funcionários fizeram bem seus trabalhos, multiplicando o dinheiro que o chefe tinha deixado. Como o chefe deles era o novo rei da região, ele os recompensou com cidades para governar. Agora eles não seriam mais trabalhadores, seriam governadores. Que honra! Mas um dos trabalhadores não fez o que devia. Não só não fez o dinheiro render um centavo sequer mas ainda disse que não o fez porque ele sabia que o chefe era bravo e injusto. Jesus nessa parábola é o homem que deixou algo valioso em nossas mãos e pede que façamos algo de bom com isso. Deus nos dá bênçãos, dons, qualidades, capacidades. O que você fará com isso? Algo muito bom! É isso que Deus espera, que quando Ele voltar você possa falar: mestre, aquilo que você me deu multiplicou!
Você acha que Deus é o seu patrão? Você se sente como esse trabalhador e diz para Deus: Senhor, eu sei que você me deu muitos talentos, mas eu não fiz nada com eles porque o Senhor é muito bravo e injusto comigo?
Veja que aqueles que fizeram um bom trabalho foram grandemente recompensados, então porque ter medo desse chefe? Só um dos trabalhadores tinha medo do chefe: o incompetente. Aquele que não fazia nada. Esse sim tinha motivos para ter medo do seu chefe. Existe uma expressão que diz que quem não deve, não teme. Por que ter medo de Deus? Você anda com medo de Deus? Porque você está devendo? Então acerte sua situação com Ele. Peça perdão a Deus. Trabalhe e faça o que agrada seu Senhor. Assim ele vai se alegrar com você.
Não podemos ter um relacionamento de medo com Deus. Deus não é seu patrão bravo.

2- Um policial de vigiando? Um juiz que vai te punir?

Gênesis 3:8-10
Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.
Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? "
E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi".

Aqui temos mais uma pessoa que ficou com medo de Deus, mas diferente do chefe que te dá um trabalho para fazer, aqui Adão foge literalmente porque sente que Deus vai puni-lo. É como se fosse uma pessoa fugindo da blitz policial porque está com a carteira vencida. Um policial!? Corre para o outro lado… O policial alcança e pergunta: porque você fugiu? - É porque eu não devia estar no volante… se você me visse ia querer apreender meu carro, tirar minha carteira…
Algumas pessoas pensam em Deus como um fiscal que fica na esquina te vigiando querendo te dar uma multa. Como um policial que pede para você parar o veículo para ver se você não está irregular. Os policiais em geral são amigáveis. Eu, pessoalmente, nunca entendi porque as pessoas tem medo de policiais. Ele representa a lei, se você segue a lei, você não tem medo dele, você tem respeito, admiração por uma pessoa que tem como trabalho manter a ordem e a justiça. Mas assim como na história de Adão, aquele que está irregular, foge por medo da lei. O bandido foge, o cidadão de bem não. Por que Adão se escondeu? Por medo? Vergonha? Afinal de contas, ele tinha pecado e desobedecido uma ordem direta de Deus. Você tem feito o mesmo? Deus não quer te punir. Ao contrário. Em vários lugares da Bíblia vemos o plano de Deus para que todos sejam perdoados, como aqui em João 3.17:
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

3- Um compromisso na sua agenda? Uma obrigação social?
Mateus 21.12-13
Jesus entrou no templo e expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo. Derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas,
e lhes disse: "Está escrito: ‘A minha casa será chamada casa de oração’; mas vocês estão fazendo dela um ‘covil de ladrões’".

Naquela época os israelitas traziam sacrifícios ao templo para oferecer a Deus. Dependendo de onde você morasse, devia ser uma longa viagem para trazer sua oferta para Deus. Devia ser muito complicado e trabalhoso. Mas é para Deus. Até que um dia, um vendedor deve ter tido uma ideia: vamos falar para o povo que eles não precisam trazer os sacrifícios de longe. Agora tudo pode ser mais simples e conveniente! Compre seu sacrifício aqui mesmo no templo! Viaje mais leve e tenha menos trabalho para fazer seu sacrifício anual.
Isso nos mostra que o sacrifício deixou de ser uma expressão de servidão e se tornou comércio. Para muitas pessoas, o sacrifício era um peso, um compromisso chato que eles tinham que cumprir a cada ano. Algumas pessoas acham que Deus é uma obrigação social. “Tenho que ir pro culto, mas não vejo a hora de ir embora. Tenho que dar o dízimo, mas bem que eu queria não dar. Tenho que orar todo dia, mas bem que eu preferia não ter que fazer isso. Vou orar logo, assim eu fico livre para vazer o que eu quero”. Tem gente que pensa assim! Será que Deus se agrada disso? É por essas e outras que Jesus disse que a oferta da viúva era mais valiosa do que as outras todas, porque a dela, apesar de pequena, era verdadeira.
Quantas pessoas vêm na igreja porque se tornou um compromisso? Quantas pessoas louvam a Deus e oram só por obrigação? Você tem lido a Bíblia ultimamente? E se você lê, isso é algo que você faz com alegria, ou é mais uma coisa que você “risca da sua lista”?

4- Amigo?

Ex 33.11-15
O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.
Disse Moisés ao Senhor: "Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’.
Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo".
Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso".
Então Moisés lhe declarou: "Se não fores conosco não nos envies.

O texto diz que Deus falava com Moisés como se estivesse falando com um amigo. O dicionário popular descreve amizade como “um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo”. Isso quer dizer que muitas vezes, colocamos os nossos amigos em posição superior a nós mesmos.
Moisés andava com Deus e queria estar sempre junto Dele. Se o Senhor não fosse, ele não queria ir. E Deus sempre estava com ele e não o abandonava. Passar tempo com seu amigo não é um sacrifício, é um prazer. Quando estamos bem, temos liberdade para rir e ser feliz junto com nossos amigos, afinal o amigo não vai ter raiva da sua felicidade, ele vai ficar feliz por você ficar feliz. Quando tudo vai mal e não temos ninguém ao nosso lado, o amigo é aquele que nos ouve, nos consola e nos anima. A Bíblia diz que o relacionamento de Moisés e Deus era assim.
Muitas pessoas só procuram a Deus quando querem alguma coisa. Quando tudo vai bem nem lembram de Deus, mas quando tudo vai mal correr para Deus querendo que Ele os acuda. Que tipo de relacionamento é esse? Amizade eu sei que não é.

------------------------------
Quem é Deus para você? Uma obrigação? Uma coisa na sua agenda semanal? Alguém de quem você tem medo e foge? Ou Deus é alguém próximo de você? Alguém com quem é gostoso passar tempo junto, que não é um esforço, mas sim uma alegria?

Deus quer que vocês andem juntos, mas não existe amizade forçada. Amizade não pode ser um peso ou uma obrigação. Ninguém pode te forçar a ser seu amigo, nem mesmo Deus. Se você quiser continuar pensando que Deus é o fiscal da sua vida, você pode, mesmo não sendo verdade.
Veja tudo o que Deus já fez por você. Imagine o que Ele ainda vai fazer. Você tem certeza que não quer participar disso?
Por que ter medo do Senhor? Se você tem medo porque assim como Adão cometeu erros, então peça perdão para Deus. Se acerte com Deus. Pode ter certeza que Deus vai te perdoar e mudar sua vida.

Hoje Jesus quer saber a sua resposta. Quem as pessoas dizem que eu sou? Até quem não é cristão diz que Jesus foi um grande mestre, alguém simples que ensinou lições muito profundas de amor. E você? Jesus quer saber de você. Quem é Jesus para você? Que Jesus seja seu Senhor, seu Salvador, seu companheiro, amigo e maior amor. Que você passe todos os seus dias na presença de Jesus, seu maior e melhor amigo.

sábado, 23 de maio de 2015

Quem é Jesus?

Alguns dizem que Jesus era um profeta. Outros um mestre. E você? Quem é Jesus para você?


Mateus 16:13-15
Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? "
Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas".
"E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou?

Jesus perguntou a seus discípulos quem o povo achava que Ele era. Muitas foram as respostas. Mas depois ele pergunta para os discípulos: e vocês? Quem vocês acham que eu sou?
Algumas pessoas acham que Deus é um ser mal e vivem com medo de Deus porque acham que Ele só quer puni-los, quando na verdade a Bíblia diz que Jesus veio para que ninguém se perdesse e todos pudessem ser salvos. Outras pessoas vêem Deus como uma obrigação social. Algo na agenda que eles tem que cumprir, senão "fica feio".
Jesus quer saber: e você? Quem é Jesus para você? Seu Senhor? Salvador? Amigo? Você tem medo de Deus ou vive com Ele com alegria?
Pense bem na sua resposta. Jesus veio para que você pudesse ter vida e vida eterna, junto de Deus. Não desperdice sua vida longe de Deus. Não perca nem mais um dia longe do Senhor.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Será que eu consigo?


Êxodo 4.11-12
Disse-lhe o Senhor: "Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor?
Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer".

Deus fala com Moisés e diz que ele será um homem que liderará a libertação de seu povo, Israel. Moisés começa a achar milhares de motivos para não fazer o que Deus mandou. Diz que não sabe falar direito, que é melhor mandar outra pessoa mais capacitada, mas Deus acaba com todas as suas desculpas.
Quem foi que te deu a boca? Quem foi que te criou do jeito que você é? Isso é o que Deus pergunta e nem precisa responder porque Moisés logo entende. Foi Deus que o fez daquele jeito. Então quando Deus diz que ele deve seguir suas ordens, Ele sabe que Moisés tem capacidade para segui-las.

Deus nunca pede algo impossível de nós, afinal de contas quem foi que nos criou? Foi Ele. Ninguém melhor do que Deus sabe do que somos capazes de verdade. É por isso que quando Deus te dá uma direção, siga em frente, pois é de Deus que vem a sua força e sua capacidade. Moisés não era o escolhido para ser o líder por ser melhor que os outros, mas porque Deus estaria com ele, guiando, protegendo e direcionando em cada momento de sua vida.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Amor > lei

Êxodo 1.17 e 21
Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos...
Visto que as parteiras temeram a Deus, ele concedeu-lhes que tivessem suas próprias famílias.


Eu tenho quase certeza que algumas pessoas usam esse texto para justificar os erros que cometem, mas creio que a Bíblia é muito clara em sua mensagem e por isso quero falar mais sobre isso. 
Aqui nós vemos a história de Sifrá e Puá, duas parteiras que receberam uma ordem muito difícil de seu chefe: vocês vão cuidar do nascimento dos filhos dos hebreus. Se nascer um menino, vocês devem matá-lo. Essa é a ordem do rei e quem eram elas, meras servas, para questionar a ordem do rei?
Isso deve ser muito difícil. Imagina receber uma ordem dessa? Dá para seguir em frente e obedecer, só dizendo: estou apenas cumprindo ordens? Mesmo assim muitas pessoas usaram essa desculpa ao fazer horríveis através da história, seja os alemães na Segunda Guerra ou os cristãos nas Cruzadas. Mas as fizeram mesmo assim. Porém, esse não foi o caso aqui. Essas duas mulheres decidiram que o que o rei mandava não era o que Deus queria e resolveram desobedecer o rei e a lei, mas não desobedecer a Deus.
Parece algo simples, mas muitos usam esse exemplo para achar que elas podem desobedecer a lei que quiser, pois o mais importante é fazer a vontade de Deus. Isso é verdade! A vontade de Deus é mais importante que qualquer lei, presidente ou ordem. A vontade de Deus, não a sua. A vontade de Deus nos é revelada na Bíblia e depois disso no próprio Jesus que se fez carne e habitou entre nós, não só nos ensinando mas nos mostrando o que Deus queria para nós.
Aquelas duas mulheres tinham uma decisão:
1- Elas poderiam fazer o que o rei queria. Dessa maneira elas iriam para casa tristes, mas jogariam a culpa no rei e diriam que a culpa não era delas, mas sim de quem deu a ordem.
2- Ou elas poderiam permitir que as crianças nascessem e enganar o rei para que os meninos se salvassem.
Alguns podem criticar a atitude de mentira delas querendo julgá-las, mas Deus as recompensou. Elas mentiram, mas salvaram vidas inocentes. Nessa situação, se elas tivessem feito o que rei mandou e cumprissem a lei aquelas crianças teriam morrido. 
É por isso que o amor é mais importante do que a lei. Jesus nos ensinou isso. A lei as vezes julga, mas o amor sempre perdoa e salva.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Somos pequenos perto de Deus


Jó 41.11
Quem primeiro me deu alguma coisa, que eu lhe deva pagar? Tudo o que há debaixo dos céus me pertence.


Deus lembra Jó nesse verso aquilo que muitas vezes esquecemos. Ele é o Senhor. Tudo pertence a Ele e nada que fazemos por Deus é um favor grandioso. Nas mãos do Senhor está todo o poder e toda a glória. Quem somos nós para dizer para Deus que Ele deve fazer algo dessa ou daquela maneira e que exigimos isso (ou reivindicamos, ou qualquer que seja a palavra que você use). 
Lembre-se que Deus te ama, mas isso não quer dizer que você possa desrespeitá-lo. Quando você orar, lembre com quem você está falando e seja humilde, porque diante de Deus não existe líder, presidente ou maioral algum. Todos se apequenam diante do Senhor, o criador do universo e de toda a vida. 

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Perguntas complicadas

Você consegue responder a pergunta?


Jó 38:2-4
Quem é esse que obscurece o meu conselho com palavras sem conhecimento?
Prepare-se como simples homem; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá.
Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Responda-me, se é que você sabe tanto.

Muitas vezes, assim como Jó, falamos com Deus exigindo respostas. Como é que o Senhor deixou isso acontecer? Como é que pode isso? 
Nesse trecho da Bíblia, Deus começa a lembrar Jó quem é Deus e quem é o servo. É como se Deus questionasse "Quem é esse que está me questionando? Vou fazer o seguinte: farei algumas perguntas. Se você respondê-las, então Eu me explico para você." E Deus prossegue por alguns capítulos fazendo algumas perguntas BEM difíceis para nós, meros mortais, respondermos. Mas para Ele é fácil. Onde você estava quando Deus fez o mundo? Ele sabe e você não. 
Temos que nos lembrar que Deus é o nosso Senhor e sermos mais humildes. Somos nós que prestamos contas a Ele e não o oposto. Nenhum de nós pode exigir ou reivindicar nada de Deus. E se alguém tentar, pode ser que Deus te faça algumas perguntinhas, só para te lembrar do seu lugar e de quem Ele é.