quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

A importância do natal


Lucas 2:8-20
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos.
E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados.
Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo:
Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor.
Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo:
"Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".
Quando os anjos os deixaram e foram para o céu, os pastores disseram uns aos outros: "Vamos a Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos deu a conhecer".
Então correram para lá e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura.
Depois de o verem, contaram a todos o que lhes fora dito a respeito daquele menino,
e todos os que ouviram o que os pastores diziam ficaram admirados.
Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração.
Os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, como lhes fora dito.
Todos nós conhecemos a história do natal e de Jesus. É verdade que muitos confundem o significado do natal com a versão capitalista que temos hoje em dia onde o mais importante é gastar seu 13º comprando presentes, decoração e comidas. Porém quanto mais olhamos a história de Jesus vemos que o natal é importante por causa de Jesus e não por causa de presentes ou comida.
O anjo que aparece aos pastores diz trazer “boas novas de grande alegria”. E que motivo de alegria maior poderia haver? Jesus estava chegando! O salvador tão esperado por Israel tinha nascido. Um coral celestial aparece e começa a louvar ao Senhor pelas grandes coisas que estavam acontecendo. Os pastores que vêem tudo isso ficam curiosos e vão até Jesus para conhecê-lO. Ao chegar lá eles contam todas as coisas maravilhosas que viram e que os trouxeram até Jesus. Todos que cruzavam seu caminho também souberam dos sinais e maravilhas e ouviram falar sobre Jesus.
Vamos nos afastar um pouco da imagem da noite em que Jesus nasceu. Para entender o porquê de Jesus ser tão importante não devemos focar no nascimento, mas na sua vida e morte na cruz, no propósito da sua vinda de anunciar o perdão dos pecados e da salvação.
1 João 3:8
Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.
Para isso o Filho de Deus se manifestou. O natal é isso. A manifestação do salvador. O começo de tudo. O começo da salvação, libertação, perdão, misericórdia e nova vida.
Para algumas pessoas o natal é época de tristeza, pois nessa época muitos lembram que estão longe de família, amigos ou nem os tem. Mas para todas essas pessoas, no natal, veio Jesus, que nos ama mais do que qualquer mãe pode nos amar. No natal veio Jesus, que se sacrificou pelo nosso bem. Veio Jesus, nossa salvação. Não deixe o natal ser uma época triste na sua vida. Lembre-se que Jesus veio por você, nasceu, viveu e se entregou na cruz por você. Por amor.
João 3:16-19
"Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.
Quem não conhece João 3:16? As vezes até decoramos o versículo. Mas realmente paramos para entender o que isso significa? E os versos seguintes são muito importantes também.
- Deus amou o mundo muito. Tanto que fez o seguinte...
- Enviou seu único Filho para que todos que crêem tenham vida eterna
- Não para condenar, mas para salvar o mundo
- Jesus é a luz que veio ao mundo que vivia em escuridão
Se pensarmos desta maneira a mensagem de natal é, resumidamente, a mensagem do evangelho. É através do natal que temos acesso a Jesus. Através de Jesus que temos acesso a Deus. Sem o natal não há história de salvação. Sem o natal não há vida eterna em Deus.
Felizmente existe o natal. E o Filho de Deus se manifestou. E Sua obra se fez manifesta. E Seu amor. E Seu perdão.
Por isso o natal é uma época tão feliz para nós que conhecemos a Deus. Não apenas por ser o nascimento de Jesus, mas também pelo que isso significa, não só para nós mas para toda a humanidade. No natal existe salvação. No natal há o começo de uma vida eterna junto ao Pai. No natal há esperança, alegria e paz. Não só para nós, mas para todos que, assim como aqueles pastores no campo, conhecerem a Cristo.