terça-feira, 1 de março de 2016

Amar o seu irmão



Levítico 19:17,18
"Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não sofram as consequências de um pecado.
"Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.

O próprio Deus manda que não guardemos ódio um pelo outro. A Bíblia deixa muito claro que todos nós erramos e precisamos de Deus. Por causa disso, não faz sentido cultivar esse ódio uns pelos outros, porque isso não leva a nada. Se todos erramos, todos precisamos de perdão e devíamos aprender a perdoar para viver em paz com os irmãos. Se não conseguimos perdoar, isso faz o ódio crescer em nossos corações e seremos pessoas que vivem eternamente se odiando, quando na verdade o que Deus quer para nós é o oposto. Por isso Deus sempre nos ensinou a perdoar.
A Bíblia nos diz que cumprir a lei de Jesus, o estar na luz, é amar o seu irmão, e essa é uma lei que Deus nos deixou desde o início. Deus sempre foi um Deus de amor e sempre quis que amássemos ao próximo. Essa é a lei Dele e é isso que Deus deseja para nós.
A chave para conseguirmos amar o próximo como a si mesmo é o perdão, a tolerância e a compreensão. Deus não quer que você ria daquele que caiu, mas que o ajude a levantar. Ele não quer que você isole aquele que pecou, mas que o repreenda em amor para que ele se conserte com Deus e possa viver em paz com seus irmãos. O amor e o perdão andam de mãos dadas. Em Deus encontramos ambos. Agora Ele quer que passemos isso adiante.

  • Se ainda odiamos nosso irmão, precisamos mudar
1 João 2:9-10
Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço.

Como dizia Seu Madruga, “a vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena”. E ele tinha razão! Todas as histórias de vingança nunca acabam bem! Nunca! Mesmo que uma pessoa que busca vingança a consiga, ele nunca se satisfaz e continua vazio.
A Bíblia nos mostra que o ódio não é a resposta apropriada para o servo de Deus. As vezes injustiças acontecem ao nosso redor e queremos muito ter nossa vingança, mas Deus diz que não devemos fazer isso, mas sim confiar Nele e deixar que Ele vai trazer a vingança e o julgamentos apropriados. Quando queremos nos encarregar da vingança, transformamos aquilo em algo pessoal, e ficamos intimamente envolvidos em fazer o mal ao outro. Somente Deus pode trazer a justiça e vingança apropriada e de uma maneira verdadeiramente justa. O primeiro passo para deixar essa vida e começar a amar o irmão é acabar com o que atrapalha: o ódio.
O ódio é um grande problema para o servo de Deus porque ele vem de um sentimento de superioridade. Você odeia aquela pessoa porque ela te fez algo ruim e você NÃO consegue perdoar ela. Jesus perdoou os seus pecados, mas você diz que não consegue. É difícil demais. Imagine se Jesus dissesse isso na cruz? “Quer saber, é difícil demais então desisto”. Seria o fim da salvação e de nossa segunda chance. Se Deus disse que nossos pecados poderiam ser perdoados e deveríamos aprender a perdoar os outros, devemos lutar por isso com todas as nossas forças, afinal de contas a Bíblia diz que se não perdoarmos a nossos irmãos, não seremos perdoados por Deus. O Senhor realmente quer que aprendamos a perdoar, senão como vamos conviver no céu? Aquele que não aprende a perdoar, não pode conviver no paraíso porque levaria o ódio e a vingança junto com ele.
Outro sentimento de superioridade que leva ao ódio e a falta de perdão é acharmos que outras pessoas são inferiores a nós. Isso é uma semente que o diabo joga e muitos têm deixado crescer em seus corações. Se você achar que aquela pessoa não é digna do seu perdão ou que ela é pior que você, você já está distante de Deus. Quando chega nesse ponto você já trocou de camisa e joga pelo time do diabo.

  • Precisamos conhecer a Deus para aprender a amar
1 João 4:7-8
Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

Se ainda não conseguimos amar nossos irmãos é porque não conhecemos a Deus. Precisamos buscar a Deus e ter mais intimidade com Ele, assim seu amor vai nos inundar e preencher nossas vidas e espalharemos esse amor aonde estivermos.
Como é que teremos mais do amor de Deus em nossas vidas? Conhecendo melhor a Deus. Buscando ter mais intimidade com Ele.
O que você tem feito para se aproximar de Deus? Tem falado com Ele constantemente? Tem lido a Bíblia? Costuma orar e interceder pelas pessoas ao seu redor? Você tem passado o seu tempo com Deus? Ele é sua prioridade? Quando você deve escolher como usar o seu tempo, o que o Senhor tem para você faz alguma diferença?
Aqueles que conhecem a Deus, amam. Aqueles que ainda não conseguem amar, não conseguem porque ainda não conhecem a Deus de verdade. Quando você conhece a Deus e começa a caminhar com Ele, a graça, a misericórdia e o perdão que vem do Senhor nos transforma. Não tem como não aprender o que é amor quando conhecemos a Deus. Andar com Deus é fundamental para aprender a amar como Deus quer que amemos. Diversas vezes a Bíblia nos diz que Deus é amor. Se estamos em Deus e Ele habita em nós, então vamos aprender a amar como Ele deseja.

  • O amor é um esforço para uma vida inteira
1 João 4.16
Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.

Já sabemos que devemos aprender com Deus como amar, mas a Palavra de Deus nos indica que o amor não é algo para um momento apenas. A palavra usada é “permanecer no amor” e isso é um trabalho para a vida inteira.
Permanecer é ficar firme, mesmo com dificuldades. Permanecer é um esforço consciente para fazer algo dar certo. Quando Jesus nos diz para amar, não está dizendo que você vai instantâneamente ter sentimentos de amor por essas pessoas, mas sim que você terá que se esforçar para amá-las. Permanecer não é um trabalho rápido e curto. Permanecer não é um sentimento. É uma atitude. É um esforço diário.
A única maneira de continuarmos firmes em Jesus é amando nossos irmãos e a única maneira de amarmos nossos irmãos é ficando em Jesus. Com Deus tudo faz sentido e o círculo se completa. Em Deus encontramos a força para tudo o que Ele nos pede.
Se os mandamentos de Deus parecem difíceis, não se desespere. É Dele que vem a força e a capacidade para cumprir esses mandamentos. Pode até parecer que amar o próximo é impossível, mas lembre-se que o próprio Deus está contigo e te fortalece.
--------------------------
Precisamos aprender a amar nossos irmãos. Deus deixou isso muito claro. É de extrema importância que façamos isso. O caminho para o paraíso, começa no amor ao próximo, e o amor ao próximo só é possível se andarmos com Deus.
Precisamos andar com Deus e conhecê-lo mais a cada dia. E precisamos nos esforçar para perdoar e amar o próximo. Deus vai te dar forças e capacidade para conseguir isso. Ande com Deus. Ame seu irmão. É isso que Deus quer para nós. Para terminar, queria deixar mais um versículo para você refletir:

1 João 4:20-21
Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.