quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestações

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus [...] Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Romanos 13:1,4


Estamos vivendo uma época de muitas manifestações populares. Pessoas descontentes com o rumo que o Brasil leva. Pessoas descontentes com o governo e como os políticos eleitos por nós estão administrando o dinheiro público.
O texto de Romanos nos diz que devemos nos sujeitar e obedecer ao governo, afinal de contas, ele só governa o país porque nós os colocamos lá e porque Deus permitiu.
Como assim Deus permitiu? Nós vivemos em uma sociedade democrática, onde a maioria escolhe (e a minoria, em geral, fica reclamando porque o seu candidato não ganhou). Deus dá liberdade para a sociedade se policiar e se administrar. E nós escolhemos assim. Nós votamos e os candidatos ganharam. Mas e agora? Parece que a maioria está descontente! Ainda devemos ser obedientes ao governo e aceitar o que nos é imposto mesmo quando alguns do governo estão claramente administrando errado?
Essa semana ouvi uma mensagem do Pr. Ed René sobre consciência política. Ele chamou a atenção para uma parte MUITO importante do verso 4: "(a autoridade governamental) é serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal". De acordo com o pastor, e eu concordo totalmente, o governo DEVE ser agente da justiça e punir o mal. Quando ele não está agindo dessa maneira, ele não está agindo como governo autorizado por Deus. Por exemplo, Hitler quando governou a Alemanha nazista, não era uma autoridade vinda de Deus, porque ele não trabalhava pelo bem da população e a erradicação do mal. Ao contrário, ele virou agente do mal.
A população tem todo o direito de protestar (sem violência, claro). Na verdade, o povo devia buscar mais os seus direitos. Todo aquele que busca a justiça e o fim do mal está fazendo a vontade de Deus. Está amando o próximo. Como diz Romanos 13.8:

"Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei."

Quando você busca a paz, a justiça, o bem do próximo, isso é amor. Amar o próximo é cuidar da sua rua, do seu bairro, de sua cidade. É cuidar do mundo que Deus nos deu.
Use seus direitos de cidadão e busque o que é correto e justo.
Seja um servo de Deus e ame o próximo. Aquele que ama, obedece a lei. Mesmo que, por amor, tenha que desafiar um governo maligno, assim como Jesus fez.

 Eu não acho que o governo brasileiro seja maligno. Acredito que tenha pessoas ali fazendo a vontade de Deus: buscando a paz e a justiça. Mas eu, assim como muitos nas ruas, achamos que há injustiças demais acontecendo. Isso sim, precisa acabar.