segunda-feira, 13 de maio de 2013

Namoro cristão (parte 5): Gosto de alguém. E agora?!


Partes anteriores: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4.
Quando você está interessado em alguém, você deve responder a uma pergunta? Esse relacionamento vai te aproximar de Deus ou te afastar? 
Quando você quer namorar, é importante pensar no tipo de pessoa que você quer pra você e se você vai ser uma bênção para a outra pessoa também! Namorar não é pecado e querer uma companheira não é errado. Começar um namoro não é o mesmo que se afastar de Deus, mas depende de vocês. Muitos encontram um namorado ou namorada e a primeira coisa que fazem é largar a tudo e todos e ficar só com o companheiro! Para você ter um relacionamento santo, independente se é namoro ou casamento, Deus precisa estar no CENTRO de seu relacionamento.

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.  Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor,  pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.  Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.  Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela  para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,  e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.  Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo.  Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja,  pois somos membros do seu corpo.  "Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne".  Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja.  Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. 
Efésios 5:21-33

Namorar alguém e depois casar não é nada de errado! É parte normal da vida e Deus se alegra com a sua alegria em encontrar alguém, se apaixonar e aprender a amar essa pessoa. É parte da vida! Uma das melhores partes! Então se você gosta de alguém, ótimo! Não há nada de mal em gostar de alguém.

ntão o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".

Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.

Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.

Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.

Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.

Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".

Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Gênesis 2:18-24
Então o Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda".  Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome.  Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.  Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.  Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele.  Disse então o homem: "Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada".  Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Gn 2.18-24 

Só para deixar claro, o "deixar pai e mãe e se unir e se tornar uma só carne" se chama CASAMENTO. Mas o namoro é o começo de tudo.
Você não foi feito para ficar sozinho. Deus fez o homem e a mulher para ficarem juntos. Talvez você seja solteiro e prefira ficar assim, por enquanto ou pra sempre. De qualquer maneira, você é um filho de Deus. A única diferença é o tipo de vida que você levará. Não ache que porque você é solteiro, você não está vivendo de verdade ainda. Muitas pessoas acham que só serão felizes se forem casadas. Isso não é verdade.

Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos;  as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza. 
1 Timóteo 5:1-2 

Trate o rapaz ou a moça como irmão em Cristo. Se vocês não estão namorando (oficialmente, crentes não namoram escondido) então devem se tratar com o devido respeito e pureza cristã.
Como saber se é a vontade de Deus ou é a minha vontade? Como ter certeza?

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,  para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 
2 Timóteo 3:16-17

Em vez de esperar algum sinal sobrenatural aparecer, sempre busque direção na palavra de Deus. Procure aconselhamento de algum irmão sábio, pense e ore sobre o assunto. NEM TODO DIA DEUS FALA POR PROFECIA, MAS ELE SEMPRE FALA PELA SUA PALAVRA REVELADA: A BÍBLIA.

A mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver. Mas, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem quiser, contanto que ele pertença ao Senhor. 
1 Coríntios 7:39

Mas lembre-se, a Bíblia é muito clara: Você não deve buscar um namoro com um não-cristão. (AGORA muitos vão ficar com raivinha e não vão querer ler mais, só porque não querem aceitar isso...) Busque alguém que pertence ao Senhor. Durante toda a história de Israel eles se misturaram com outros povos (e outros deuses) e Deus SEMPRE falou contra isso. 

Então Secanias, filho de Jeiel, um dos descendentes de Elão, disse a Esdras: "Fomos infiéis ao nosso Deus quando nos casamos com mulheres estrangeiras procedentes dos povos vizinhos. Mas, apesar disso, ainda há esperança para Israel. 
Esdras 10:2

Deus quer que você, seu companheiro ou companheira sejam filhos Dele, criem (depois de casados) uma família santa e debaixo da bênção Dele. Por que já começar errado? (ah, mas ela é tão bonita! :/ ) Como podem pessoas com objetivos de vida diferentes caminharem juntos? Um quer ir para o norte, outro para o sul. Como vão andar juntos?
A palavra de Deus é essa. É isso que Deus quer pra você. Um homem ou uma mulher de Deus. Procure no lugar certo. Agora depende de você obedecer (e ser fiel) ou não. Espero que faça a escolha certa.