sexta-feira, 28 de março de 2014

Escolha o seu monte

Várias vezes na Bíblia vemos um lembrete de que devemos amar a Deus.


Amem o Senhor, o seu Deus e obedeçam sempre aos seus preceitos, aos seus decretos, às suas ordenanças e aos seus mandamentos.
Deuteronômio 11:1


Essa é uma ordem que é repetida muitas vezes no livro de Deuteronômio e por toda a Bíblia. É deste livro que é tirado o mandamento que é citado no Novo testamento pelo próprio Jesus como sendo o mais importante da Lei toda.

Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.
Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.
Deuteronômio 6:4-7


Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:
"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? "
Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Este é o primeiro e maior mandamento.
E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
Mateus 22:35-40


A Bíblia nos diz que se não amarmos, estamos mortos. Somos como objetos que existem, mas não tem vida em si. O amor é a essência de Deus, e se não houver amor em nós, então Deus não está em nós e não somos cristãos de verdade.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
1 Coríntios 13:1-2


Deus relembra os israelitas que Ele os amou primeiro.

Lembrem-se hoje de que não foram os seus filhos que experimentaram e viram a disciplina do Senhor, o seu Deus, a sua majestade, a sua mão poderosa, o seu braço forte.
Vocês viram os sinais que ele realizou e tudo o que fez no coração do Egito, tanto com o faraó, rei do Egito, quanto com toda a sua terra;
o que fez com o exército egípcio, com os seus cavalos e carros, como os surpreendeu com as águas do mar Vermelho, quando estavam perseguindo vocês, e como o Senhor os destruiu para sempre.
Vocês também viram o que ele fez por vocês no deserto até chegarem a este lugar,
e o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, da tribo de Rúben, quando a terra abriu a boca no meio de todo o Israel e os engoliu com suas famílias, suas tendas e tudo o que lhes pertencia.
Vocês mesmos viram com os próprios olhos todas essas coisas grandiosas que o Senhor fez.
Deuteronômio 11:2-7


Várias vezes, Deus livrou a Eles, os sustentou e os guiou por todo o deserto. Deus os libertou da morte, da escravidão, trouxe alimento do céus para que eles se saciassem e sempre mostrou que estava com eles. Mesmo em um momento de traição, Deus julgou e puniu apenas aos traidores, usando sua imensa misericórdia por todo o povo.
Deus se mostrou tremendamente paciente com o povo de Israel e fez questão que eles se lembrassem disso. Esse lembrete de tudo que aconteceu era Deus dando mais uma chance a Israel. Lembrem-se de tudo o que aconteceu. Aprendam a lição e mudem! Nós podemos ler esse texto pensando do mesmo jeito.
Por que se estuda a história da humanidade? Para compreender a cultura de um povo em um período e para aprender sobre o passado e usar em seu presente. Da mesma maneira, temos que olhar o que Israel fez e não repetir o mesmo erro. Não podemos ficar provocando Deus até que sua misericórdia se esgote. Nosso Deus é um Deus de amor e justiça, mas se você ficar provocando a ira de Deus sobre você, só conhecerá a justiça de Deus sobre você. Aprenda do amor de Deus antes que seja tarde.

Obedeçam, portanto, a toda a lei que hoje lhes estou dando, para que tenham forças para invadir e conquistar a terra para onde estão indo,
e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor jurou dar aos seus antepassados e aos descendentes deles, terra onde manam leite e mel.
A terra da qual vocês vão tomar posse não é como a terra do Egito, de onde vocês vieram e onde plantavam as sementes e tinham que fazer a irrigação a pé, como numa horta.
Mas a terra em que vocês, atravessando o Jordão, vão entrar para dela tomar posse, é terra de montes e vales, que bebe chuva do céu.
É uma terra da qual o Senhor, o seu Deus, cuida; os olhos do Senhor, do seu Deus, estão continuamente sobre ela, do início ao fim do ano.
Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma,
então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite.
Ela dará pasto nos campos para os seus rebanhos, e quanto a vocês, terão o que comer e ficarão satisfeitos.
Deuteronômio 11:8-15


Deus promete cuidar dos Seus filhos. Ele alerta ao povo de Israel que não se desvie do caminho de Deus. Siga os mandamentos de Deus e Ele vai cuidar de tudo. Nada vai faltar. Ele estará com você e a chuva cairá para te dar a plantação que você precisa e para colher o necessário.
Aqui Deus compara o Egito, terra de escravidão, onde não havia água então os homens tinham que se esforçar para conseguir plantar onde desse. Nessa terra prometida de Deus é diferente. Lá cai a chuva. Lá a bênção do Senhor estará sobre vocês! Lá nada vai faltar. Mas sigam a Deus. Sejam fiéis a Ele, porque Ele sempre é fiel. Deus já tinha perdoado Israel muito, mas agora dizia: sejam fiéis. Vocês estão chegando na terra. É a hora de deixar o deserto para trás e começar uma nova vida na nova terra. Deixem as ações de escravidão para trás. Deixe a tristeza e a maldade ficar no Egito. Deixe as rebeliões ficarem para trás no deserto. Agora é a terra prometida. Um papel em branco para Deus escrever uma nova história, da maneira que Ele deseja, e Ele sempre deseja o melhor para nós.

Por isso, tenham cuidado para não serem enganados e levados a desviar-se para adorar outros deuses e a prostrar-se perante eles.
Caso contrário, a ira do Senhor se acenderá contra vocês e ele fechará o céu para que não chova e para que a terra nada produza e assim vocês logo desaparecerão da boa terra que o Senhor lhes está dando.
Gravem estas minhas palavras no coração e na mente; amarrem-nas como símbolos nas mãos e prendam-nas na testa.
Ensinem-nas a seus filhos, conversando a respeito delas quando estiverem sentados em casa e quando estiverem andando pelo caminho, quando se deitarem e quando se levantarem.
Escrevam-nas nos batentes das portas de suas casas, e nos seus portões,
para que, na terra que o Senhor jurou que daria aos seus antepassados, os seus dias e os dias dos seus filhos sejam muitos, sejam tantos como os dias durante os quais o céu está acima da terra.
Se vocês obedecerem cuidadosamente todo o mandamento que lhes mando cumprir, amando o Senhor, o seu Deus, andando em todos os seus caminhos e apegando-se a ele,
então o Senhor expulsará todas essas nações da presença de vocês, e vocês despojarão nações maiores e mais fortes do que vocês.
Todo lugar onde vocês puserem os pés será de vocês. O seu território se estenderá do deserto do Líbano e do rio Eufrates ao mar Ocidental.
Ninguém conseguirá resisti-los. O Senhor, o seu Deus, conforme lhes prometeu, trará pavor e medo de vocês a todos os povos daquela terra, aonde quer que vocês forem.
Deuteronômio 11:16-25

 Deus, assim como qualquer pessoa em um relacionamento, exige fidelidade. O que você acharia de um noivo que não espera fidelidade de sua noiva e não se importasse com a vida que ela leva? Quando João descobriu que Maria estava grávida, ia larga-la. Por quê? Ora, porque ela era prometida a ele? Como poderia ter engravidado de outro homem?
Qualquer pessoa quer fidelidade. O chefe que contrata o empregado, espera que este não passe os segredos da empresa ao concorrente. O pai espera que o filho seja honesto com ele. A namorada espera que seu namorado não a traia. O marido espera fidelidade de sua mulher. Qualquer um que ama, espera fidelidade de seu companheiro. Com Cristo e a igreja é a mesma coisa.
Deus é mais do que fiel a nós e cuida de cada um de nós. Mas alguns vivem como se não quisessem ter nada a ver com Deus, como se fossem “solteiros”. Algum dia, Deus pode chegar e dizer: ok. Acho que nosso relacionamento não vai dar certo mesmo, afinal você me trocou por outros. Isso aconteceu várias vezes com o povo de Israel e Deus os alertava novamente: Não adorem a outros ídolos. Quando a bênção chegar, lembrem-se de quem a mandou!
Tem gente que “termina” com Deus e depois fica com raiva porque não está recebendo as bênçãos de Deus. A bênção não é só recompensa, é consequência de quem anda com Deus!
Deus incentiva a lembrança de seus ensinamentos: aprenda a palavra e a ensine a todos que puder. Ensine a seus filhos para que no dia em que você se for, eles possam continuar no caminho de fidelidade e amor com Deus.

Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.
Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando;
mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos.
Quando o Senhor, o seu Deus, os tiver levado para a terra da qual vão tomar posse, vocês terão que proclamar a bênção no monte Gerizim, e a maldição no monte Ebal.
Como sabem, esses montes estão do outro lado do Jordão, a oeste da estrada, na direção do poente, perto dos carvalhos de Moré, no território dos cananeus que vivem na Arabá, próximos de Gilgal.
Vocês estão a ponto de atravessar o Jordão e de tomar posse da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando. Quando vocês a tiverem conquistado e estiverem vivendo ali,
tenham o cuidado de obedecer a todos os decretos e ordenanças que hoje estou dando a vocês.
Deuteronômio 11:26-32

Chegou a hora de escolher! O povo iria atravessar o Jordão e finalmente entrar na terra prometida. Depois de 40 anos pelo deserto testando o limite da paciência e da misericórdia de Deus, eles finalmente chegaram ao rio Jordão, o limite de entrada da terra prometida!
Os montes Gerizim e Ebal ficam a cerca de 15 km do rio Jordão. Lá o povo, depois de tomar aquela parte da terra, teria que acampar e proclamar a lei de Deus. Metade das tribos ficaria no monte Gerizim e diria as bênçãos que Deus prometeu àqueles que são fiéis. Metade ficaria no monte Ebal e diria as maldições daqueles que abandonam a Deus. E o povo que ia ouvindo, teria que dizer Amém, concordando com as ordens de Deus. Todos entrariam naquela terra lembrando o que era correto e o que não era.
O povo proclamou as palavras como tinham prometido a Moisés (antes deste morrer) e a Deus. Em Deuteronômio 27 e 28 mostra esse momento tão importante. Mas temos que tomar uma decisão. Em qual monte você vai escolher ficar?
Temos dois montes: Gerizim, onde foram ditas as bênçãos que o Senhor tem para seus filhos e o monte Ebal, onde foram ditas as maldições para os infiéis e traidores. Qual caminho você escolherá?
No monte Gerizim, onde aqueles que servem a Deus em amor participarão do amor do Pai e serão bem vindos em sua terra prometida? Ou no monte Ebal, escolhendo ficar longe de Deus e de todas as suas bênçãos?