domingo, 8 de setembro de 2019

A sabedoria de Salomão

Provérbios 15:31-33
Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios.
Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento.
O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.

A palavra sabedoria aparece mais de 200 vezes na bíblia (com pequenas variações de tradução para tradução). A palavra sábio aparece quase 200 vezes também em situações diferentes. Uma palavra tão frequente na Bíblia claramente é algo importante para qual devemos nos atentar. Apesar disso, seu significado não é tão óbvio quanto se parece. 
O que é sabedoria? 
Ter muitos diplomas e cursos que atestam seu conhecimento?
Possuir muitas informações guardadas na memória?
A sabedoria é algo natural humano ou algo que nos é transmitido por Deus?
A bíblia tem uma infinitude de citações a essa palavra, só ressaltando o quão importante ela é para nossa vida. 
Quando buscamos a palavra sabedoria na Bíblia nos damos de frente com um dos seus personagens mais famosos: Salomão. É quase impossível ler algo na Bìblia sobre sabedoria e não encontrar com ditados e versos escritos por ele. 
Por que esse homem é tão ligado à sabedoria? Quem foi Salomão e por que ele é tão importante? Conhecendo um pouco mais sobre quem foi este homem, entenderemos mais sobre o que é sabedoria de verdade. 

  • o começo conturbado
2 Samuel 12:24,25
Depois Davi consolou sua mulher Bate-Seba e deitou-se com ela, e ela teve um menino, a quem Davi deu o nome de Salomão. E o Senhor o amou
e, por isso, enviou o profeta Natã para dizer a Davi que, o menino deveria chamar-se Jedidias.

A história de Salomão honestamente não começa muito bem. Seu pai era Davi, um rei amado e querido que basicamente se apossou de Bate-Seba, sua mãe, causando a morte do antigo marido. Davi teve um filho desse adultério, mas este acabou morrendo. Após o arrependimento de Davi, Deus permitiu que eles tivessem um outro filho, Salomão, este que o profeta Natã declara que Deus amava e deu a ele este outro nome (Jedidias) que significa “amado de Jeová”. Salomão era mais do que só um filho. Ele era uma amostra da misericórdia de Deus e de seu amor.

  • a busca por sabedoria que vem de Deus
2 Crônicas 1:7-12
Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: "Peça-me o que quiser, e eu lhe darei".
Salomão respondeu: "Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar.
Agora, Senhor Deus, que se confirme a tua promessa a meu pai Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso quanto o pó da terra.
Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois, quem pode governar este teu grande povo? "
Deus disse a Salomão: "Já que este é o desejo de seu coração e você não pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei,
você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como nenhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá".

A Bíblia não diz exatamente quantos anos ele tinha quando se tornou rei, mas acredita-se que ele era jovem (20 a 30 anos). Mesmo assim, quando teve um encontro com Deus, ele pediu que Deus desse sabedoria e conhecimento para que ele pudesse ser um bom rei.

Recentemente eu tive acesso ao valor do meu FGTS para poder quitar o financiamento da minha casa. Fui lá e usei o FGTS para a única coisa que o governo permite: pagar contas do imóvel. Fiquei feliz porque era um bom dinheiro e iria me ajudar a diminuir e muito minha dívida. Algumas semanas depois o prefeito declarou que os trabalhadores do meu setor iam poder sacar todo o dinheiro do FGTS e usar como quiser. Eu fiquei um pouco frustrado, porque já tinha gastado ele com “coisas sérias”. Apesar disso, fiquei feliz porque se eu tivesse o dinheiro em mãos, provavelmente eu iria gastar ele em coisas muito menos importantes e úteis do que eu fiz com minha casa. Eu fiquei contente porque assim, Deus me ajudou a tomar a decisão mais responsável, mesmo se não fosse realmente o que eu faria se tivesse tudo em mãos. Mas com certeza foi o melhor.

Salomão realmente era uma pessoa muito mais sábia do que eu. Muito. Lembre: Deus disse que ele poderia pedir o que quiser, mas ele preferiu pedir algo edificante e para o bem de sua nação e não de si próprio. Deus decide o abençoar muito mais pois se agradou de seu coração.


1 Reis 4:29-31a
Deus deu a Salomão sabedoria, discernimento extraordinário e uma abrangência de conhecimento tão imensurável quanto a areia do mar.
A sabedoria de Salomão era maior do que a de todos os homens do oriente, bem como de toda a sabedoria do Egito.
Ele era mais sábio do que qualquer outro homem [...]

1 Reis 10:23,24
O rei Salomão era o mais rico e o mais sábio de todos os reis da terra.
Gente de todo o mundo pedia audiência a Salomão para ouvir a sabedoria que Deus lhe tinha dado.

De acordo com a Bíblia a sabedoria de Salomão era maior que eles já tinham visto. Em nenhuma outra terra havia pessoas tão famosas pela sabedoria quanto Salomão. 
De onde vinha tanta sabedoria e capacidade? Do próprio Senhor que deu a ele. Sabedoria para guiar seu povo para um caminho de santidade. Apesar disso, Salomão também errou muito.

  • a tolice em se afastar de Deus

1 Reis 11:1-4
O rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.
Elas eram das nações sobre as quais o Senhor tinha dito aos israelitas: "Vocês não poderão tomar mulheres dentre essas nações, porque elas os farão desviar-se para seguir os seus deuses". No entanto, Salomão apegou-se amorosamente a elas.
Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se.
À medida que Salomão foi envelhecendo, suas mulheres o induziram a voltar-se para outros deuses, e o seu coração já não era totalmente dedicado ao Senhor, o seu Deus, como fora o coração do seu pai Davi.

Além de adquirir muitas posses, Salomão fez construções grandiosas, o que fez com que ele se afastasse da simplicidade que teve quando era um jovem rei pedindo sabedoria. Isso gerou aquilo que o povo se referiria após a sua morte como “julgo pesado”.
Além disso, Deus tinha dito claramente que o povo de Israel não deveria se casar entre certos povos porque isso os fariam se afastar do Senhor. Você pode achar que isso é um exagero, mas Salomão é a prova viva de que quando Deus diz que algo faz mal, Ele tem sempre razão. 
O rei Salomão se casou com muitas mulheres de muitos povos diferentes. Algumas por alianças políticas, outras porque realmente se sentiu atraído por elas. Apesar disso e de toda a sabedoria que tinha, ele acabou se afastando do Senhor e se deixando levar por outras crenças. Aparentemente, quanto mais Salomão se afastava de Deus, menos sábio ele conseguia se manter. Isso é uma constante que podemos perceber na nossa vida e na de Salomão: sempre que nos afastamos de Deus, nossa vida começa a ir por um caminho que não devia. A própria decisão de nos afastarmos de Deus, consciente ou não, é uma escolha tola, que nos leva pelo caminho do egoísmo e egocentrismo. 
Felizmente esse não foi o fim da história de Salomão.

  • Não há sabedoria longe do Senhor

Eclesiastes 12:8-14
"Tudo sem sentido! Sem sentido! ", diz o mestre. "Nada faz sentido! Nada faz sentido! "
Além de ser sábio, o mestre também ensinou conhecimento ao povo. Ele escutou, examinou e colecionou muitos provérbios.
Procurou também encontrar as palavras certas, e o que ele escreveu era reto e verdadeiro.
As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor.
Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo.
Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.
Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.

Durante todo o livro de Eclesiastes, que é creditado a Salomão por muitos, vemos uma pessoa que por toda a sua vida foi riquíssima, teve inúmeras mulheres e não negou as vontades do coração. Apesar disso, é uma história amarga de um homem que buscou a felicidade no mundo e não a encontrou, mas conclui o livro dizendo que somente em Deus viver vale a pena. 
A conclusão, como o próprio autor diz, é que devemos temer a Deus, pois isso é essencial ao homem. Não dinheiro, nem prazer nem luxo. Deus foi onde a história de Salomão começou a dar certo, e quando se afastou Dele, tudo começou a desmoronar. 
Algumas pessoas menos sábias poderiam dizer que não tinha nada de errado na vida dele. Ele tinha tudo! Não é isso que o mundo prega? Riqueza, fama e beleza. O que é mais necessário? Porém este mesmo homem que experimentou de tudo, disse claramente que nada disso satisfazia.
Salomão era tão sábio que soube reconhecer a tolice de suas escolhas e lembrar de que tudo que bom nesse mundo vem de Deus, e sem Deus não somos nada.
Quando um dos homens mais sábios e ricos que já habitou esse mundo diz que nada traz satisfação, apenas andar com Deus, temos que ouvir com atenção.
Hoje em dia, milênios depois, ainda vemos a mesma história se repetindo. Pessoas que buscam riquezas e fama a vida toda, apenas para um dia descobrir que isso tudo foi, usando as próprias palavras de salomão, “correr atrás de vento”?

O Reverendo Hernandes Dias Lopes diz que correr atrás do vento é “correr atrás daquilo que você nunca vai alcançar, e quando você acha que alcançou… aquilo não preenche o vazio do seu coração… Coisas não podem satisfazer o seu coração. Só Jesus.”
+++++++++++++++++++++++
Provérbios 15.33
O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.

Concluiremos com o mesmo verso que começamos: a sabedoria está em Deus. Quando tememos a Deus e somos humildes diante Dele, aprendemos sobre quem somos, sobre como Deus cuida de nós e isso nos ajuda a ter uma visão realista e verdadeira do amor de Deus e de como somos importantes para Ele.
Muitas pessoas que têm diplomas ou adquirem muitos conhecimentos se deixam enganar pelo diabo, pois começam a se achar muito grandes e importantes. 
A sabedoria vem de andar com Deus e temê-lo, porque só assim tomaremos as melhores decisões e nos manteremos humildes servos diante Dele.

C.S. Lewis disse que “A verdadeira humildade não é pensar menos de si mesmo, mas pensar menos em si mesmo.” Aqui nós vemos a história de um homem riquíssimo, com muitas riquezas e mulheres. Um homem que ao olhar do mundo, parecia ter tudo. Mas este mesmo homem dizia que sem Deus nada fazia sentido.
Todo o dinheiro. Toda a fama. Toda a ostentação. 
Nada sem Deus era sábio. Quando Deus deu a fama e o dinheiro era uma bênção e uma honra. Quando ele se afastou de Deus, tudo ficou sem cor e sem sabor. Tudo parecia sem propósito e inútil como correr atrás de vento. 

Que nós possamos também buscar essa sabedoria que vem de Deus, assim como Salomão, e nos lembrar que nada vale a pena se não estivermos com o Senhor. Busque sempre o Senhor e não se afaste Dele. A vida só é vida de verdade quando estamos com Ele.Tudo vale a pena quando andamos com o Senhor.