sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Ponha sua esperança em Deus



Essa semana eu ouvi uma mensagem do pastor Ed Rene em que ele fala sobre “Esperançar” (termo que não existe em português porque aqui não se fala de esperança como se fosse um verbo)... Eles falavam em Esperançar porque querem dizer que esperança não é algo que se espera, mas é uma ação.
Muitos grandes pensadores falaram sobre esperança.
Martin Luther King diz:
Devemos aceitar a decepção finita, mas nunca perder a esperança infinita.

Numa entrevista com o arcebispo anglicano Desmond Tutu perguntaram para ele se ele realmente era tão otimista quanto parecia em seus livros. Ele respondeu dizendo:

“Eu não sou otimista. Bem diferente disso. Eu sou esperançoso. Sou um prisioneiro da esperança.” Que bela imagem. Ele não é alguém que decide ter esperança, mas está preso a essa ideia.
Em outra ocasião ele diz:

“Esperança é a capacidade de ver que há luz, apesar da escuridão”.
Todos nós sabemos que existe luz e escuro, mas quando nossa alma está passando por um local escuro, é difícil lembrar que existe a luz. Durante a noite, precisamos lembrar que existe a manhã.

A bíblia nos relembra que as vezes o momento de dificuldade vem mas não devemos ter nossos olhos firmados no tamanho da nossa dificuldade:

Salmos 30:5b
...o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.

Apesar de todas essas sábias palavras sobre esperança, existem momentos em que parece que tudo desaba e perdemos nosso chão. Na bíblia vemos histórias de servos de Deus que se encontram em situações complicadíssimas e se vêem sem saída. O que fazer?
Quando tudo parece acabado e a esperança parece ter desaparecido, onde buscar ajuda?
Grandes pessoas que tem suas histórias narradas na Bíblia passaram por momentos onde a esperança parece ter desaparecido.

-Davi
O rei salmista passou por alguns momentos muito complicados em sua vida. Ser perseguido pelo antigo rei, viver fugitivo, se envolver em adultério, perder o filho por culpa de seu pecado, ter seu outro filho como seu próprio inimigo. Apesar disso tudo, vemos em seus cânticos onde ele buscava forças no momento de desespero:

Salmos 42:10,11
Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus? "
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

Com esses cânticos vemos um homem que passa por momentos difíceis, mas diz a sí próprio para se lembrar que não pode perder as esperanças, pois elas estão firmadas em Deus. “Por que está assim tão triste, ó minha alma?” é um questionamento que muitos de nós já tivemos em algum momento. Que possamos ter a mesma resposta que Davi teve: Ponha a sua esperança em Deus!

E vemos que não são só palavras vazias, pois quando pecou, Davi pagou caro por seu pecado, mas se entregou totalmente buscando forças e perdão aos pés do Senhor. Ele se arrependeu, se humilhou e buscou forças no Senhor.

2 Samuel 12:16
E Davi implorou a Deus em favor da criança. Ele jejuou e, entrando em casa, passou a noite deitado no chão.

-Elias

O famoso profeta Elias não teve uma vida fácil. Num certo momento de sua vida se viu perseguido por Jezabel. Por ser rainha, Jezabel era muito poderosa e tinha o reino a seu dispor para encontrar Elias. Isso o levou a um grande desespero. Ele foge e se desespera, indo para o deserto para conseguir sobreviver  Mesmo na hora da tristeza e dificuldade, era com Deus que Elias falava e abria seu coração.

1 Reis 19:2-6
Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: "Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles".
Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo
e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. "Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados. "
Depois se deitou debaixo da árvore e dormiu. De repente um anjo tocou nele e disse: "Levante-se e coma".
Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.

Elias desiste de sua vida, mas Deus mostra a seu servo que ele não está só e que continua cuidando dele. Pão e água. Pode parecer pouco, mas para aquele homem desesperado no deserto, foi o suficiente para acalmá-lo, alimentá-lo e dar novas forças para continuar na luta. O pastor Ed René diz em uma de suas pregações que morrer não é uma escolha, mas sobreviver é. Para morrer, tudo o que precisamos fazer é parar e esperar. A morte é parte da vida e todos caminhamos na direção dela. Para viver, por outro lado, temos que fazer algo. Temos que decidir, temos que nos esforçar. Imagine-se como Elias no deserto. Morrer é fácil, mas sobreviver é uma decisão e um esforço. O Senhor, como alguém que o ama muito, o ajuda nesse momento de dificuldade a manter as forças. Mais a frente, Deus também lembra seu servo que ele não está sozinho, mas ainda existem sete mil servos fiéis em Israel (1 reis 19.18). Além disso vemos que o alimento que Deus deu a Elias o deu força sobrenatural para sobreviver aquela situação precária, saciando-o por 40 dias (1 reis 19.8). O Senhor também se encontra com Elias e apresenta seu plano, dando uma nova direção para a vida dele. A vida de Elias não estava no fim. O Senhor ainda tinha grandes planos para ele.

Jó 42:1-5
Então Jó respondeu ao Senhor:
"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Tu perguntaste: ‘Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? ’ Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber.
"Tu disseste: ‘Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá’.
Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.

Jó perdeu tudo. Durante todo o livro de Jó podemos ver ele desesperando dizendo coisas como “Por que não morri ao nascer, e não pereci quando saí do ventre?” (Jó 3:11) Mas ele abre seu coração e coloca toda a sua frustração diante de Deus e de seus amigos. Vemos que apesar da dificuldade, ele não se afasta de Deus, pois quando o Senhor fala, logo Jó ouve e se arrepende. Apesar de tudo o que Jó disse ao “desabafar”, Deus ainda repreende os amigos de Jó, afirmando que Jó não errou fazendo o que fez. O livro de Jó começa com Deus dizendo que Jó era um servo fiel, e apesar da dificuldade que ele passou, no fim vemos Deus reafirmando que Jó era um servo fiel que apesar do desespero, ainda cria no seu Deus.

Jó 42:8
Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não farei com vocês o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó".

  • Jesus
É estranho pensar que até Jesus passou por momentos de tristeza e dificuldade. Mesmo sabendo que sua morte viria desde o começo, Jesus, ao se aproximar do evento, se vê aflito e vai buscar forças e consolo. Onde? No mesmo lugar onde todos os servos de Deus acima: foi buscar forças em Deus.

Marcos 14:34-36
E lhes disse: "A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem".
Indo um pouco mais adiante, prostrou-se e orava para que, se possível, fosse afastada dele aquela hora.
E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres".

Não apenas perto de Sua crucificação, mas vemos que por toda a vida de Deus ele sempre reservava momentos para passar em oração com o Pai. Mas aqui, num momento de desespero, é mais claro do que nunca que Jesus se entrega nas mãos do Pai em total confiança e obediência ao dizer “não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres”.



Salmos 34:18
O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.

A nossa esperança deve estar firmada no Senhor. Por dificuldades todos nós passamos, mas temos que fortalecer nosso relacionamento com Deus desde hoje, para que se um dia passarmos por momentos difíceis e noites escuras, possamos nos lembrar que Jesus é nossa luz e que a manhã virá. O pastor Ed René diz:
“As dores mais lancinantes são apaziguadas pelo Deus que chora conosco. Toda dor é por enquanto, até porque nós aguardamos a ressurreição.”

Todos nós passamos por problemas e dificuldades. Porém não podemos nos deixar dominar pela dor e a tristeza. Temos um Deus que está conosco. Deus está perto daquele que clama a Ele. Deus ouve o seu chamar. Deus ouve sua oração.
Faça como Jó, faça como Elias, faça como Davi, faça como Jesus. Quando a dificuldade vier, firme sua esperança em Deus, como uma âncora que te firma. A tempestade tenta vir e te levar, mas aquele que tem sua casa firmada na rocha, firme na rocha continuará.
Que o Senhor seja seu Deus todos os dias, nos bons dias, quanto tudo parece correr bem, e nos dias maus, quanto toda a esperança parece desaparecer. Até nesses dias, lembre-se que o Senhor te ama e está contigo.
Ponha sua esperança em Deus. Nele, você nunca será decepcionado. Firme sua fé em Deus. Ele cuidará de ti.

Existe um cântico que diz:


Aflito e triste coração,

Deus cuidará de ti;
Por ti opera a sua mão,
Que cuidará de ti.

Deus cuidará de ti,
Em cada dia proverá;
Sim, cuidará de ti,
Deus cuidará de ti.

Na dor cruel, na provação,
Deus cuidará de ti;
Socorro dá e salvação,
Pois cuidará de ti.
Lembre-se: Esperança é a capacidade de ver que há luz, apesar da escuridão.
A noite virá. É normal. Mas não podemos esquecer que a manhã também virá. Lembre-se. Deus cuida de você e está com você. Confie em Deus. Espere em Deus. Ele sempre estará contigo.