segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Antes de Cristo e Depois de Cristo

Mateus 5.13-16
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".


Um dia desses fui almoçar fora e a comida parecia deliciosa. Quando mordi a comida percebi que ela estava totalmente sem graça. Eu tinha esquecido de colocar sal. Uma coisa tão simples e tão pequena fazia uma diferença absurda. Sem o sal, nem parecia comida. O sal dá gosto e conserva. Quando eu era criança eu tinha um problema que não permitia que eu sentisse o gosto das comidas. Eu era magro e anêmico, porque comer era ruim e desagradável. Eu só comia forçado porque comer era empurrar comida pra dentro. Não tinha gosto, sabor ou prazer nenhum naquilo. Quando eu fiz uma cirurgia e comecei a sentir o gosto das coisas um novo mundo se abriu! Olha! Existem coisas gostosas! Comer não é mais uma obrigação para sobrevivência. Se tornou algo bom. Da mesma maneira, uma comida com sal e sem sal podem ser muito diferentes. O sal parece pequeno e insignificante quando comparado com outras coisas, mas sua presença lá faz muita diferença.

Jesus nos diz que somos o sal da terra. Isso quer dizer que lá no seu trabalho, no seu estudo, na sua vizinhança você tem que ser uma diferença para o bem. Assim como o sal dá sabor ao alimento, você deve causar um impacto no seu dia a dia. Talvez você pense: Mas eu sou muito pequeno! Não sei fazer nada! O sal sempre parece pequeno, mas sua presença lá faz muita diferença.

2 Coríntios 4.7
Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós.

Pode parecer difícil causar um impacto positivo onde você está, mas a Bíblia nos fala que temos poder para causar um impacto. Esse texto se refere a palavras como “tesouro” e “poder que a tudo excede” nos mostrando que não somos fracos e insignificantes, mas somos servos do Senhor altíssimo. Ao mesmo tempo, nesse texto nós somos como vasos de barro, instrumentos para guardar algo mais importante que nós mesmos. Devemos ser sal, mas o poder não vem de nós, vem do Senhor. Quando estamos com Deus, seu poder flui através de nós, abençoando nossa vida e a de todos aqueles ao nosso redor também. Temos que ser um instrumento nas mãos de Deus para mudar esse mundo, mas lembre-se: o poder não é nosso. Somos só o instrumento. Deixe Deus te usar. O poder é Dele e ele o usa para os Seus propósitos. Mas podemos ter a honra de fazer parte dessa obra maravilhosa de Deus.
------

Um tempo atrás a eletricidade do bairro da igreja acabou. Todos os postes, todas as casas, tudo. Era noite e não se via nada, a não ser na frente da igreja onde há um holofote que, por algum motivo, ainda funcionava com uma luz muito forte. As pessoas do bairro naturalmente começaram a vir para perto da igreja, porque era iluminado e isso dava mais tranquilidade. O escuro as assusta e a luz é o porto seguro.
Jesus diz que somos luz do mundo. A Bíblia nos mostra que o mundo está decadente e cada vez mais sombrio. Independente de que presidente você votou ou como anda camada de Ozônio, o mundo como um todo tem se tornado cada vez mais sombrio. Aquilo que era inaceitável há alguns anos atrás, hoje já é visto com bons olhos e outras coisas mais terríveis tem aparecido a cada dia. Para o mundo, o certo e o errado tem se tornado cada vez mais distorcido.
Um exemplo simples :alguns amigos meus moram em comunidades carentes onde o tráfico é uma realidade e alguns deles falam do “dono da boca” (o traficante mais forte da região) como se ele fosse como um prefeito daquele lugar que cuida da população. E ainda dizem que ninguém pode entrar no bairro se não pedir permissão a ele primeiro. "E a polícia?” pergunto eu. Ele responde “a polícia é que é o problema. O ‘dono da boca’ cuida da gente. A polícia é que fica atrapalhando...” Eu pensei com meus botões: em que mundo vivemos, onde o bandido que é responsável por venda de drogas e assalto é o herói e a polícia é o vilão da história?
Num bairro perto de onde eu moro, os ônibus não estão passando mais depois das 22 horas porque pessoas bêbadas e drogadas saem de uma festa de funk entram nos ônibus e atacam quem está dentro.
A Bíblia nos fala um pouco sobre o estado do nosso mundo sombrio:

João 1.11
Aquele que é a Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu.
Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam.

João 3.19
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

1 João 5.19
Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

Este é o mundo em que vivemos. Um mundo que não recebeu o salvador, que preferiu a escuridão à luz. Se fosse na história em que eu contei, seria como se acabasse a luz do bairro e todos os que tivessem que escolher, ficassem o mais longe possível da luz. Um mundo sob o poder do Maligno. Ainda assim tem gente que é inocente o suficiente para acreditar na “paz mundial” e achar que um dia todos vão dar as mãos e viver em paz. Isso não é o caminho natural do nosso mundo. O mundo escolheu a escuridão.
Vamos imaginar: O que você faria naturalmente? Se não se preocupasse com nada e com ninguém? Se não houvesse Deus na sua vida e não se importasse com o que ninguém pensa? Se não sentisse que precisa de ninguém, se não precisasse trabalhar e tivesse tudo fácil. Sua vida seria a mesma? Você ainda acordaria cedo? Você ainda trataria as pessoas bem e passaria tempo orando por quem precisa?
Se você não se importasse com mais nada e com ninguém além de si mesmo, o que guiaria sua vida? Hoje em dia as pessoas dizem que “cada um tem sua verdade”, mas quando acontece um crime hediondo, as pessoas agem como se fosse algo absurdo e inaceitável. Qual o padrão do mundo? O que é certo e errado para esse mundo?
Algo que demonstra claramente como o mundo está perdido são as leis. Para algumas pessoas, as leis são esse padrão, mas a maioria só segue as leis que quer. Pirata? Não me importo, comprar original é coisa de pessoa besta. É proibido estacionar? Mas é só uns 10 minutos. Não posso furar fila? Como assim? Infelizmente, o Brasileiro é um povo conhecido no mundo todo por sempre querer sair ganhando. Não importa a lei ou o certo, desde que eu saia ganhando.
Tive uma conversa que tive um dia desses tentando explicar para uma mulher, que é cristã, que não devia baixar coisas da internet sem pagar o preço. Livros, músicas, filmes, etc.
Ela: mas está aqui! Eu posso pegar!
Eu tentava explicar: não é porque está na internet que você pode pegar. Paulo já dizia que “tudo posso, mas nem tudo me convém”. É possível, mas não quer dizer que é certo fazer.
- Mas se não pode pegar, então porque está disponível de graça?
- Porque alguém colocou na internet, mesmo sendo ilegal.
Ela por fim, assumiu: não entendo isso...
Na cabeça dessa moça, não fazia sentido. Como alguém teria pego algo ilegal e colocado de graça para os outros pegarem? Por que alguém faria isso? Mas fazem.
Algumas pessoas entram num mercado, tomam um iogurte e vão embora sem pagar. Outras acham isso um absurdo, mas baixam coisas ilegais na internet. O nosso mundo já perdeu a noção do certo e errado faz tempo. Eles ainda acham que quem cumpre a lei é que é o “perdedor”. O homem que estaciona no lugar de deficientes olha para os outros que ainda procuram vaga e pensa que é muito esperto. Será que é isso mesmo? Isso é ser esperto? E a lei, onde fica? Qual é o padrão desse mundo?


Existem leis muito absurdas:
Em alguns lugares na Europa já proibiram a morte, por falta de cemitérios. Os infratores teriam que responder por seus atos.
Na França inventaram a lei do “direito de não nascer”. Se alguma criança nascer com deficiência grave, ela pode receber esse direito se a mãe desejar.
Uma mulher na França foi processada por 10 empregados de assédio. Ela foi inocentada, porque nunca tinham abolido uma lei medieval que permite que os donos da terra podem seduzir seus trabalhadores.
Em Pouso Alegre, Minas Gerais e no Guarujá, é multado todo aquele que colocar um outdoor ou faixa que tenha erro ortográfico.
Em alguns lugares do mundo, a prostituição é um trabalho legal, a droga é permitida e em alguns países a lei muda POR ESTADO! Se no Brasil temos uma lei nacional e as coisas são confusas, imagine se em cada estado as leis pudessem ser totalmente diferentes?
Vejamos os Estados Unidos, por exemplo:
No estado do Alabama é contra a lei jogar dominó ao domingo.
No Alaska pode se matar ursos por esporte, mas não pode acordá-lo para tirar fotos.
No Arkansas homens podem espancar suas esposas (só uma vez ao mês...) mas seu cachorro tem que fazer silêncio após as 18h.
Em Connecticut você não pode beijar sua esposa aos domingos ou treinar seu cachorro.
Em Louisiana se você morder alguém com seus dentes naturais é considerado agressão simples, mas com dentes falsos é considerado agressão armada.
No Maine você leva multa por deixar enfeites de natal depois de 14 de janeiro.
Em Nova Iorque é proibido saltar de um edifício de mais de 10 andares.
Na Flórida toda bicicleta tem que ter buzina ou algum sino. Mas é proibido para as bicicletas buzinarem. Todos devem ter e ninguém pode usar.
No Texas, os bandidos, por lei, devem avisar suas vítimas pelo menos 24 horas antes para que esses possam se defender com armas. Ninguém seguiu essa lei até hoje.
Homossexualismo alguns anos atrás era visto com maus olhos e agora existe o termo homofobia, que na verdade é só um jeito de dizer que todo mundo que discorda com o homossexualismo é errado, preconceituoso e merece penar na cadeia. Você é livre para pensar o que quiser, mas não pode discordar nisso! Você é livre para ter sua opinião, mas não livre demais.
Ter uma opinião cristã pode ser contra a lei! E se for? Porque a lei dos homens muda, o que é certo e errado muda também?
Masoquismo sempre foi algo considerado mal, mas agora está se tornando popular. Já ouvi muitas pessoas dizerem que se o casal gostar disso, eles podem se torturar ou machucar um ao outro, e quem não concorda é ultrapassado. Cada um cuide da sua vida, não é? E se amanhã for a pedofilia que for aceita socialmente? O crime anda tão ruim que provavelmente vão abaixar a maioridade penal, tornando o que hoje chamamos de pedofilia em algo aceitável dependendo da situação. Não podemos ficar à mercê da lei dos homens. O mundo está afundando na sua escuridão.
Dois pensamentos têm marcado fortemente nossa era: Materialismo e individualismo. Se uma pessoa não tem Deus para guiar sua vida ela é guiada por isso:
Materialismo: Preciso comprar. Quero mais. Se eu tiver mais minha vida será mais completa e talvez faça algum sentido acordar amanhã. Preciso estudar mais, para ter um trabalho melhor para comprar mais coisas que me farão feliz. Ou não.
Individualismo: Eu sou a pessoa mais importante do mundo. Pelo menos pra mim. Eu sou mais importante que o próximo. E cada um pensa deste jeito, assim ninguém vai se importar com o necessitado. Eu faço o que eu quiser e o que você tem a ver com isso? Deus deu a vida para cada um cuidar da sua, então cuide da sua e deixe eu fazer o que eu quiser.

Romanos 12.2
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A Bíblia nos chama para sermos diferentes. Se for para ser igual a qualquer um, entre na fila, coloque seu fone de ouvido e siga andando sem propósito. Deus nos chama para uma vida de mudança e de impacto. Temos que ser diferentes. Temos que ser luz, e não uma luz escondida, mas como o holofote que brilhava na noite da rua, onde as pessoas iam para encontrar segurança e paz. Temos que ser sal, pois nossa presença será algo positivo no lugar. Temos que ser uma bênção onde estivermos. E se estivermos com Deus, nós seremos.
----

Para concluir, quero usar uma expressão que usamos quando falamos de história: antes de Cristo e depois de Cristo. Jesus Cristo causou um impacto tão grande no mundo que a marcação da história foi dividida entre Antes de Cristo e Depois. Isso tem que acontecer na sua vida também.
Pense bem. Esse mesmo Deus habita em nós. Isso quer dizer que não podemos ser os mesmos. O mesmo Jesus que dividiu a história e mudou o mundo se tornou o Senhor da sua vida. Então alguma coisa tem que ter mudado. Você não pode ser a pessoa que era antes.
Quem é você Antes de Cristo? Como era sua vida? Para que você vivia?
E Depois de Cristo? O que mudou em você? O Senhor Criador dos céus e da terra morreu para te salvar e mudar a sua vida. E o que mudou?
Se você mudou e graças a Jesus se transformou, continue trabalhando para servir a Deus. Ser luz e sal neste mundo sombrio e sem gosto não é fácil, mas Deus quer te ajudar a cada dia. Afinal, o poder não vem de nós, mas vem de Deus. Seja um instrumento nas mãos desse Deus tão maravilhoso.

Se você não tem certeza se sua vida mudou, se o seu Antes de Cristo e o Depois de Cristo são muito parecidos, você precisa refletir se você realmente é um servo de Deus. Mas não tenha medo. Não é tarde! Deus te aceita como você é. Entregue-se a Deus. Ore, se arrependa da vida que está vivendo e deixe Deus mudar você, do jeitinho que Ele quiser. Acredite, Deus sabe o que é melhor para você. Você não vai se arrepender.