quinta-feira, 17 de maio de 2012

Você é uma pessoa fiel?

Pense bem antes de responder. Você é uma pessoa fiel? Mesmo? Fiel a quem? Fiel a quê?

Jeremias 35.5-6, 13-14 (NVI)

Então coloquei vasilhas cheias de vinho e alguns copos diante dos membros da comunidade dos recabitas e lhes pedi que bebessem. Eles, porém, disseram: "Não bebemos vinho porque o nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe, nos deu esta ordem: 'Nem vocês nem os seus descendentes beberão vinho. (...)  
"Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vá dizer aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: Será que vocês não vão aprender a lição e obedecer às minhas palavras?", pergunta o Senhor. "Jonadabe, filho de Recabe, ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, e essa ordem tem sido obedecida até hoje. Eles não bebem vinho porque obedecem à ordem do seu antepassado. Mas eu tenho falado a vocês repetidas vezes, e, contudo, vocês não me obedecem.

Deus estava ordenando a seu povo que abandonasse seus ídolos e deixasse o pecado e se arrependesse do mal que tinha feito. Mas Israel não quis ouvir. E olha que Deus falou muitas e muitas vezes.
Deus então pede que Jeremias chame um grupo de seu povo: um grupo de peregrinos chamados Recabitas. Aquele grupo, chamado Recabita, tinham mandamentos de seu antepassado Jonadabe: Nunca bebam vinho. Nem agora, nem daqui a 10 anos ou 1000 anos. E eles seguiram essa ordem. Existiam outras regras que eles seguiam de seu antepassado, como viver em tendas.
O mais importante é ver a diferença: um povo era fiel a seu antepassado, mesmo tendo sido muito tempo atrás. Provavelmente, ele já estivesse morto. Mas isso não importava. Ser correto e fiel era mais importante.
Do outro lado temos Israel, que estava falando com o povo com frequência para que eles obedecessem e eles não faziam.
Com quem será que temos nos parecido mais?
Com os Recabitas, fiéis, mesmo após a morte da pessoa a quem eles prometeram ser fiéis?
Ou com os Israelitas, desobedientes, que diziam servir a Deus mas logo voltavam para o caminho do pecado?

Todos nós temos dificuldades de ser fiéis. Fiéis a lei, ou então não existiriam tantos presos e tantas multas. Fiéis aos relacionamentos, senão existiria menos traições e menos divórcios. Fiéis aos princípios santos de Deus, ou então não existiriam tantas pessoas que usam Deus como desculpa para enganar as outras.

Deus se demonstrou orgulhoso daquele povo, os recabitas. Pessoas simples, mas pessoas corretas que sabiam que o caminho é difícil, mas não usavam isso como desculpa para se desviar dele. 
Devemos seguir o exemplo desse povo, tão pouco conhecido, mas que nos deu esse exemplo. 

Deus é fiel. E nós? Temos sido fiéis a Ele e as pessoas ao nosso redor que confiam em nós?

Burlap to cashmere- Basic instructions
Instruções básicas antes de deixar a Terra

Por que Deus amou o mundo de tal maneira,
Que deu seu único Filho
Para que todo aquele que nele crê
Não pereça mas continue vivendo.
Continue vivendo....
Através do Filho
Paz toda poderosa
Continue vivendo....
Entregue o seu coração
Para o Único.
Sim, o caminho é estreito
Sim, o caminho é difícil
Mas quem permanecer nEle
Não vai morrer, mas será exaltado
(Uma música simples, mas linda. Curiosamente a música começa dizendo "Basic Instructions Before Leaving Earth: BIBLE. Bíblia. Será coincidência? Acho que não...)