quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Permanecendo firmes até o céu

Você gosta de descansar? 


Eu sei que eu gosto. Estou de férias do trabalho e enquanto algumas pessoas que conheço já estão dizendo “não vejo a hora de trabalhar”, eu estou aproveitando os dias de folga e relaxamento. Descansar é algo muito bom. Agora uma coisa é descansar na sua cama e na sua casa. Mas a Bíblia nos conta que Deus tem um descanso muito melhor preparado para nós.

Hebreus 3:15-4:2
Por isso é que se diz: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião".
Quem foram os que ouviram e se rebelaram? Não foram todos os que Moisés tirou do Egito?
Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?
E a quem jurou que nunca haveriam de entrar no seu descanso? Não foi àqueles que foram desobedientes?
Vemos, assim, que foi por causa da incredulidade que não puderam entrar.
Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.
Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.

A Bíblia se refere várias vezes ao descanso de Deus. Em Gênesis Deus cria o mundo por seis dias e descansa no sétimo (Gn 2.2). Quando o povo de Israel foi rebelde contra Deus, este jurou que não entrariam no descanso que tinha preparado, uma terra boa que dava leite e mel. Uma terra para ter como um lar. Essa era a terra prometida, um sonho dos Israelitas. Em outros lugares da Bíblia Deus nos apresenta a um novo descanso. Uma nova terra prometida, não só para o povo de Israel mas a todos que crerem no Senhor.

O que a Bíblia nos diz sobre o descanso celestial?

Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar.
E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver.
- Jesus nos diz que Ele vai nos levar para esse descanso e que há espaço para muitos.

Isaías 66.1
Assim diz o Senhor:
"O céu é o meu trono;
e a terra, o estrado dos meus pés.
Que espécie de casa vocês me edificarão?
É este o meu lugar de descanso?
- O céu é o lugar onde Deus se assenta. Estar no céu significará estar sempre perto de Deus.

Apocalipse 21:3-4
Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".
- Deus estará junto de nós e não haverá mais morte nem tristeza, porque essas coisas são da vida terrestre. Deus tem uma nova vida nos esperando. Uma nova existência e num novo corpo nos esperam.

Apocalipse 21:21-27
As doze portas eram doze pérolas, cada porta feita de uma única pérola. A rua principal da cidade era de ouro puro, como vidro transparente. Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo. A cidade não precisa de sol nem de lua para brilharem sobre ela, pois a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua candeia. As nações andarão em sua luz, e os reis da terra lhe trarão a sua glória. Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite. A glória e a honra das nações lhe serão trazidas. Nela jamais entrará algo impuro, nem ninguém que pratique o que é vergonhoso ou enganoso, mas unicamente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.
- Nessa cidade haverão mais riquezas do que jamais se viu. Eu já tive a oportunidade de entrar em um palácio de reis antigos que eram banhados a ouro e jóias. Era muito lindo e grande. Mas isso foi feito por homens que se cansam, se machucam e morrem. Conhecendo o Deus infinitamente poderoso que temos, imagine o que Ele pode construir.
-Esse texto diz também que não tinha “igreja” no céu, porque não havia necessidade. Afinal de contas Deus está lá e onde Deus está, lá está o templo de adoração. Assim como na época de Jesus, as pessoas não iriam até a sinagoga. Elas iriam até onde Jesus estava para conversar com Ele.
- Também vemos que não há necessidade de sol ou iluminação, porque Deus é a própria luz que ilumina a cidade. Lá só haverá santidade e bondade, e só entrarão aqueles que foram salvos por Cristo.

Lucas 23.43
Jesus lhe respondeu: "Eu garanto: Hoje você estará comigo no paraíso".
- O céu está muito mais perto do que imaginamos.

Mateus 24.36
Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.
- Ninguém sabe quando iremos para lá, só Deus.

Mesmo a Bíblia estando recheada de mensagens sobre o Céu, o Paraíso, nosso descanso celestial, temos ouvido muito pouco sobre ele. As pessoas se apegaram demais as coisas do mundo, a tal ponto que alguns preferem esquecer que o céu existe e que nosso lugar real é lá. Um dia desses eu vi um trailer de um filme em que na história um homem ia parar no céu. Quando ele chega lá, tem casas, tem carros, tem computador. Que céu é esse? É o céu de quem não quer ir pro céu! De quem não quer largar a terra. Eu amo tecnologia, mas no dia que Deus disser que é a hora eu vou embora com Ele feliz! Tem gente querendo que céu tenha internet, copa do mundo e whatsapp. Nós estamos tão apegados a nosso jeito de viver que, para muitos, a ideia de ir para o paraíso, não parece uma ideia tão interessante assim. Como pudemos ver em alguns textos da Bíblia, o céu é a melhor coisa que poderíamos ter. Todos nós podemos ir para o céu e temos que nos lembrar que é isso que Deus tem para nós. E isso é o melhor.

  1. Por causa de Jesus temos acesso a Deus e a Sua graça.
Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.
Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.

O sumo sacerdote é aquele que entrava no templo para oferecer sacrifício no lugar do povo para que o pecado deles fosse perdoado. A Bíblia nos apresenta Jesus como nosso sacerdote. Ele não entrou no tabernáculo, mas foi aos céus e entregou diante de Deus a oferta de sacrifício: seu próprio sangue. Por causa Dele, temos acesso a Deus, a vida e o melhor: a vida eterna com Deus.
A primeira coisa que temos que nos lembrar é que não vamos para o céu porque merecemos. Vamos ao Céu por causa da graça maravilhosa de Deus, que nos perdoa e nos liberta de todo o mal. A Bíblia diz que no céu não entrará nada de impuro e só aqueles que tiverem seu nome escrito no livro da vida do Cordeiro. Se nós somos impuros, Deus pode nos purificar e escrever nosso nome no livro do Cordeiro. Temos acesso a essa graça por causa do sacrifício de Jesus por nós. E ele fez isso de graça, sem merecermos e sem podermos dar nada em troca.
É importante lembrar então que não temos acesso ao céu por merecimento, mas pelo amor e misericórdia de Deus.

  1. O céu não vem de graça. Devemos nos esforçar para ficarmos firmes em Deus.
Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.

O versículo fala em se esforçar para entrar no descanso. É uma imagem estranha, não é? É necessário esforço para chegar até o descanso. Qual foi a maior distância que você já viajou sem parar? Eu uma vez passei 11 horas dentro de um avião. ONZE HORAS. Foram algumas das horas mais incômodas e insuportáveis da minha vida, porque eu sou gigante. Mas devo te dizer que mal me lembro do que eu fiz nessas 11 horas ou o que aconteceu. Por que? Porque quando eu cheguei no meu destino eu me diverti tanto com a viagem que fiz que fez todo aquele tempo valer a pena. Nunca me esquecerei da viagem maravilhosa que fiz e as 11 horas de avião viraram só uma lombada numa longa estrada para um destino maravilhoso. É incômodo, mas já vai passar. É só uma lombada.
Deus nos oferece gratuitamente a sua graça e o seu perdão, mas Ele espera que andemos junto Dele, ficando firme nos seus ensinamentos. Esse texto fala sobre o povo no deserto e como, por ter se afastado de Deus, eles não puderam entrar no Seu descanso. Aqueles que ficaram firmes com Deus receberam recompensa. Tanto que Josué e Calebe eram da mesma geração rebelde que o resto do povo mas como permaneceram firmes na fé, puderam entrar na terra prometida.
Caminhar com Deus não é uma corrida de 100 metros. É uma maratona. Não adianta colocar todo seu esforço em um dia e esquecer do resto da sua vida. Não adianta dizer: vou andar com Deus hoje e amanhã vou me perder, mas um dia vai compensar o outro. Isso não é fidelidade. Isso não é um relacionamento fiel. Você consegue imaginar uma mulher dizendo para seu marido que o traiu, mas não tem problema porque ela foi fiel nos últimos anos?
“Fui fiel por 3 anos mas agora eu te traí. Não tem problema né? Afinal de contas foram 3 anos de fidelidade mas só errei uma vez.”
Claro que tem problema! Fidelidade não tem prazo de validade. É assim que devemos agir com Deus. Se andamos com Deus, devemos andar sempre.
Deus nos chama a nos esforçar, porque a viagem vale a pena e o destino também vale a pena. Só que tem uma grande diferença: quando você chegar no destino maravilhoso que Deus tem para você, você não vai querer voltar para casa velha nunca. A boa notícia? Você não vai precisar voltar.


  1. O céu não é uma competição. É uma cooperação.
Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.
Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.
Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Eu sempre preferi jogos em que as pessoas se ajudam àqueles em que uns jogam contra os outros. É sempre legal quando você tem um time, pessoas para se alegrar e se divertir junto. Acho que jogos cooperativos são mais divertidos, porque quando você vence (ou perde), você não está sozinho e se diverte de qualquer jeito.
Existem diversas igrejas hoje em dia, mas se engana quem acha que uma igreja compete com a outra. Quando uma igreja quer ser maior que a outra, mais bonita, mais lotada, ela está perdida. A igreja de Cristo não é um prédio e nem um nome, mas todos nós fazemos parte da igreja de Cristo. Não importa se você é metodista, presbiteriano, batista, assembleiano. Todos aqueles que servem ao Senhor Jesus Cristo, são cristãos e portanto tem seu nome escrito no livro da vida.
Nas olimpíadas existem diversas competições para ver quem é o melhor corredor, mas antes delas começarem, existe a cerimônia de abertura. Uma das partes mais importantes e a pessoa que traz a tocha olímpica e em geral, ela vem de longe e é trazido por alguém que vai passando adiante um para outro, e assim sucessivamente, até que ela chegue a seu destino. Nada mostra cooperação como pessoas trabalhando juntas para alcançar o mesmo objetivo. Quando relemos esse texto de Filipenses que diz que devemos motivar, exortar em amor, ter comunhão, afeição, compaixão, um só modo de pensar e um amor, sem egoísmo ou vaidade, só podemos chegar uma conclusão: Deus quer que trabalhemos juntos. Deus não nos criou para essa vida de dor, sofrimento e que termina em morte, mas estamos aqui agora e um dos motivos é esse: precisamos aprender a amar o próximo e a trabalharmos juntos.

Eclesiastes 4.9-10
É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!

Ultimamente eu e minha esposa estamos tentando fazer exercícios com mais frequência e percebo que é muito melhor quando se tem companhia. O texto de Eclesiastes diz muito bem: é melhor ter companhia do que andar sozinho. É sempre melhor.
A Bíblia nos mostra que nós devemos ajudar nosso irmão. Se ele caiu, devemos ajuda-lo a levantar. É para isso que somos igreja. Se alguém precisa de ajuda, devemos ajudar. É nossa função trabalhar juntos para que juntos possamos alcançar a salvação e o descanso do Senhor. Precisamos nos esforçar, lembrando que não é uma competição para ver quem é o melhor. Não é uma corrida para dizer quem é mais santo que o outro. É uma caminhada de amor e compreensão. Na corrida, vence quem deixa os outros para trás. Na caminhada, andamos juntos e vamos juntos. E se alguém tropeça, ajudamos. Se alguém precisa parar para amarrar os sapatos, esperamos por ele. Só vamos aprender a sermos bons cristãos junto de outras pessoas. Até eu que sou bem antissocial já percebi que não se pode ser cristão sozinho. Como amar o próximo se ele está distante? Como falar de cristo se não me aproximo de ninguém? Como levar uma vida junto de Deus se quero ficar sozinho?

Conclusão:
O céu é uma esperança de um futuro fantástico que Deus tem para cada um de nós. Mas precisamos nos lembrar que não vamos para o céu por merecimento próprio, porque senão o orgulho vai entrar em nosso coração, nos afastando de Deus e do céu. O céu está aberto a nós pela graça de Deus, mas temos que lembrar também que é um esforço que precisamos fazer. Tudo nessa vida que vale a pena, não vem de graça. Tudo que bom que temos é resultado de algum esforço. Quando falamos do céu temos que nos esforçar para ficarmos firmes no Senhor. Não se desvie do caminho de Deus. Não se afaste de seus mandamentos. Não se rebele contra o Senhor para que você não ouça a mesma coisa que o povo de Israel ouviu no deserto quando Deus disse que eles não entrariam em Seu descanso.
E por último, e talvez o mais importante, não se esqueça de seu irmão. Ele também deve ir para o céu, e apesar de você não ser responsável pela salvação dele, pois Deus trabalha na vida de cada um individualmente, você pode ser uma bênção para ele. Não faça seu irmão tropeçar, mas se ele tropeçar, ajude-o a levantar. Não seja responsável pela tristeza do seu irmão, mas se ele estiver triste, seja um bom amigo na hora da dificuldade.
Devemos andar juntos, de mãos dadas, como irmãos, caminhando na liberdade que temos em Cristo Jesus, permanecendo firmes em sua Palavra. Devemos permanecer fortes e não nos abalar. Fiquem firmes e se esforcem no Senhor. Esse esforço será recompensado.

Que um dia todos nós possamos nos encontrar juntos no descanso do Senhor junto ao Pai. O melhor lugar que existe.