segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Obedeça a Deus




Jeremias 35:1-2, 6-9, 12-14

Durante o reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, o Senhor dirigiu esta palavra a Jeremias:
"Vá à comunidade dos recabitas e convide-os a virem a uma das salas do templo do Senhor, e ofereça-lhes vinho para beber". [...]

Eles, porém, disseram: "Não bebemos vinho porque o nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe, nos deu esta ordem: ‘Nem vocês nem os seus descendentes beberão vinho.
Vocês não construirão casas nem semearão; não plantarão vinhas nem as possuirão; mas vocês sempre habitarão em tendas. Assim vocês viverão por muito tempo na terra na qual são nômades’.
Temos obedecido a tudo o que nos ordenou nosso antepassado Jonadabe, filho de Recabe. Nós, nossas mulheres, nossos filhos e nossas filhas jamais bebemos vinho em toda a nossa vida,
não construímos casas para nossa moradia nem possuímos vinhas, campos ou plantações. [...]

O Senhor dirigiu a palavra a Jeremias, dizendo:
"Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Vá dizer aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém: ‘Será que vocês não vão aprender a lição e obedecer às minhas palavras? ’, pergunta o Senhor.
‘Jonadabe, filho de Recabe, ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, e essa ordem tem sido obedecida até hoje. Eles não bebem vinho porque obedecem à ordem do seu antepassado. Mas eu tenho falado a vocês repetidas vezes, e, contudo, vocês não me obedecem.


O fim de ano está chegando e também está chegando a época em que as pessoas começam a fazer os “propósito de ano novo”. “Ano que vem eu volto para a academia! Ano que vem vou guardar dinheiro! Ano que vem vou viajar!” As vezes fazemos muitos objetivos e promessas. Mas quem de nós nunca deixou de cumprir esses objetivos e promessas?
Na Bíblia vemos vários trechos falando sobre promessas e como elas são coisas sérias. 
Deus nos alerta a não fazer promessas ou juramentos, pois se fizermos, teremos que cumprir.

Números 30:2
Quando um homem fizer um voto ao Senhor ou um juramento que o obrigar a algum compromisso, não poderá quebrar a sua palavra, mas terá que cumprir tudo o que disse.

Jesus nos chama a sermos pessoas de ação e não de promessas. É muito fácil prometer o céus e a terra. É difícil colocar em prática. 

Mateus 5:33-37
"Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: 'Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor'. Mas eu digo: Não jurem de forma alguma: nem pelos céus, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo. Seja o seu 'sim', 'sim', e o seu 'não', 'não'; o que passar disso vem do Maligno.

Jesus quer seu povo seja diferente. Seja um povo do fazer e não do prometer. A simplicidade do “sim, sim, não, não” nos mostra que Deus não quer que seu povo seja cheio de entrelinhas e trapaças, mas honesto, sincero e simples. Se você for fazer, faça. Não adianta de nada prometer e não cumprir. Melhor é fazer do que prometer.

No texto que lemos no início, Deus pediu que o profeta Jeremias usasse uma parte de Israel chamado de recabitas para ensinar uma lição ao resto de Israel. Deus sabia que os recabitas eram pessoas sérias que seguiam firmemente suas regras de uma vida simples e sem vícios. Jeremias obedece a Deus e chama os recabitas para tomar vinho, mas estes dizem que não farão isso, pois seu antepassado deixou essas regras para que eles levassem uma vida longe da bebida. Mesmo gerações após a morte do líder dos recabitas, eles continuavam obedecendo aos mandamentos colocados a eles pelo seu líder. Isso é verdadeira obediência: quando você obedece, mesmo sem que as pessoas estejam te vigiando. 
Deus sabia que eles não iriam beber, mas fez isso para o que o resto de Israel pudesse ver esse exemplo e aprendesse com ele. 
Muitas vezes nas nossas vidas estaremos numa situação assim. Estaremos num lugar e seremos provados e teremos que provar se nossas convicções são fortes mesmo. É fácil ser obediente nas horas de descanso. É só na hora da dificuldade que se torna difícil obedecer, e é nessa hora justamente que, assim como os recabitas, temos que permanecer firmes e obedientes. 
A questão aqui não era o beber vinho ou não. É obediência e fidelidade.

Quem ama a Deus? Aquele que o obedece.

João 14:20,21
Naquele dia compreenderão que estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.
Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".

Muitos dizem que amam a Deus mas Jesus nos mostra que não há como amar a Deus sem obedecer aos seus justos mandamentos. 

Quem obedece, obedece até em segredo
Mateus 6:3‭-‬4
Mas, quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.

Muitas pessoas na época de Jesus faziam o bem para aparecer em público. Jesus manda que seus discípulos façam o bem (que no caso era dar a esmola) sem querer aparecer. 
A pessoa que faz o bem, ela o faz mesmo que ninguém esteja vendo porque ela não faz para aparecer, mas faz por princípios, por amor. Devemos obedecer a Deus da mesma maneira. Mesmo que ninguém fique sabendo. Mesmo que não ganhemos “crédito” pelo que fizemos. Saberemos que fizemos a coisa certa e isso nos alegrará, pois estaremos agradando o Senhor.

A obediência é recompensada

1 Reis 17.13-16
Elias, porém, lhe disse: "Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho.
Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ ".
Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família.
Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias.

Nós obedecemos a Deus porque o amamos, mas também somos recompensados por essa obediência. Deus é fiel e recompensa àqueles que andam num caminho de fé e justiça. Elias ordena aquela mulher que ela tenha uma atitude de fé, ela o fez e foi agraciada pela benção de Deus. 
Não obedecemos em Deus em troca de favores, mas é muito bom saber que Deus cuida de nós e nos recompensa quando fazemos a coisa certa, como todo bom pai faria. Deus, que é nosso Pai celestial recompensa seus filhos fiéis e corrige aqueles que estão no erro, para que também possam andar no caminho correto.

++++++++++++++

1 Coríntios 4:1,2
Portanto, que todos nos considerem como servos de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus.
O que se requer destes encarregados é que sejam fiéis.

Como servos de Deus, temos que aprender a ser obedientes, senão nem podemos continuar nos chamando de cristãos. Temos que obedecer a Deus e seus mandamentos. 
Pais, ensinem seus filhos a obedecer ao Senhor, tanto por palavras como dando o exemplo. Filhos, aprendam a obedecer seus pais, pois eles são autoridade sobre sua vida. Aprendendo a obedecer a eles, você também servirá ao Senhor melhor. 
Esse texto de Coríntios nos lembra que o que se espera do cristão é que ele seja fiel. Você quer andar com Deus? Seja fiel. Seja obediente. Seja um filho que dá orgulho ao seu Pai celestial. 
Que cada um de nós possa andar com Deus, obedecê-lo e ser fiel. Que possamos ser obedientes assim como os recabitas. Eles eram obedientes mesmo após a morte do líder deles. Eles continuaram obedientes mesmo gerações depois, pois ensinaram seus filhos a andar em obediência também. Seus filhos aprenderam a ser obedientes, pois após gerações, continuavam fiéis. 
Que possamos aprender com o recabitas e obedecer aos mandamentos do Senhor. Só assim, de acordo com o próprio Jesus, realmente amamos a Deus. Se você não obedece ao Senhor, não o ama de verdade. 
Lembre-se. De nada adianta dizer que ama a Deus, se você não põe em prática. Mais vale o colocar em prática que o dizer. E todos nós sabemos que amar a Deus é o mandamento mais importante de todos. 
Que possamos lembrar da importância da obediência e que da próxima vez nas nossas vidas em que nos oferecerem “vinho”, seja lá qual for a tentação, que possamos fazer como os recabitas e dizer não, e ser fiéis e obedientes de uma maneira que agrade a Deus.