segunda-feira, 29 de abril de 2013

Namoro cristão (parte 3)

Se perdeu as partes anteriores, leia aqui: parte 1, parte 2.

Nessa série sobre namoro, vamos falar também sobre várias que se relacionam com o assunto. O tema dessa semana: paixão! Ela mexe com sua cabeça e seus sentimentos. Quando alguém se apaixona... tudo muda!
 
No dicionário
-Paixão:
sf (lat passione) 1 Sentimento forte, como o amor, o ódio etc. 2 Movimento impetuoso da alma para o bem ou para o mal. 3 Mais comumente paixão designa amor, atração de um sexo pelo outro. 4 Gosto muito vivo, acentuada predileção por alguma coisa. 5 A coisa, o objeto dessa predileção. 6 Parcialidade, prevenção pró ou contra alguma coisa. 7 Desgosto, mágoa, sofrimento prolongado. 8 Os tormentos padecidos por Cristo ou pelos mártires.

Em primeiro lugar, a paixão é algo que Deus colocou em nós quando nos criou. Não é sobrenatural e você não está pecando quando se sente apaixonado. É parte da vida! E uma bela parte.
A paixão é um sentimento avassalador que te faz ver coisas que não existem, gostar de coisas que você não gostava. Faz parte da vida de qualquer pessoa e te deixa bem feliz. Mas acaba depois de um tempo. Isso é um fato. 

Aquele sentimento incrivelmente assustador (mas legal) de que você ama aquela pessoa mais do que tudo e não pode ficar longe dela... isso se vai. Depois de um tempo você tira “o óculos da paixão” e não vê mais tudo pelas lentes cor de rosa dele. A paixão cobre defeitos. Para conhecer alguém de verdade, é necessário conhecer as qualidades, mas os defeitos também! Quando a paixão se vai, você começa a perceber que aquela pessoa não é perfeita! Ela tem defeitos que as vezes te irritam!
(psiu, segredinho: você também é assim, mas finge que não...)
As vezes quando aquela sensação se vai, as pessoas acham que deixaram de amar e alguns desistem do relacionamento. AGORA que ele ia começar a ter um relacionamento mais real, mais honesto e sincero ele desiste. Tenha um relacionamento com alguém com quem você gosta de conversar e ficar junto, porque a beleza passa com o tempo. 

Alguns não querem um relacionamento profundo, mas a diversão da paixão.

Outros colocam expectativa que um relacionamento vai ser só paixão, mas paixão é palha que queima rápido e amor é a lenha que dura. Ai depois se decepcionam porque ele achava que cada dia seria perfeito. E não foi. O amor é melhor. É mais profundo, mas não acontece do dia para a noite.

Existem alguns jovens que vivem mini-paixões. Principalmente em idade de estudo. Todo ano ele muda de turma e todo ano ele acha alguém diferente para se apaixonar. Um ano ele acha alguém bonito (por um motivo qualquer que faça sentido na cabeça da pessoa) e se apaixona. Se for tímido, fica só na admiração. Passa o ano, o sentimento passa. Então ele encontra outra pessoa para se apaixonar de novo. E a história continua. 

A paixão é perigosa também. Alguns conseguem encontrar um namorado que não é cristão e este se converte vindo para a casa de Deus. Mas isso quase nunca acontece. Quando se está apaixonado não se consegue pensar de maneira sóbria. Você fica bêbado de paixão! Suas decisões não são as melhores e depois, olhando para trás, você vai se arrepender. Por isso muitos jovens largam igreja, amigos, indo contra tudo e todos só porque estão apaixonados. Para ele, qualquer um que for contra este relacionamento já está errado. Esse sentimento acaba levando muitos jovens para longe de Deus, devido a seus sentimentos por outra pessoa. Se esta pessoa é de outra igreja, ótimo! O que é importante é que ninguém abandone suas crenças por alguém. Afinal de contas, o primeiro mandamento que Jesus nos deixou é AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO, de todo o coração. Muita gente acha esse mandamento fácil e o segundo (amar o próximo) difícil, mas quando você está apaixonado e larga tudo e todos por uma pessoa, você está colocando ela em primeiro lugar da sua vida. Tem gente que idolatra artistas e cantores, outros o namorado ou a namorada. DISSO SIM Deus não se agrada nem um pouco. 
Mas a paixão não nos deixa pensar claramente. É preciso lembrar de suas prioridades e não idolatrar uma pessoa.

E quanto a nós, cristãos? Como devemos namorar ou até procurar por uma pessoa para nós?