quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Vitória e derrota


Existe um ditado popular que diz: diga-me com quem andas e te direi quem és.
Você concorda com esse ditado?

2 Crônicas 24:1
Joás tinha sete anos de idade quando se tornou rei, e reinou quarenta anos em Jerusalém. O nome de sua mãe era Zíbia; ela era de Berseba.

A história de hoje é focada em dois homens. Um era Joás, um rei, que começou  muito cedo a reinar, e o outro era Joiada, um sacerdote de Israel.
Podemos ver grandes coisas escritas a respeito de Joiada:

2 Crônicas 23:16-17
E Joiada fez um acordo pelo qual ele, o povo e o rei seriam o povo do Senhor.
Então todo o povo foi ao templo de Baal e o derrubou. Despedaçaram os altares e os ídolos, e mataram Matã, sacerdote de Baal, em frente dos altares.

Como sacerdote, Joiada acabou com uma rebelião, restaurou o templo como o lugar de adoração a Deus e guiou o povo a um acordo de fidelidade. Ele, o povo e o rei seriam daquele dia em diante o povo do Senhor. Joiada se demonstrou um servo fiel de Deus e um bom sacerdote.
E quando a Joás, o jovem rei?

2 Crônicas 24.2
Joás fez o que o Senhor aprova enquanto viveu o sacerdote Joiada.

Na versão do livro de 2 reis a frase fica um pouco diferente.

2 Reis 12:2
Joás fez o que o Senhor aprova durante todos os anos em que o sacerdote Joiada o orientou.

Esse verso nos traz uma história feliz, afinal o rei foi fiel a Deus e fez o que Ele aprova! Mas o final da frase é um banho de água fria. Ele fez isso, enquanto o sacerdote esteve vivo e o orientou.

2 Crônicas 24:14b-16
Enquanto Joiada viveu, holocaustos foram apresentados continuamente no templo do Senhor.
Joiada chegou à idade avançada, e morreu com cento e trinta anos.
Ele foi sepultado com os reis na cidade de Davi, em atenção ao bem que havia feito em Israel em favor de Deus e do seu templo.

Joiada, um grande sacerdote, homem de Deus, que fez Israel voltar ao caminho correto de Deus e ainda organizou uma reforma para o templo. Se lermos o capítulo de 2 Crônicas 23 ainda vemos que ele e sua esposa salvaram a vida do rei recém nascido e ele acabou com a rebelião. Se não fosse por ele, talvez Joás nem teria sobrevivido para ser rei.
Ele, com alta idade, faleceu, com grandes honras que não eram reservadas para alguém de sua classe social. Mesmo sendo sacerdote, foi enterrado em meio aos reis de Israel. Maior honra não poderia haver.
E quanto ao rei Joás? Que fim levou ele, um jovem promissor que estava junto desse sacerdote por praticamente toda sua vida? O que aconteceu com o jovem que reinou por 40 anos e tinha sido ensinado por um grande homem como Joiada?

2 Crônicas 24:17- 19
Depois da morte de Joiada, os líderes de Judá foram falar com o rei e lhe prestaram reverências, e ele aceitou o que disseram.
Então abandonaram o templo do Senhor, o Deus dos seus antepassados, e prestaram culto aos postes sagrados e aos ídolos. Por culpa deles, a ira de Deus veio sobre Judá e Jerusalém.
Embora o Senhor tivesse enviado profetas ao povo para trazê-los de volta para ele e os profetas tivessem testemunhado contra eles, o povo não quis ouvi-los.

Quantas vezes já não erramos? Quantas vezes não desobedecemos os mandamentos de Deus? Mesmo assim Deus está disposto a nos ouvir e nos perdoar. A Bíblia está recheada de histórias de pessoas que cometeram grandes erros, mas encontraram o amor e a graça de Deus. O texto nos fala que profetas foram enviados e pregaram a palavra de Deus. Mesmo assim o povo não ouviu.

Romanos 3:22b -24
Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

A Bíblia nos coloca em pé de igualdade como raça humana dizendo que todos pecamos e precisamos da misericórdia de Deus.
Talvez seja arrogância da nossa parte querer julgar o que Joás fez achando que é um absurdo, porque também temos as mãos cheias de pecados. Devemos, porém, no mínimo, aprender com a vida e os erros dele, para não cair na mesma tentação. Porém ao invés de aceitar seus erros, humilhar-se diante de Deus e pedir perdão pelos seus pecados, Joás foi ainda mais longe.

2 Crônicas 24:20-22
Então o Espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Ele se colocou diante do povo e disse: "Isto é o que Deus diz: ‘Por que vocês desobedecem aos mandamentos do Senhor? Vocês não prosperarão. Já que abandonaram o Senhor, ele os abandonará’ ".
Mas, alguns conspiraram contra ele e, por ordem do rei, apedrejaram-no até à morte no pátio do templo do Senhor.
O rei Joás não levou em conta que Joiada, pai de Zacarias, tinha sido bondoso com ele, e matou o seu filho. Este, ao morrer, exclamou: "Veja isto o Senhor e faça justiça! "

O filho de Joiada tinha sido escolhido por Deus para ser um porta-voz do Senhor. Assim como seu pai, ele continuaria pregando a palavra do Senhor e corrigindo o povo de seus maus caminhos. Mas infelizmente eles não ouviram Zacarias como tinham ouvido seu pai. O rei mandou que o matassem, ignorando totalmente tudo o que Joiada, o pai da vítima, tinha feito pelo povo de Deus. No momento de morte, Zacarias lança suas últimas palavras de profecia anunciando que o Senhor traria justiça.

2 Crônicas 24:24,25
Embora o exército arameu fosse pequeno, o Senhor entregou nas mãos dele um exército muito maior, por haver Judá abandonado o Senhor, o Deus dos seus antepassados. Assim o juízo foi executado sobre Joás.
Quando os arameus foram embora, deixaram Joás seriamente ferido. Seus oficiais conspiraram contra ele, porque ele tinha assassinado o filho do sacerdote Joiada, e o mataram em sua cama. Assim ele morreu e foi sepultado na cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis.

Aqui vemos qual foi o final do rei Joás. Um homem que começou bem, sob o conselho de um servo de Deus, jovem e promissor, se tornou um assassino, foi humilhado em guerra e quando ferido e indefeso, foi traído pelos seus próprios compatriotas, pois tinha matado o filho de Joiada, quem tinha sido seu conselheiro e quem tinha salvado sua vida. Além disso, ainda foi sepultado em um lugar de pouco destaque. Nem sabemos exatamente onde, só que não foi onde os reis eram sepultados. Ou onde o próprio Joiada tinha sido sepultado.

Que triste fim para esse homem que não soube ser fiel a Deus e preferiu ouvir o conselho de línguas venenosas. Um homem que tinha sido ensinado no bom caminho do Senhor, no momento em que seu líder morre, abandona tudo aquilo que tinha aprendido e se torna o responsável pela decadência de tudo o que seu mestre tinha reconstruído.

++++++++++++++++++++++++++++++
Da vida de Joás devemos aprender duas coisas:
1- Seu relacionamento com Deus é pessoal
Não importa se você frequenta a igreja, se seus pais são cristãos fervorosos, se você nasceu em berço cristão. Nada disso importa no seu relacionamento com Deus. Por quê? Porque você tem que andar com Deus. Seus pais podem ser fiéis, seus irmãos, toda sua família e seus amigos, mas se você se afastar de Deus, você ficará longe do Senhor e vai perder tudo o que Ele tem a nos oferecer.
Meu professor de escola dominical dizia que “não existem netos de Deus. Só filhos de Deus.” Você é responsável pelo seu relacionamento com Deus.
O mesmo acontece com seus familiares. Se você for como Joiada e servir a Deus, dar bom exemplo e ensinar seus filhos no caminho correto, ainda assim é possível que eles não sigam o caminho correto se eles assim escolherem. A liberdade que Deus nos deu para escolher o rumo de nossa vida é real. Ninguém irá amarrado para o céu. Você será salvo se escolher o caminho da salvação no Senhor. Não ache que a religiosidade de seus pais ou amigos te darão “pontos” diante de Deus. Você deve andar com Deus.

2- Não use as pessoas como muletas da sua fé
O rei Joás era fiel a Deus, mas a partir do momento que Joiada morreu, ele se desviou totalmente do caminho correto. Ele dependia de Joiada de tal maneira que ele não sabia ser servo de Deus sem ele. Talvez isso queira dizer que ele, na verdade, não era obediente ao Senhor. Ele era como aquela pessoa que vai a igreja porque sua família leva. Como aquela pessoa que ora porque todos estão orando e canta porque todos estão cantando. Mas não o faz de coração, porque na primeira oportunidade, assim como Joás fez, ela escolhe seguir o caminho da destruição e do pecado.

Como anda sua vida espiritual? Você tem sido um seguidor de Cristo? Você como pessoa, sozinho, consegue estar com Deus e adorá-lo? Você fala com Deus e se dedica às coisas de Deus mesmo quando ninguém vê?
Você depende muito das pessoas para fazer as coisas para Deus? Quando os outros se vão, você continua cristão, ou tem duas caras? Tem sido fácil ser cristão na igreja mas difícil durante a semana no trabalho, em casa e nas ruas?

Temos que refletir na vida de Joiada e de Joás. Um foi um servo fiel até o fim e usou sua vida fazendo a obra do Senhor. Mesmo em morte foi coberto de honras. O outro é um rei, que mesmo sendo a pessoa mais importante do país, é uma pessoa miserável por dentro, que trai seu mestre, seu Deus e seu país quando os outros não estão olhando.
Quem você tem sido? O sacerdote ou o rei? Reflita sobre sua vida e mude.

2 Crônicas 22.19
Embora o Senhor tivesse enviado profetas ao povo para trazê-los de volta para ele e os profetas tivessem testemunhado contra eles, o povo não quis ouvi-los.

Deus tem falado. Ele tem ensinado. Ele tem corrigido. Não seja teimoso. Ouça a palavra do Senhor e endireite seus caminhos enquanto ainda há tempo.