quarta-feira, 7 de março de 2018

Não tenha medo de ser líder


Juízes 9
8. Certo dia as árvores saíram para ungir um rei para si. Disseram à oliveira: ‘Seja o nosso rei!’
9. “A oliveira, porém, respondeu: ‘Deveria eu renunciar ao meu azeite, com o qual se presta honra aos deuses e aos homens, para dominar sobre as árvores?’
10. “Então as árvores disseram à figueira: ‘Venha ser o nosso rei!’
11. “A figueira, porém, respondeu: ‘Deveria eu renunciar ao meu fruto saboroso e doce, para dominar sobre as árvores?’
12. “Depois as árvores disseram à videira: ‘Venha ser o nosso rei!’
13. “A videira, porém, respondeu: ‘Deveria eu renunciar ao meu vinho, que alegra os deuses e os homens, para ter domínio sobre as árvores?’
14. “Finalmente todas as árvores disseram ao espinheiro: ‘Venha ser o nosso rei!’
15. “O espinheiro disse às árvores: ‘Se querem realmente ungir-me rei sobre vocês, venham abrigar-se à minha sombra; do contrário, sairá fogo do espinheiro e consumirá até os cedros do Líbano!’

Nessa fábula que Jotão conta, as árvores são personagens que querem um novo rei. Elas saem buscando alguém para o cargo mas ninguém quer abrir mão da sua vida fácil para assumir responsabilidades. No fim o único que aceita é o espinheiro que é uma péssima escolha.
As vezes oportunidades aparecem nas nossas vidas e temos medo de arriscar. Um cargo, uma oportunidade ou uma porta que se abriu. Preferimos ficar seguros no que já temos do que nós aventurar em algo novo. Isso porém pode ser muito ruim.
Se Deus te chama para trabalhar na obra Dele. Se você negar, então pode ser que a obra fique incompleta ou até que alguém pior assuma a posição.
Isso é muito comum entre os jovens que tem medo de assumir posição de liderança mas às vezes se arrependem quando alguém assume essa posição e percebem que era um espinheiro bravo.
Não perca as oportunidades que Deus colocar na sua vida. Se for para trabalhar e se dedicar, vá sem medo. 
Não tema o trabalho ou responsabilidade. Aproveite as oportunidades e não deixe os "Espinheiros" assumirem a liderança por falta de árvores boas.

"A única coisa necessária para o triunfo do mal é que os homens bons não façam nada" 
Edmund Burke