terça-feira, 30 de maio de 2017

Família unida em Deus


Jó 1.4-5
4. Seus filhos costumavam dar banquetes em casa, um de cada vez, e convidavam suas três irmãs para comerem e beberem com eles.
5. Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham, lá no íntimo, pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó.

Todos nós conhecemos a história de Jó. O homem que passou por muito sofrimento e ainda assim permaneceu fiel. Porém pouco se fala sobre Jó, o pai de família. Antes de uma história de sofrimento e de família destruída, vemos que Jó era um pai exemplar. Ele ensinava seus filhos nos caminhos do Senhor e sempre intercedia por eles. Ele sempre os lembrava de se purificarem. Era de madrugada, mas lá estava Jó orando pelos seus filhos. É uma bela imagem de um pai. O pai e a mãe que servem a Deus se esforçam para criar os filhos nos caminhos de Deus. É isso que Deus deseja para a nossa família. Pais que servem a Deus, filhos sendo ensinados no caminho certo.
Uma das coisas mais difíceis para os pais devem ser criarem os filhos em um bom caminho é vê-los escolhendo uma vida de perdição. Jó, assim como qualquer pai ou mãe, não podia forçar o filho a andar com Deus, mas podia ensinar, guiar, repreender e sempre interceder.
Cada um de nós é responsável por si mesmo diante de Deus. Apesar disso, Deus criou a família como o núcleo onde nós vivemos e crescemos. Claramente a família é muito importante para nós, mas também é importante para Deus. Você quer ver sua família unida em amor? Deus também quer. Ele quer que você lute para manter sua família unida.

--> Pais: Deus quer que você ensine seus filhos nos caminhos do Senhor.

Deuteronômio 6:6-7
6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.

Como é que você ajuda seus filhos a conhecerem a Deus? Os incentiva e os traz à escola dominical? Lê a Bíblia e ora com ele? Conversa com ele sobre as coisas de Deus? Fornece material para que ele estude a palavra de Deus? Faz um culto no seu lar? Oram juntos?
Cada um tem seu jeito de criar os filhos, mas Deus nos diz em Deuteronômio que devemos ensinar com persistência. Isso quer dizer que não devemos desistir. Em casa, na rua, em todo momento, nossa vida tem que ser uma vida com Deus e nossos filhos devem ser capazes de perceber isso. O seu filho tem que ser capaz de olhar para sua vida e entender que você é um servo de Deus e que isso é bom.

--> Pais: Deus quer que vocês corrijam seus filhos

Provérbios 29:15
A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.

Quantos pais e mães esqueceram de como dizer não aos filhos? Vivemos numa época em que o pais querem ser “amigões” dos filhos, mas não querem ensinar e corrigir. A Bíblia nos fala que corrigir é sim função dos pais. Tem um ditado que diz que quem ama, corrige. Da mesma maneira que Deus corrige o povo de Israel quando eles se afastam dos caminhos corretos, um pastor usa seu cajado para corrigir o caminho da ovelha e impedir que esta caia e se machuque, da mesma maneira, um pai ou mãe que ama, corrige o filho. Por mais difícil que seja ser duro com os filhos, e eles não compreenderem o porquê de você estar fazendo aquilo, existem correções que vem para o bem. Deus é um pai que corrige em amor. Devemos aprender com Ele a fazer o mesmo buscando sempre o bem de nossos filhos.

--> Filhos: Deus quer que você honre seus pais

Dt 5.16.
16. “‘Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o Senhor, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá.

Deus quer que você seja um filho obediente e que honre seus pais. Que seus pais possam olhar para você e ter orgulho da pessoa que você se tornou. Que sua vida não traga vergonha a sua família, mas felicidade. Honrar os pais é tão importante que é o único dos 10 mandamentos que tem uma recompensa embutida. Deus vai recomensar àqueles que honram seus pais e sua família. Será que seus pais olham para você e ficam feliz em como você se tornou uma pessoa madura e sábia no Senhor? Tomara que sim.

--> Pais e filhos: Deus quer que você perdoe sua família

Gn 45.4-5
4. “Cheguem mais perto”, disse José a seus irmãos. Quando eles se aproximaram, disse-lhes: “Eu sou José, seu irmão, aquele que vocês venderam ao Egito!
5. Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.

José era um entre muitos filhos. Os seus irmãos sentiam inveja por ele ser o predileto do pai. Por causa dessa inveja fizeram uma armadilha e o venderam como escravo, assim ele desaparecia e ainda faziam um dinheirinho. José passa por muitas coisas no Egito, onde ele era escravo. Apesar disso, em tudo Deus o fazia prosperar e com o passar dos anos ele deixou de ser escravo, virou conselheiro e foi subindo na carreira. Cerca de 20 anos depois, já na posição de governador do Egito, a região passa por momentos de fome, mas graças a uma estratégia de José, o pais ainda aguenta firme. Muitos vêm ao Egito em busca de comida e entre eles, os irmãos de José, que o tinham vendido e não o reconheciam. Eles venderam um jovem a escravidão e agora estavam diante de um homem que era grande líder do maior país que existia. Eles não reconheciam o irmão, mas José sabia exatamente quem eles eram. Agora José tinha tudo em suas mãos: poder, riqueza e seus irmãos implorando por comida. Será que fôssemos nós teríamos nossa vingança? Não seria nesse momento que “pisaríamos” nos irmãos como retaliação por tudo o que nos fizeram?
José podia matá-los, prendê-los ou torná-los escravos, mas entre tudo isso, ele decidiu perdoar. Ele viu que naquilo tudo havia um plano de Deus e esqueceu tudo de mal que os irmãos tinham feito. Ele queria seus irmãos de volta! Ele queria seu pai de volta! Ele queria sua família unida de novo.

Gn 45.9-11

José chama sua família para perto novamente. Voltem para casa e chamem nosso pai. Digam a ele que estou vivo e vem morar aqui comigo. Vocês têm um lugar para morar e vou sustentar vocês.
Que vingança é essa? Eu te perdoo e vou te dar um lugar para morar e sustento?! Não é vingança. É o amor e o perdão que vem de Deus.
Quantos de nós não guardamos mágoas de nossos familiares? Por que será que é mais fácil perdoar um amigo mas quando é família guardamos raiva por muito tempo, talvez para sempre? A Bíblia nos alerta várias vezes que devemos aprender a perdoar, pois só assim seremos perdoados por Deus. Você quer que sua família seja salva, conheça a Jesus e encontre a salvação? Ótimo! Porém, entramos em contradição quando vivemos em guerra com nossa família mas queremos que eles tenham a paz no céu. Será que parte do motivo porque Deus criou a família não foi justamente para aprendermos a conviver, amar e perdoar? Você pode escolher seus amigos, pode escolher se quer casar e com quem, mas não pode escolher sua família. Você tem que aprender a amá-los e perdoá-los. As vezes isso é um esforço grande, mas Deus, Aquele que nos ensinou a amar e a perdoar, nos fortalece para que através Dele, a vontade de Deus seja feita em nosso lar.

*******************
Sua casa assim como sua família tem pilares que a sustentam de pé. As paredes formam a casa e impedem que ela caia. Uma vez Deus disse para mim que eu era um pilar em minha casa e eu entendi aquilo, mesmo muito novo. Eu, como filho, não tinha dinheiro nem poder para tomar as decisões naquela casa, mas eu podia escolher ajudar. Eu podia trazer paz em vez de problema. Eu poderia ajudar a acabar com discussões em vez de colocar mais lenha na fogueira. Mesmo criança, eu podia ajudar. Ser mais um pilar para manter minha casa de pé. Mesmo hoje, décadas depois, eu vejo o quanto Deus abençoou nossa casa. Minha mãe as vezes nos diz o quanto ela está feliz com o quanto minha irmã e eu crescemos e com o rumo que tomamos em nossa vida. É muito satisfatório para mim, como filho ouvir algo assim. Mas continua sendo meu trabalho honrar meus pais e ajudar a manter minha família unida.
Deus tem diferentes chamados e ministérios. Alguns pregam, outros louvam. Mas tem um chamado que Deus tem para cada um de nós. O chamado no nosso lar. De ser uma benção, não só para os outros, mas na nossa casa, no meio de nossa família. De trazer palavras de amor e perdão e não discussões. De ser um pilar que ajuda a sustentar a casa e não de ser uma pedra de demolição. Deus nos chama para termos uma família forte. Não podemos fazer milagres, mas Deus pode. Ele pode mudar corações, transformar vidas e Ele quer que você seja usado por Ele na sua casa para trazer bênção lá também.