segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Por que você adora a Deus?



 Salmos 95:1-7


Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação.
Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor.
Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, os cumes dos montes lhe pertencem. Dele também é o mar, pois ele o fez; as suas mãos formaram a terra seca. Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; pois ele é o nosso Deus, e nós somos o povo do seu pastoreio, o rebanho que ele conduz. [...]

Hoje vamos falar um pouco sobre relacionamento com Deus e com as pessoas. Quantos amigos você tem? Talvez muitos, talvez poucos. Nós nos tornamos amigos de outros por diversos motivos. Existem amigos fiéis e aqueles que... nem tanto, nos fazendo questionar se realmente são nossos amigos. Existe uma expressão chamada amigo da onça que veio dessa história antiga:
“Dois caçadores estão conversando:
- O que você faria se estivesse na selva e aparecesse uma onça na sua frente?
- Dava um tiro nela.
- E se você não tivesse uma arma de fogo?
- Furava ela com minha peixeira.
- E se você não tivesse uma peixeira?
- Pegava qualquer coisa, como um grosso pedaço de pau, para me defender.
- E se não encontrasse um pedaço de pau?
- Subia numa árvore.
- E se não tivesse nenhuma árvore por perto?
- Saía correndo.
- E se suas pernas ficassem paralisadas de medo?
Nisso, o outro perdeu a paciência e explodiu:
- Peraí! Você é meu amigo ou amigo da onça?"
Você já teve um amigo da onça? Aquela pessoa que só dá dor de cabeça, preocupação ou que só lembra de falar com você quando tem algo para te pedir? Tem gente que vira amigo do outro porque realmente gosta da pessoa e outros pelo que podem ganhar em troca. No relacionamento com Deus as pessoas fazem o mesmo. Alguns se achegam a Deus de verdade e outros são “amigos da onça”, que só ficam sugando e tentando se aproveitar de Deus para benefício próprio. A diferença, meu amigo, é que a Deus é impossível enganar.
Em todo mundo as pessoas adoram a Deus. Graças ao fuso horário, sempre, em algum lugar, tem alguém acordado buscando, adorando e louvando a Deus. Cada um encontra a Deus de um jeito diferente e se converte por um motivo diferente. Alguns se convertem verdadeiramente mudando suas vidas através do poder de Deus. Outros colocam uma máscara e dizem terem mudado, mas na realidade só seguem a Deus por seus motivos egoístas.
A Bíblia nos mostra diversos exemplos de pessoas que adoram a Deus, nos incentivando a fazer o mesmo. Infelizmente, também nos conta algumas histórias de outros que o fizeram por motivos errados.

Por que você adora Deus?


1-Porque tem medo de ser punido se não fizer isso?

Mateus 25:41-46

"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber; fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’. "Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos? ’ "Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.
"E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna".

Quando eu estava no fim do ensino médio todos os alunos estavam muito tensos. Íamos bem em muitas matérias, mas em matemática estávamos todos com medo. Estudávamos para a prova sem parar tentando entender aquela matéria terrível. Estudava em casa, no ônibus, se bobear até no chuveiro o povo devia estar estudando. Chegou o dia de saber quem tinha passado de ano e quem não tinha. Naquela época se as pessoas não tivessem nota suficiente, ficava retido e fazia o ano todo novamente. Mas o professor era imprevisível e ninguém sabia exatamente se ia passar ou não. Ele escreveu o número de 20 alunos na lousa, aproximadamente metade da sala. Ninguém sabia o que aquilo significava ou se era bom ou ruim. Acho que ele fazia isso para se sentir poderoso. Finalmente ele disse: Esses números... são dos alunos... que... não passaram de ano. Gritos! Pulos! Alegria! Lágrimas? Sim, porque metade da sala ou chorava ou se indignava com o resultado.
Algumas pessoas se sentem assim quando fala-se do inferno. Ele não sabe direito como vai sua vida, então quando ouve falar do inferno entra num desespero, pois não sabe de que lado ele estará!
Jesus não brinca quando fala sobre o julgamento futuro da raça humana. Ele separa em dois lados e diz que um deles receberá o descanso eterno do Pai, pois fizeram a vontade Dele. Porém, existem aqueles que receberão o castigo eterno, aquele que não foi feito para eles, mas para o diabo e seus demônios. Infelizmente, como a Bíblia mesmo diz, a luz veio ao mundo e o mundo preferiu as trevas (Jo 3.19). Essas pessoas que fizeram essa escolha diabólica acabam recebendo uma punição que vem de acordo com suas escolhas. Elas escolheram o diabo, e não a Deus, e por isso, acabam seguindo junto com o diabo para o inferno.
Isso com certeza deve assustar algumas pessoas. Já ouvi até algumas pessoas falarem que Deus jamais as mandaria para o inferno. Em um ponto elas tem razão. Não é Deus que os manda para o inferno, mas são elas que escolhem esse caminho.
Quando elas tomam consciência de que sua vida pode estar levando para o inferno, elas entram em pânico e saem correndo querendo compensar o tempo perdido. Algumas pessoas se achegam a Deus assim, mas isso acaba gerando um relacionamento de medo e não de amor. Essas pessoas não seguem a Deus porque acreditam realmente nele, mas por medo, como uma apólice de seguro, para ficar longe do destino terrível que poderia acontecer com ele.  
Buscar a Deus por medo de punição pode parecer egoísmo, mas Deus pode transformar isso em algo positivo também, como nessa história a seguir:

Jonas 3:4-10

Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia, proclamando: "Daqui a quarenta dias Nínive será destruída". Os ninivitas creram em Deus. Proclamaram jejum, e todos eles, do maior ao menor, vestiram-se de pano de saco. Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza. Então fez uma proclamação em Nínive: "Por decreto do rei e de seus nobres: Não é permitido a nenhum homem ou animal, bois ou ovelhas provar coisa alguma; não comam nem bebam! Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência. Talvez Deus se arrependa e abandone a sua ira, e não sejamos destruídos". Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.

Deus enviou Jonas para mandar uma mensagem para Nínive, uma cidade terrível. Depois de muito resmungar, afinal Jonas não gostava nem um pouco desse povo e não queria que fosse salvo, o profeta leva a mensagem de Deus de destruição. “Daqui a quarenta dias Nínive será destruída”. Veja que em nenhum momento ele se esforçou muito para que eles se arrependessem, mudassem de vida, etc. O que é surpreendente é que o povo realmente se arrependeu! E Deus, em sua grandiosa misericórdia, os perdoou e não destruiu a cidade. No caso deles, o medo de ser julgado por Deus os levou ao real arrependimento. Uma verdadeira mudança aconteceu naquela cidade, só porque tiveram medo do julgamento de Deus. Mas nem sempre é assim. As vezes, fugir de uma punição é o único motivo de algumas pessoas virem até Deus. Vou adorar a Deus, assim eu não serei julgado. “Pare de sofrer!” Eu não quero sofrer, então acho que vou aceitar esse tal de Jesus.
Em geral, é um relacionamento de alguém que acha que pode enganar a Deus. A pessoa pesa na balança servir a Deus e viver em pecado e vê que seguir a Deus é mais vantajoso, por isso segue a Deus. Imagina fazer isso com seus amigos? Vou virar amigo dessa pessoa porque ela trabalha em tal lugar e poderei ganhar vários presentes legais. Dessa outra não vou ser amigo, porque ela não me dá benefícios. O pior é que tem gente que faz isso e escolhe amizades como se estivesse escolhendo qual operadora de telefonia lhe dá mais benefícios. Outros fazem isso com Deus. Vou na igreja assim ganho meu tíquete para entrar no céu. Será que isso é um relacionamento honesto com Deus? Ainda bem que Deus transforma, e assim como no caso de Nínive, uma pessoa que busca a Deus por interesses pode acabar encontrando a salvação verdadeiramente, se abrir o seu coração para Deus de verdade. Não existe nada impossível para Deus, mesmo um coração interesseiro.

2-  Para ganhar coisas em troca?

Atos 8:9-10, 18-19
Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante, e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: "Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder".[...]

Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro e disse: "Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo".

Existe um livro chamado “A teologia do cachorro e do gato”. Ele diz basicamente o seguinte: existem pessoas que se relacionam com Deus como um cachorro costuma fazer. O cachorro diz: “Você me acaricia, me alimenta, me abriga, me ama. Você deve ser Deus”. O gato diz: “Você me acaricia, você me alimenta, me abriga, me ama, eu devo ser deus”. O cachorro segue por amor, o gato por interesse e não quer compromisso. Os cães têm donos, os gatos são chefes que têm funcionários.
Aqui vemos a história de Simão, um homem que se achava muito importante e achava que podia comprar os poderes de Deus. Parece absurdo, mas ainda hoje em dia existem pessoas que só se relacionam com Deus porque querem ganhar algo em troca. São como gatos que querem ser o centro das atenções. Alguns até contribuem financeiramente na igreja só esperando ganhar algo em troca, tentando comprar as bênçãos de Deus. Mal sabem eles que que Deus dá de graça, mas pessoas como Simão ainda não conheceram Deus de verdade.

Esse tipo de relacionamento com Deus é uma mentira. Um comércio. Hoje em dia chamamos de culto de empresários, campanhas e vigílias. Não existe nada errado com esses eventos, o problema é fazer uma campanhas, vigílias e cultos para ganhar coisas em troca. Doei meu tempo e dinheiro. Espero que você me faça um homem rico. Fiquei orando por muitas horas. Porque Deus não me deu o que pedi?
Essa pessoa não segue a Deus. Seu Deus está na carteira. Ela quer que Deus seja o delivery da pizzaria que você chama e ele vem rapidamente. E se demorar, começamos a achar ruim. Se tiramos Deus dessa história, ele pode ir num cartomante, num Mandingueiro, num vidente que seria o mesmo. Ele só quer ser bem sucedido. Esse é um relacionamento ganancioso.

Lucas 18:1-7

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’. "Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha me importunar’ ". E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar?

Se por um lado temos pessoas que só vão atrás de Deus por bênçãos e dinheiro, existem aqueles que verdadeiramente precisam de algo e colocam sua fé em Deus. Jesus incentiva os cristãos a orarem e não desanimarem. Se você tem uma necessidade, um sonho, coloque diante do Senhor e insista. Quem sabe ele atende sua oração? Mas saiba também que Ele pode dizer não, porque Deus sempre faz o que é melhor para nós e temos que saber esperar e ter fé Nele. Infelizmente sempre há aqueles que só seguiam Jesus por causa do pão grátis.

Êxodo 16:2-3

No deserto, toda a comunidade de Israel reclamou a Moisés e Arão. Disseram-lhes os israelitas: "Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão! "

Deus libertou Israel, ia dar uma terra nova, dava luz no escuro e calor no frio. Comida? Não faltava nada, nem água, apesar de eles estarem no deserto. Mas mesmo assim o povo reclamava. E como reclamava! Várias vezes eles disseram que preferiam continuar escravos ou que preferiam ter morrido no Egito. Mesmo assim Deus cuida. Ele não nos abandona. A paciência de Deus é muitíssimo grande e Ele continuou cuidando do povo, mesmo com todas essas reclamações. Jesus até diz que devemos confiar nossas ansiedades nas mãos de Deus e nossos sonhos. Mas cuidado para não se tornar um interesseiro. Não adore a Deus só pelo que ele pode te dar em troca.



3- Porque Ele é bom comigo.

Lucas 11:11-13

"Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! "

Será que você só segue a Deus porque Ele te abençoa? Porque Ele cuida de você? Mesmo assim Deus cuida dos seus! A Bíblia nos convida a sermos sinceros com Deus. Se você abrir o seu coração e falar com Deus, Ele pode tratar você e mudar o que for necessário. Mesmo que você tenha conhecido a Deus por motivos interesseiros, isso pode se transformar em um relacionamento verdadeiro.
  
Mateus 6:25-26
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?


Assim como Deus cuidava dos israelitas no deserto dando alimento, calor e luz, Deus continua cuidando de você hoje. Se você acordou para mais um dia de vida você tem mais um motivo para agradecer a Deus. As cidades andam mais perigosas a cada dia que passa. Hoje em dia se você sai e volta para casa em paz tem um grande motivo para ser agradecido. Jesus diz que Deus cuida de você e por isso não precisa se preocupar com as pequenas coisas como alimento, roupas, etc. Pequenas coisas? Para Deus é. Para Deus isso é fácil. Devemos confiar nele pois o Senhor cuida de nós. 

4-Porque Ele é o único Deus verdadeiro

1 Samuel 5:1-4

Depois que os filisteus tomaram a arca de Deus, eles a levaram de Ebenézer para Asdode. E a colocaram dentro do templo de Dagom, ao lado de sua estátua. Quando o povo de Asdode se levantou na madrugada do dia seguinte, lá estava Dagom caído, rosto em terra, diante da arca do Senhor! Eles levantaram Dagom e o colocaram de volta em seu lugar. Mas, na manhã seguinte, quando se levantaram de madrugada, lá estava Dagom caído, rosto em terra, diante da arca do Senhor! Sua cabeça e mãos tinham sido quebradas e estavam sobre a soleira; só o seu corpo ficou no lugar.

Nesta história vemos mais um exemplo dos muitos contidos na Bíblia de Deus demonstrando seu poder. Olha que engraçado: os filisteus derrotam Israel na guerra e levam a arca da aliança que representava a presença de Deus. Eles a colocam dentro do templo do deus falso deles. No dia seguinte a estátua estava caída no chão como se estivesse prostrada diante da arca. Eles arrumaram porque “onde já se viu uma coisa dessas”, né? Ok. No dia seguinte o mesmo acontece, só que pior. A cabeça e mãos da estátua tinham sido quebradas. Resultado: tire essa arca daqui porque ela está humilhando nosso deus-estátua!
Se você conhece a Deus, fica maravilhado com o poder daquele que criou o mundo através de sua palavra e conhece cada coisa que acontece nesse universo, dentro da sua mente ou no longínquo espaço. Para Deus o fundo do mar e o quintal da sua casa têm a mesma distância. É tão fácil para ele saber as notícias do dia quanto saber o que você pensa. Não existe limites para nosso Deus, e quando se descobre isso, é difícil simplesmente não adorar. Além disso, a Bíblia nos diz que fomos criados para adorar ao Senhor. Quando o adoramos cumprimos nossa razão de existência!

Jó 42:1-5

Então Jó respondeu ao Senhor:
"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Tu perguntaste: ‘Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? ’Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber. "Tu disseste: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’. Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

Jó passou por muitos problemas e questionou Deus em muitas coisas. Deus não se sentiu ofendido com os questionamentos de Jó, nem considerou que ele pecou por fazer isso. Mas nos últimos capítulos de Jó, Deus o relembra de quem é o verdadeiro Deus e quem é a criatura. Essa resposta que Jó dá a Deus mostra um homem prostrado diante de Deus reconhecendo seu papel: o de filho, o de servo, o de adorador. Ele admite: eu não sabia do que estava falando quanto te questionei. Coisas maravilhosas demais para que eu entendesse. E Jó aceita seu lugar como adorador e restaura seu relacionamento com Deus.

+++++
Existem diversos motivos pelos quais nos relacionamos com Deus. Talvez sejam motivos interesseiros ou para fugir da punição. Ou talvez adoremos a Deus pelas bênçãos que Ele nos dá e por todo o amor que Ele tem por nós.

João 15:15-16

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome.

Jesus nos diz que nós, que conhecemos a Deus, não somos apenas servos que obedecem ao seu senhor. Mas o nosso Senhor nos considera como amigos. Além disso, Jesus nos diz que temos acesso direto ao Pai, através do sacrifício de Jesus. Por isso oramos em nome de Jesus.
Nós nos tornamos amigos de Jesus, mas cuidado: não seja um amigo da onça! Se você segue a Deus, não faça isso por motivos egoístas, para ganhar bênçãos em troca ou para se tornar bem sucedido. E sim porque Deus é maravilhoso e em agradecimento por tudo que Ele fez por você.
E se você ainda não conhece a Deus, não perca mais seu tempo. Conheça esse Senhor maravilhoso, que guia, cuida, transforma e salva. Ele mudou minha vida para melhor e pode fazer o mesmo com você. Mas tem que ser sincero. Tem que ser um relacionamento de coração. E mesmo que você não tenha a melhor das intenções, deixe Deus trabalhar em você. Ele pode desmanchar e fazer uma obra nova na sua vida, melhor do que a que havia antes.


Por que? Porque Ele é Deus. E isso é o suficiente.