terça-feira, 13 de junho de 2017

Fuja da idolatria

Josué 22:16
"Assim diz toda a comunidade do Senhor: ‘Como foi que vocês cometeram essa infidelidade para com o Deus de Israel? Como foi que se afastaram do Senhor, construindo um altar para vocês, rebelando-se assim contra ele?

O povo de Israel quando conquistou a terra prometida acabou se separando em duas partes. A tribo de Rúben, Gade e metade de Manassés ficaram do outro lado do rio Jordão, enquanto o resto de Israel ficava do outro lado. Essas tribos prometeram que ajudariam a conquistar a terra prometida junto com todo Israel mas depois voltaria e se estabeleceria ali, do outro lado do rio. Eles ainda seriam a mesma nação, apenas com um rio passando no meio. Um dia essas tribos do outro lado do rio fizeram um altar e isso quase levou que as outras tribos de Israel entrassem em guerra contra eles.
O povo de Israel sempre soube que não devia adorar a outros deuses, nem estátuas, nem imagens, nada além de Deus. Por toda a Bíblia é transmitida a mensagem de que nada e ninguém deve ser adorado além de Deus. Nem cantores, nem estátuas, nem pessoas vivas ou mortas. Nada deve ser adorado, reverenciado, idolatrado. Nada deve ser digno de louvor e honra a não ser o Senhor. Na Bíblia vemos que as vezes anjos viam trazer mensagens de Deus e as pessoas se colocavam em posição de adoração. Imediatamente o anjo os repreendia, dizendo que somente Deus deve ser adorado. A Bíblia expressa que através de Jesus temos acesso ao Pai. Não precisamos de outro intermediário além de Jesus Cristo. Nem santos, nem estátuas, nem amuletos. Temos acesso ao Pai.
O povo de Israel tinha tanta consciência de que não se deve adorar a mais ninguém que foram tirar satisfações com as tribos que fizeram o altar. Depois os dois lados de Israel se entenderam e viram que aquele altar era apenas um símbolo que mostrava que, mesmo estando separados por um rio, eles eram uma só nação, adorando a um só Deus.
Israel já tinha sofrido muito por causa da idolatria e sabiam mais do que ninguém que somente Deus é digno de nossa adoração. Que isso seja verdade na sua vida e somente Deus tenha o primeiro lugar e seja o alvo de sua dedicação e adoração.