segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Aprenda a dividir

 


Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. E alguns, por tanto desejarem dinheiro, desviaram-se da fé e afligiram a si mesmos com muitos sofrimentos.

1Timóteo 6:10 NVT


Existem muitos problemas na nossa sociedade. Porém se investigarmos mais a fundo todos esses problemas têm a ver com com dinheiro ou desejo. Todos nós conhecemos este versículo que diz que a raiz de todo mal é o amor ao dinheiro. Até os descrentes conhecem esse versículo. Mas você já parou para pensar no que realmente o que isso significa nos nossos dias?

Pense em todo chefe que explora seu funcionário. Ele faz isso por causa do dinheiro. Pense em todo político que rouba ou desvia dinheiro que deveria ir para cuidar da população. Ele faz isso por dinheiro. Pense nas empresas que destroem a natureza para pegar a matéria-prima para fazer um produto mais barato e aumentar seus lucros. Pense naquelas fábricas em países pobres lotados de funcionários que recebem uma miséria para fazer produtos de luxo que serão vendidos por milhares. Tudo isso por causa de dinheiro. 

Realmente, se nós analisarmos os problemas que temos no mundo desde a fome à desigualdade e o preconceito. Tudo tem a ver com dinheiro e poder. 


Tratemos aos outros com igualdade


“Não se aproveitem dos estrangeiros que vivem entre vocês na terra. Tratem-nos como se fossem israelitas de nascimento e amem-nos como a si mesmos. Lembrem-se de que vocês eram estrangeiros quando moravam na terra do Egito. Eu sou o Senhor , seu Deus.

Levítico 19:33‭-‬34 NVT


Você sabia que hoje em dia ainda existe trabalho escravo? De acordo com algumas instituições, mais de 40 milhões de pessoas no mundo ainda vivem num regime escravo. Isso sem pensarmos em todos aqueles que vivem na miséria e aceitam péssimas condições só para não ficar sem nada. No nosso país mesmo existem muitos imigrantes que, sem ter para onde fugir, acabam se abrigando em algum local e trabalhando no único trabalho que lhes é oferecido. Ele não é respeitado como um ser humano mas é considerado mão de obra, mais um número que recebe uma miséria e trabalha sem parar. O chefe explora para economizar dinheiro e ganhar dinheiro, o funcionário é explorado porque não consegue uma situação de vida melhor do que essa. 

Ser um imigrante não é uma situação nova. O mesmo já acontecia na época de Israel e mesmo naquela época já existia a exploração do trabalho e Deus, ao estabelecer Israel como uma nação que deveria seguir os padrões de bondade e justiça, declara a seu povo que eles devem cuidar dos necessitados e devem tratar com todo respeito aqueles que são imigrantes em sua terra. 


Abra a mão para ajudar


“Quando fizerem a colheita de sua terra, não colham as espigas nos cantos dos campos nem apanhem aquilo que os ceifeiros deixarem cair. O mesmo se aplica à colheita da uva. Não cortem até o último cacho de cada videira nem apanhem as uvas que caírem no chão. Deixem-nas para os pobres e estrangeiros que vivem entre vocês. Eu sou o Senhor , seu Deus.

Levítico 19:9‭-‬10 NVT


Israel era uma nação que depende muito de suas colheitas e, muitas vezes durante uma colheita, as vezes alguns caíam e ficavam para trás por algum motivo. Deus já se preocupando com os necessitados, proibiam eles de voltar para pegar. Um chefe exigente poderia reclamar e dizer que cada um dos frutos deveria ser retirado para que ele pudesse fazer dinheiro mas Deus queria que sempre tivesse um pouco para que se alguém necessitado passasse por lá pudesse pegar. 

Nesse ponto o Brasil é um lugar muito curioso. Existem muitos pobres no Brasil, mas dizer que é pobre é sinal de orgulho também. Pessoas que até têm mais condições financeiras continuam dizendo que são pobres, porque dizer que não é pobre no Brasil é sinal de arrogância e que você não é uma pessoa de bem. O rico é vilão e o pobre é bonzinho coitado. Muitos especialistas de economia citam essa característica curiosa do brasileiro: este amor ao coitado. A gente tem essa ideia errada que dizer que é pobre é ser humilde. Infelizmente esse amor ao coitado acaba virando um amor para mim, pois eu sou o coitado. Não se torna um amor para aqueles que mais precisam. O brasileiro sempre acha que é pobre, e por isso, tem que pensar em si mesmo. Ele é o necessitado. Esse pensamento acaba nos fazendo esquecer do próximo. 

Hoje em dia o nosso salário não vem em colheita, então se levarmos em consideração esse ensinamento de Deus, temos que ser mais liberal com nosso dinheiro, a nossa colheita moderna, para que não peguemos tudo para nós, mas deixemos um pouco para aqueles que precisam também. Isso não é burrice. É amar. 



Deus nos deu para dividirmos


Quem ajuda os pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para a pobreza será amaldiçoado.

Provérbios 28:27 NVT


Deus sempre soube que ser humano era egoísta. Desde que famílias e cidades se estabeleceram, o ser humano sempre começou a colocar limites nas coisas e dizer o que era dele e o que era do outro. Um dia desses ouvi uma frase curiosa: “A primeira primeira palavra que o ser humano aprendeu a falar é ‘meu’”. 

Sabendo da maldade que existe no ser humano pecaminoso, Deus sempre ordenou a seu povo que ajudasse os necessitados. Nosso mundo é um lugar cheio de falhas e problemas, e por isso, desde o começo em Israel, Deus ordena que eles tratem bem e cuidem daqueles que passam necessidade e aqueles que trabalham. 

Engraçado como nós somos ruins para guardar dinheiro. Gastamos muito dinheiro em coisas que não são necessárias porém quando a gente começa a pensar em dar para o próximo e ajudar o necessitado, logo vem na nossa cabeça esse pensamento de que nós não temos dinheiro suficiente para ajudar as outras pessoas porque nós temos que guardar para nós. Deus diz que aquele que ajuda o necessitado não vai passar necessidade. Deus recompensa e abençoa aquele que ajuda o necessitado pois aquele que ajuda quem precisa está sendo um instrumento de Deus um instrumento de benção. Quem ajuda está fazendo a vontade de Deus. 


########


A maneira que o nosso mundo está organizado é terrível e não existe dinheiro distribuído igualmente entre as pessoas. Não existe igualdade e não existe justiça. Alguns já nascem num berço de ouro e outros já nascem sem ter nada. As únicas pessoas que acham que isso é uma competição justa são as pessoas que já largam na frente. 

Alguns têm a mais e outros não tem quase nada. Se nós não distribuímos um pouco daquilo que temos, pessoas que precisam podem continuar sem nada. Você já parou para pensar que Deus te deu um pouco a mais justamente para que você pudesse contribuir e ajudar aquele que tem um pouco menos? Você já parou para pensar que talvez guardar dinheiro em grandes quantidades seja só uma forma de amar dinheiro mas uma péssima forma de amar o próximo?

    É bom pensar no futuro, poupar e se planejar. Mas temos que parar de gastar dinheiro com coisas inúteis e aprender a abrir a mão na hora de ajudar as pessoas necessitadas. Temos o péssimo hábito de querer economizar na hora do amor e querermos dar em dobro na hora do egoísmo. Aprenda a dividir. Deus nos deu para que possamos ajudar uns aos outros. A obra de Cristo sempre nos mostrou que na hora da divisão, Deus multiplica. Temos que aprender a dividir e a amar, não só em filosofia, mas onde dói mais. No bolso. 



domingo, 18 de outubro de 2020

Cuidado com as palavras

 


É falta de bom senso desprezar o próximo; a pessoa sensata permanece calada.  O fofoqueiro espalha segredos, mas a pessoa confiável sabe guardar confidências.

Provérbios 11:12‭-‬13 NVT


Provérbio indiano:

Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio"


É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.

Maurice Switzer, autor suíço


Desde o princípio o ser humano se comunica com seus iguais. Uma das primeiras coisas que aprendemos desde pequenos é a nos comunicarmos. Até pessoas que não podem falar, aprendem outra maneira de se comunicar. Isso nos mostra que nos expressarmos é mais comum do que falarmos. Até sem dizer nada, podemos nos expressar e nos comunicar. 

Por toda a Bíblia vemos conselhos sobre como devemos agir e o nosso falar é uma parte fundamental das nossas atitudes em nossas vidas. Não é a toa que a Bíblia fale tanto sobre como devemos falar ou o que devemos falar. O versículo do princípio nos diz um pouco sobre como devemos agir como pessoas que buscam agradar a Deus em nossas atitudes e nosso falar. Ele dá dois exemplos em que a atitude mais sábia e mais bondosa é o silêncio. 

Em época de eleição, mais do que nunca nós sabemos quantas palavras vazias são ditas todos os dias. Quantas promessas ditas e quantas palavras bonitas, mas que não são acompanhadas de ações. Palavras vazias. 

Em algumas ocasiões, o melhor que podemos dizer está em nossas atitudes e não só em palavras vazias. E talvez a atitude seja amar e não apenas falar. 



O efeito da palavra


A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira.  A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos despeja a insensatez.  Palavras suaves são árvore de vida, mas a língua enganosa esmaga o espírito.

Provérbios 15:1‭-‬2‭, ‬4 NVT


Nossas palavras podem ser luz num dia escuro de alguém. A Bíblia nos diz que uma palavra bem colocada pode acalmar o coração furioso e abençoar uma pessoa. Ao mesmo tempo o texto também nos fala que uma palavra inconsequente pode trazer ira e esmagar o espírito, o que se pararmos para pensar é uma expressão bem pesada. Mas tenho certeza que se você buscar na sua memória, vai se lembrar de alguém que em alguma situação te disse uma palavra que te desanimou. Onde você estava empolgado, cheio de disposição, e crendo que ia conseguir, mas a palavra de alguém te fez duvidar ou desacreditar de seus planos. 

As palavras realmente tem um certo poder na vida das pessoas mas não se trata de um poder mágico ou místico. Às vezes uma palavra de consolo, de sabedoria, nos faz ver as coisas de um jeito diferente e criar consciência de que existe uma saída para o nosso problema.

Algumas pessoas falam sobre “o poder da palavra”, mas se você para pensar no que significa este “esmagar o espírito”, você vai perceber que o real poder da palavra é mais psicológico do que mágico como muitos acreditam. Nós podemos animar um espírito desanimado com nossas palavras, podemos aconselhar e acalmar a pessoas que estão sofrendo. Isso é Deus agindo através de nossas palavras de amor, levando a bênção ao próximo através de nós.


O que devemos falar?


Salmos 39.1

Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença.


Fale com cuidado para que suas palavras dêem bom testemunho e glorifiquem ao Senhor. Ai daquele que se diz cristão mas dá mal testemunho com suas palavras e envergonha o nome do Senhor na frente dos outros. Este está fazendo um desserviço e talvez até afastando as pessoas de Deus. Aquele que afasta as pessoas de Deus faz o trabalho do diabo. Cuidado para que você não seja um desses. Jesus disse (Lucas 17.2) que era melhor ser lançado ao mar com uma pedra de moinho no pescoço que ser motivo de alguém se desviar do Senhor. Deus leva isso muito a sério. 

Novamente isso nos faz lembrar de alguns políticos que se dizem cristãos e usam o nome de Deus para ganhar eleitores , mas suas atitudes não refletem nada de uma vida cristã. Ou estes são só mentirosos usando o nome de Deus para enganar, ou cristãos dando um péssimo testemunho e envergonhando o reino. Não sei qual é pior. 


Como falar coisas boas?


A pessoa boa tira coisas boas do tesouro de um coração bom, e a pessoa má tira coisas más do tesouro de um coração mau. Pois a boca fala do que o coração está cheio.”

Lucas 6:45 NVT


A palavra de Deus nos diz que nós falamos aquilo que habita em nosso coração ao mesmo tempo nos alerta para tomar cuidado com o que dizemos. Isso quer dizer que apenas tomar cuidado com as palavras que você diz não é o suficiente. Não há como controlarmos cada palavra de dizemos. A Bíblia até nos diz que aquele que controla suas palavras totalmente é perfeito (Tiago 3.2) de tão difícil que é. É necessário mudar o seu interior para que você possa falar daquilo que há em seu coração e que aquilo que existe em seu coração possa glorificar o nome do senhor. 


##############


Deus nos alerta que devemos ser diferentes. É melhor falar menos porém dizer mais. É melhor agir do que falar. Que nossas palavras possam refletir nosso interior, e que nosso interior esteja cheio de Jesus. 

Que suas palavras ajudem e empolguem as pessoas ao seu redor, ao invés de dar mal testemunho e mal exemplo. 

Que nossas palavras sejam poucas e sábias. Que nossas ações sejam muitas e de amor. 


segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Deus de misericórdia




Acaso, Senhor, não devo odiar os que te odeiam? Não devo desprezar os que se opõem a ti? Sim, eu os odeio com todas as minhas forças, pois teus inimigos são meus inimigos.

Salmos 139:21‭-‬22 NVT‬‬‬


“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo’ e odeie o seu inimigo. Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem por quem os persegue. Desse modo, vocês agirão como verdadeiros filhos de seu Pai, que está no céu. Pois ele dá a luz do sol tanto a maus como a bons e faz chover tanto sobre justos como injustos. Se amarem apenas aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os cobradores de impostos fazem o mesmo.

Mateus 5:43‭-‬46 NVT‬‬‬


Para começar nós lemos dois textos, um deles um salmo de Davi onde ele expressa que odeia aqueles que vão contra o senhor, e o segundo são palavras do próprio Jesus nos ensinando que apesar de muitas vezes nós sermos ensinados pela nossa cultura a buscar vingança, o que o senhor realmente deseja é que aprendamos a perdoar. 

Jesus declara nesse texto que Deus trata as pessoas com igualdade ele não trata bem aqueles que o amam e maltrata aqueles que o odeiam. Deus dá um exemplo para nós de que não podemos tratar as pessoas cada uma de acordo com suas próprias ações. isso parece estranho porque a nossa reação natural é de tratar cada um como a gente acha que ele merece: se essa pessoa legal comigo eu serei legal com ela e se essa pessoa me maltrata eu vou me afastar dela ou até maltratar ela também. 

O ser humano parece ter esse instinto maligno de querer se vingar e querer acertar contas. Porém Jesus nos mostra que Deus não faz isso conosco. Ao contrário se Deus fosse cobrar nossas dívidas iria querer que nós pagássemos pelos nossos pecados. Ao invés disso, Deus providenciou uma maneira para que nós pudéssemos ser perdoados mesmo sem merecermos. 


Deus não cobrou nossa dívida ele a perdoou


Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores. E, uma vez que fomos declarados justos por seu sangue, certamente seremos salvos da ira de Deus por meio dele.

Romanos 5:8‭-‬9 NVT


A justiça do Senhor teria nos matado mas a misericórdia do Senhor que nos mantém vivos.

O que foi que eu fiz para merecer que todos os meus pecados fossem perdoados? Eu não fiz nada e eu nunca mereci esse presente. Mesmo assim Deus providenciou essa maneira para que nós pudéssemos ter uma vida nova. 

O ódio e a busca por vingança nos afasta de Deus, pois é por causa da misericórdia que conhecemos a Deus e por sua graça que podemos ser perdoados. Se buscamos o ódio e a vingança, nos afastamos de tudo o que Deus representa, nos afastando do próprio Deus. 

Jesus sabia disso e nos trouxe uma solução revolucionária: perdoar. O perdão que recebemos em Jesus Cristo é o princípio: devemos aprender a imitá-lo.


Como perdoar se o que eu quero é me vingar?


Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana. Uma vez que vivemos pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida.

Gálatas 5:22‭-‬25 NVT


O perdão não é uma reação automática do ser humano. Apenas aqueles que tem bondade e humildade no seu coração perdoam. Deus quer nos trazer de volta a esse estado aonde perdoar é possível, a misericórdia é real e viver em paz é o objetivo.

Pode parecer que perdoar não é natural para nós e talvez não seja mesmo! Mas como o texto de Gálatas nos diz aqueles que se entregam em Cristo têm sua vida governada por ele. O espírito santo de Deus trabalha na vida das pessoas que são seu servos. Aquele que anda com Deus aprende com Deus. 

O texto acima fala do fruto do Espírito. É fruto porque é algo que é semeado e cresce e se desenvolve no coração de cada um que tem o Espírito santo de Deus. Todos aqueles que se entregam a Deus, que se arrependem, começam uma vida nova com Deus têm o Espírito de Deus em suas vidas. Por isso é importante a cada dia matarmos a nossa vontade e crucificá-la, e fazer a vontade do Senhor que habita em nós. 


Vivemos pela misericórdia do Senhor


O amor do Senhor não tem fim! Suas misericórdias são inesgotáveis. Grande é sua fidelidade; suas misericórdias se renovam cada manhã. Pois o Senhor não abandona ninguém para sempre. Embora traga tristeza, também mostra compaixão, por causa da grandeza de seu amor.

Lamentações 3:22‭-‬23‭, ‬31‭-‬32 NVT


Às vezes vemos algumas histórias na Bíblia que nos mostram que apesar de Deus ser eterno e não mudar, em alguns momentos Deus deixou de lado um pouco a justiça que ele traria por amor a seu povo. Deus poderia trazer o martelo da justiça mas ele acabou trazendo o abraço e o amor do perdão. Muitas vezes o povo de Israel foi salvo porque imploraram que Deus tivesse misericórdia e desse mais uma chance a eles. E Ele deu mais uma chance e teve misericórdia. 

Quando nós tivermos vontade de punir alguém por algo que eles nos fizeram, temos que lembrar do Senhor, aquele que não nos puniu pelo que fizemos mas nos perdoou e nos deu uma nova chance. 


###########


A misericórdia do Senhor é tão grande e tão maravilhosa, porém já chegou a hora de pararmos de só nos aproveitarmos da misericórdia do Senhor mas aprendermos a imitá-la, perdoando e tendo misericórdia das pessoas ao nosso redor também. Foi para isso que Jesus nos ensinou sobre perdão e misericórdia, para que colocar essas coisas em prática.

Lembre-se sempre quando você desejar justiça, punição ou vingança, que o senhor foi aquele que não deu aquilo que você merecia mas deu algo muito melhor que foi o perdão e a misericórdia. 

O que seria de nós se o senhor nos desse o que realmente merecemos? Felizmente Ele não faz isso. 

Que o senhor coloque o fruto do Espírito em nosso coração para que nós possamos aprender a perdoar com a mesma facilidade que ele nos perdoou e amar da mesma maneira que Ele nos ama. 

Não há espaço para ódio e vingança no coração onde Espírito do Senhor habita e semeia o amor e o perdão.