segunda-feira, 6 de maio de 2013

Namoro cristão (parte 4): Ainda não encontrei alguém. O que faço?


Se perdeu as partes anteriores, leia aqui: parte 1, parte 2, parte 3.



Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?

Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".

Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei"

"e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso.
2 Coríntios 6:14-18
"Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?  Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?  Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".  Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei"  "e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso. Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. "
Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas?

Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?

Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: "Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".

Portanto, "saiam do meio deles e separem-se", diz o Senhor. "Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei"

"e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas", diz o Senhor Todo-poderoso.
2 Coríntios 6:14-18
2 Co 6.14-7.1 

Não se casem com pessoas de lá. Não dêem suas filhas aos filhos delas, nem tomem as filhas delas para os seus filhos,  pois elas desviariam seus filhos de seguir-me para servir a outros deuses e, por causa disso, a ira do Senhor se acenderia contra vocês e rapidamente os destruiria. 
Deuteronômio 7:3-4

Se quer encontrar alguém, não procure no lugar errado. Convivemos junto com todos os tipos de pessoas. Mas esse mundo em que vivemos está cheio de pessoas que não dão a mínima pros padrões de Deus de como devemos viver (os que a Bíblia chama de ímpios). Estamos entre os ímpios, temos que amá-los, mas não podemos nos tornar como eles.

Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’  Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.  Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. 
Mateus 6:31-33

Cuide das coisas de Deus em primeiro lugar. Deus vai cuidar da sua vida e do que você precisa.
Devo sair procurando ou deixar Deus mandar o “prometido”? Como saber se é o escolhido pra mim? Estou esperando a prometida ou devo procurando a prometida de Deus?
Essa é a pergunta que mais gera dúvidas quando não se tem namorado ou namorada ainda. Ela mexe na questão: “sou livre para tomar minhas escolhas ou Deus está no controle de tudo?” Isso depende muito da sua visão de mundo: Deus está 100% no controle de tudo o que acontece no universo ou as vezes Deus permite que tomemos nossas decisões com liberdade?

E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? "

Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi".
Gênesis 3:11-12
E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer? "  Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". 
Gênesis 3:11-12

Deus deu a ordem a Adão, mas ele escolheu não obedecer. Deus nos criou seres inteligentes e livres. Desde o início, não somos escravos a vontade de Deus, mas ele nos dá liberdade para escolhermos o que queremos para nossas vidas. Se não houvesse livre-arbítrio (liberdade para decidirmos o que fazer) não haveria necessidade de se pregar o evangelho ou de tentar fazer o bem, porque a vida é só um teatrinho acontecendo, uma gravação de algo pronto, algo que Deus já escreveu. Talvez a resposta seja mais complexa do que pensamos. Nós estamos presos ao tempo. Para mim o presente é 6 de maio de 2013. Deus é eterno, sempre existiu e existirá para sempre. O que Deus conhece é algo muito além de nosso pequeno conhecimento. Talvez (e essa é a minha opinião pessoal) Deus tem um plano para nossa vida, mas Ele ainda permite que façamos as nossas escolhas. Entre elas, a escolha de um companheiro.

Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. 
Hebreus 5:14 

Só precisamos discernir o bem do mal porque temos capacidade de escolher entre um ou outro. Temos liberdade para escolher nosso caminho na vida, mas devemos escolher o bem.

Vivam como pessoas livres, mas não usem a liberdade como desculpa para fazer o mal; vivam como servos de Deus. 
1 Pedro 2:16

Você é livre para escolher, mas escolha liberdade e não a escravidão do pecado. Submeta-se a Deus.
Ao mesmo tempo, parece que não somos 100% livres, pois Deus tem planos e certas coisas que estão planejadas. Por exemplo, não importa o que façamos com nossa liberdade, a segunda vinda de Cristo é algo marcado, vai acontecer. A Bíblia nos mostra um Deus que interfere, que interage. Um Deus vivo, que fala, age em nossas vidas e se importa com as escolhas que fazemos.
Somos livres para escolher namorarmos quem queremos e justamente por isso devemos submeter a nossa vontade a Deus, para que escolhamos alguém que esteja debaixo da vontade do Pai.
Algumas pessoas acreditam que Deus tem uma pessoa para cada um: “um prometido”. Eu, pessoalmente, não acredito nisso (e olha que dizem que sou romântico demais). Acho que é uma visão apaixonada de alguém que acredita que está namorando com a pessoa com quem vai casar. E se der certo, graças a Deus, que dê certo mesmo! Mas se o namoro não dá certo, o que não é nenhum pecado e as vezes acontece, a pessoa simplesmente fala que “não era o prometido de Deus”, dizendo isso para si mesma para aceitar melhor o término do relacionamento, ao melhor estilo "ele não era bom pra mim mesmo... Seguindo por essa lógica, você não tem como saber quem é o prometido de Deus até que encontre alguém e seu relacionamento dê certo. Na prática,  é muito difícil saber se a pessoa realmente é o escolhido de Deus pra você, a não ser que Deus decida se manifestar sobre o assunto, o que, por experiência própria,  acontece raramente.
Além disso, é uma pergunta egoísta. Como saber se é a pessoa certa pra mim?

Fazendo isso, nos colocamos no centro. Como se fôssemos consumidores em busca do produto que me satisfaz melhor. Você vai encontrar uma pessoa um dia: uma pessoa pecadora, assim como você, não se esqueça disso.

Todo mundo tem uma lista de coisas que quer que o outro seja, mas você tem uma lista do que você precisa ser para ser uma bênção para o outro?

Você nunca vai encontrar uma pessoa que supra todos os requisitos que você deseja.
Antes de perguntar se ela é a pessoa certa pra você, pergunte-se: Você é o tipo de pessoa que um servo de Deus ia querer como namorado ou namorada? Se você não tem tanta certeza, passe menos tempo procurando alguém pra você e mais tempo se moldando um servo.

Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo.Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo.Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos.Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa.Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos.As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa.Os que servirem bem alcançarão uma excelente posição e grande determinação na fé em Cristo Jesus.
1 Timóteo 3:1-13

Torne-se um homem e uma mulher melhor.
Eu não acredito que exista alma gêmea, uma pessoa só no mundo feita especialmente para você. Algumas pessoas só querem começar a namorar se tiver alguma resposta de Deus ou profecia que diga que eles podem fazer isso. Você imagina se todo mundo fizesse isso? Ia ter um monte de solteiros por ai esperando uma resposta do céu para começar a namorar! Até porque profecia de verdade não acontece toda hora. Deus fala quando quer e da maneira que quer. Eu acredito que escolher isso faz parte da liberdade que Deus nos deu.

Que tipo de pessoa você procura? Qual é o seu tipo?
Já percebeu o que o mundo considera beleza hoje em dia? Quem são os artistas mais bonitos do mundo? Essa “beleza” é 100% natural, é algo normal? As modelos tem corpo de mulheres maduras ou de pessoas artificiais (bonecas barbie)? O que consideram beleza hoje há poucos anos atrás ninguém acharia bonito. Além disso, hoje em dia as pessoas parecem querer mais alguém que seja sexualmente atraente do que alguém bonito. Vivemos em um mundo corrompido, e o gosto do mundo segue a sua falta de virtude.
Os homens por outro lado, cada vez mais valorizam a beleza das mulheres mais novas. E quanto tempo uma mulher permanece com o corpo de uma mulher nova e quanto tempo de uma mulher madura? A beleza pregada pelo mundo é falsa e artificial! Valoriza o que os olhos vêem e não o que é importante de verdade. Valorizam aquilo que vai embora com o tempo,  e não a beleza que fica. Focando na beleza exterior,  você está sabotando seus próprios relacionamentos os levando ao fracasso.

Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe. Amarre-os sempre junto ao coração; ate-os ao redor do pescoço.Quando você andar, eles o guiarão; quando dormir, o estarão protegendo; quando acordar, falarão com você.Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz, e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida,eles o protegerão da mulher imoral, e dos falsos elogios da mulher leviana.Não cobice em seu coração a sua beleza nem se deixe seduzir por seus olhares,pois o preço de uma prostituta é um pedaço de pão, mas a adúltera sai à caça de vidas preciosas.Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa?Pode alguém andar sobre brasas sem queimar os pés?Assim acontece com quem se deita com mulher alheia; ninguém que a toque ficará sem castigo.O ladrão não é desprezado se, faminto, rouba para matar a fome.Contudo, se for pego, deverá pagar sete vezes o que roubou, embora isso lhe custe tudo o que tem em casa.Mas o homem que comete adultério não tem juízo; todo aquele que assim procede a si mesmo se destrói.Sofrerá ferimentos e vergonha, e a sua humilhação jamais se apagará,pois o ciúme desperta a fúria do marido, que não terá misericórdia quando se vingar.Não aceitará nenhuma compensação; os melhores presentes não o acalmarão.
Provérbios 6:20-35

Existem qualidades que são realmente importantes. Beleza não é uma delas. Cuidado com pessoas que se insinuam e querem te conquistar.

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis.  Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma.  Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.  Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos.  Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.  Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara comida para todos os de casa, e dá tarefas as suas servas.  Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.  Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e vigorosos.  Administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite.  Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca.  Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.  Não receia a neve por seus familiares, pois todos eles vestem agasalhos.  Faz cobertas para a sua cama; veste-se de linho fino e de púrpura.  Seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra.  Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes.  Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro.  Fala com sabedoria e ensina com amor.  Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça.  Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo:  "Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera".  A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.  Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade. 
Provérbios 31:10-31

Uma mulher de Deus... e você homem? É esse o tipo de mulher que você procura? Se a resposta é sim, isso é muito bom. Mas pense, se você encontrar essa mulher, ela vai querer ficar com alguém como você? Você também tem que se tornar um homem de Deus para combinar bem com ela. A mesma coisa serve se você é uma mulher em busca de um homem.

Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher,  observando a conduta honesta e respeitosa de vocês.  A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.  Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus.  Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos,  como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.  Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 
1 Pedro 3:1-7

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor,  pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.  Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.  Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela  para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,  e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.  Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.  Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,  pois somos membros do seu corpo.  "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne".  Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja.  Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. 
Efésios 5:22-33

Quer encontrar alguém de Deus? Se torne um servo melhor a cada dia. Dessa maneira, ao invés de "procurar um companheiro melhor" você vai se TORNAR um companheiro melhor, atraindo também alguém melhor pra você. Mas busque alguém de Deus. Você tem que ter um namorado ou namorada que seja uma bênção pra você e que você seja para ele ou ela também.