quarta-feira, 17 de maio de 2017

Deus e minha família

Essa semana ouvi o termo hierarquia familiar. O que é hierarquia?
Hierarquia é como se fosse uma escada mostrando quem é superior a quem quando falamos de respeito ou autoridade. Quando penso em hierarquia me lembro do jogo de tabuleiro combate onde quem tivesse a peça de maior nível vencia a peça de nível menor. Isso acabou me levando ao site do exército onde busquei um pouco sobre a hierarquia no exército. Por exemplo, no exército o soldado é o nível mais baixo. Acima dele na hierarquia está o taifeiro, o cabo, o sargento, o tenente e por aí vai. Isso quer dizer que se o tenente der uma ordem, os seus soldados vão obedecer, afinal de contas eles estão debaixo da autoridade dele.
Muito me surpreendi quando ouvi falar do tema hierarquia familiar. O que isso quer dizer? Que falando sobre a família, um manda e outros devem obedecer, assim como acontece no exército? Ou é um tipo diferente de hierarquia? Vejamos o que a Bíblia tem a nos dizer sobre isso.
Mc 12.28-31
28. Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?”
29. Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.
30. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.
31. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”.
Esse texto nos mostra em primeiro lugar que ao falar de hierarquia familiar não estamos dizendo sobre qual membro da família manda mais e qual manda menos. De acordo com a resposta de Jesus isso não existe. Quando Jesus afirma que devemos amar o próximo como a nós mesmos, ele tira toda autoridade, todo título e todo orgulho humano e nos coloca em pé de igualdade, como próximos uns aos outros. Isso quer dizer que por mais que você ame sua família, ela não é melhor do que nenhuma outra família. Por mais que você ame seu filho, aquele santinho “que jamais faria uma coisa dessas”, ele não é melhor do que nenhum dos outros filhos e filhas que estão por todo o mundo. Jesus coloca a todos em posição de igualdade. Diante de Deus o presidente e o faxineiro são iguais. Diante de Deus a mulher e o homem são iguais. Diante Dele, a criança e o adulto têm a mesma importância.
Além de nos mostrar a igualdade entre as pessoas, Jesus também nos mostra sobre a posição em que a família deve estar. Deus deve sempre estar em primeiro lugar. Acima de todas as coisas, com todas as suas forças, com todo seu entendimento, vem o amor e a adoração a Deus. Depois vem o próximo. Sua família, seu vizinho, aquele parente, aquele amigo, seu cônjuge. Tudo isso vem depois.
Lc 14.26-33
26. “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.
27. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.
28. “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la?
29. Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele,
30. dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’.
31. “Ou, qual é o rei que, pretendendo sair à guerra contra outro rei, primeiro não se assenta e pensa se com dez mil homens é capaz de enfrentar aquele que vem contra ele com vinte mil?
32. Se não for capaz, enviará uma delegação, enquanto o outro ainda está longe, e pedirá um acordo de paz.
33. Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Jesus usa uma imagem de um engenheiro fazendo uma construção tendo que preparar o material e fazendo suas contas para se preparar. Ele também usa uma imagem de um rei indo a batalha, mas que antes calcula o número de guerreiros que tem para saber se pode ou não vencer essa batalha. Por que Jesus fala tanto sobre cálculo e preparação para ser bem sucedido? O próprio Jesus explica no verso 33:

33. Da mesma forma, qualquer de vocês que não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.

Assim como o engenheiro não pode construir sem material e o rei não pode ir a guerra sem guerreiros, não podemos seguir a Cristo sem abandonar o que temos. O que é esse abandonar que Jesus pede? O verso 26 nos ilumina um pouco mais.

26. “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.

Devemos deixar qualquer coisa por Jesus. Por mais que amemos nossa família, em hipótese alguma ela deve estar num nível superior a Deus, nem de igualdade. Isso quer dizer tomar algumas decisões que podem ser polêmicas e complicadas. Na Bíblia vemos diversas situações em que famílias tomaram decisões difíceis e colheram as consequências.
Jó 2.7-10

7. Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça.
8. Então Jó apanhou um caco de louça e com ele se raspava, sentado entre as cinzas.
9. Então sua mulher lhe disse: “Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!”
10. Ele respondeu: “Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?” Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios.

Quando um marido tiver que escolher entre fazer a vontade de sua esposa ou fazer aquilo que Deus quer, ele deve ficar firme em Deus. A esposa de Jó estava externando sua vontade de abandonar a Deus e deixar de lado sua fé. Uma coisa é sua esposa quer comer um doce e você comprar para ela. Uma coisa é ela querer que você abandone sua fé por ela!
Jó não acatou o pedido de sua esposa. Na realidade ele fez o contrário, dando o exemplo para ela de que a fé não se baseia no bem-estar, mas sim na certeza absoluta de que Deus está no controle. Nesse momento Jó decidiu não fazer o que sua esposa queria, mas sim o que Deus quer. Ele colocou Deus em primeiro lugar e ainda mostrou o erro dela sem a acusar, mas dando exemplo. Da mesma maneira um marido que tem uma mulher não convertida, ou vice versa, não deve entrar em brigas e acusações, mas sim demonstrar o amor de Deus através do amor e de atitudes. Não é por força que se ganha alguém para Jesus, é em amor.
=====>
Gn 27.6-13
6 Rebeca disse a seu filho Jacó: "Ouvi seu pai dizer a seu irmão Esaú:
7 ‘Traga-me alguma caça e prepare-me aquela comida saborosa, para que eu a coma e o abençoe na presença do Senhor antes de morrer’.
8 Agora, meu filho, ouça bem e faça o que lhe ordeno:
9 Vá ao rebanho e traga-me dois cabritos escolhidos, para que eu prepare uma comida saborosa para seu pai, como ele aprecia.
10 Leve-a então a seu pai, para que ele a coma e o abençoe antes de morrer".
11 Disse Jacó a Rebeca, sua mãe: "Mas o meu irmão Esaú é homem peludo, e eu tenho a pele lisa.
12 E se meu pai me apalpar? Vai parecer que estou tentando enganá-lo, fazendo-o de tolo e, em vez de bênção, trarei sobre mim maldição".
13 Disse-lhe sua mãe: "Caia sobre mim a maldição, meu filho. Faça apenas o que eu digo: Vá e traga-os para mim".

Conhecemos essa história muito bem. O filho faz coisas erradas e os pais o defendem, mas nesse caso não estamos falando da vez que o filho bateu no amiguinho na escola e os pais falam que “ele é um anjo e jamais faria isso”. Nesse caso em especial, Rebeca amava um de seus filhos mais do que o outro. Muito mais do que o outro. Mas o que é que pode sair de mal de um amor de mãe? Que tal falsidade ideológica, mentira e enganação? E a mãe tem noção total do que ela está fazendo porque quando o filho Jacó a questiona sobre a legalidade de tudo aquilo ela diz: “Caia sobre mim a maldição, meu filho.” Em outras palavras, eu sei que estou desobedecendo a vontade de Deus, mas que ele castigue a mim e não a você meu tesouro!
Agora vemos que esse amor de mãe foi longe demais. Ela enganou o marido já idoso e o seu outro filho para que o seu filho favorito, apesar de ser mais novo, ficasse com as bênçãos do mais velho. Por causa dessas atitudes de Rebeca e de Jacó, um ódio mortal entre dois irmãos nasce. Um que levaria décadas para se curar, e se curou, apenas porque Deus tocou no coração de ambos. Esse é mais um daqueles típicos casos em que a mãe que faz o que os filhos querem e depois chora porque se tornaram pessoas horríveis. Como é difícil encontrar pais que saibam dizer “não” para os seus filhos. Especialmente para fazer a vontade de Deus, e não a do filho.
Gênesis 22:1-2, 7-12
1 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão! " Ele respondeu: "Eis-me aqui".
2 Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei".[...]
7 Isaque disse a seu pai Abraão: "Meu pai! " "Sim, meu filho", respondeu Abraão. Isaque perguntou: "As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? "
8 Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos.
9 Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
10 Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.
11 Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão! Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele.
12 "Não toque no rapaz", disse o Anjo. "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. "

Aqui vemos a famosa história do sacrifício de Isaque. Até hoje muitos se questionam do porquê de Deus ter testado Abraão dessa maneira. Com certeza há uma ligação entre a vontade de obedecer de Abraão entregando seu único filho e um carneiro sendo entregue por Deus para morrer no lugar dele e o próprio Jesus Cristo que se entregou para morrer, não apenas por Isaque mas por todos nós.
Abraão nos mostra até onde um servo de Deus pode ter que ir para obedecer a Deus. Pode ser que nem sempre o servo entenda o que o Senhor quer com isso, mas ele obedece. Por toda a Bíblia vemos que, mesmo quando parece que o pedido de Deus é estranho, sempre é para o bem. Nesse caso, por exemplo a vida de Isaque foi poupada e Abraão aprendeu uma lição sobre ter fé em Deus. Até hoje, na cultura judaica, Abraão é o pai da fé. Sua atitude inspirou bilhões de pessoas através dos séculos. Pode ser que ele não sabia o porquê daquilo tudo. Mas Deus sabia. E Deus tinha um propósito. Abraão escolheu obedecer, sem questionar. E essa obediência foi recompensada grandemente. Sempre que escolhermos fazer a vontade de Deus seremos honrados e recompensados. Tudo correrá bem, porque Deus tem sempre o melhor para nós.

Jeremias 29:11-13
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.

Deus te chama para fazer a vontade, não do seu filho ou filha, não a do seu marido ou esposa, mas para fazer a vontade Dele. A vontade do Senhor é a mais importante. É soberana. É a Ele que você deve sempre obedecer. Deus vem em primeiro lugar. Deus sempre tem o melhor para você. Confie Nele como Abraão o fez e você será bem-sucedido e andará com Deus hoje e sempre.