terça-feira, 12 de maio de 2015

Amor > lei

Êxodo 1.17 e 21
Todavia, as parteiras temeram a Deus e não obedeceram às ordens do rei do Egito; deixaram viver os meninos...
Visto que as parteiras temeram a Deus, ele concedeu-lhes que tivessem suas próprias famílias.


Eu tenho quase certeza que algumas pessoas usam esse texto para justificar os erros que cometem, mas creio que a Bíblia é muito clara em sua mensagem e por isso quero falar mais sobre isso. 
Aqui nós vemos a história de Sifrá e Puá, duas parteiras que receberam uma ordem muito difícil de seu chefe: vocês vão cuidar do nascimento dos filhos dos hebreus. Se nascer um menino, vocês devem matá-lo. Essa é a ordem do rei e quem eram elas, meras servas, para questionar a ordem do rei?
Isso deve ser muito difícil. Imagina receber uma ordem dessa? Dá para seguir em frente e obedecer, só dizendo: estou apenas cumprindo ordens? Mesmo assim muitas pessoas usaram essa desculpa ao fazer horríveis através da história, seja os alemães na Segunda Guerra ou os cristãos nas Cruzadas. Mas as fizeram mesmo assim. Porém, esse não foi o caso aqui. Essas duas mulheres decidiram que o que o rei mandava não era o que Deus queria e resolveram desobedecer o rei e a lei, mas não desobedecer a Deus.
Parece algo simples, mas muitos usam esse exemplo para achar que elas podem desobedecer a lei que quiser, pois o mais importante é fazer a vontade de Deus. Isso é verdade! A vontade de Deus é mais importante que qualquer lei, presidente ou ordem. A vontade de Deus, não a sua. A vontade de Deus nos é revelada na Bíblia e depois disso no próprio Jesus que se fez carne e habitou entre nós, não só nos ensinando mas nos mostrando o que Deus queria para nós.
Aquelas duas mulheres tinham uma decisão:
1- Elas poderiam fazer o que o rei queria. Dessa maneira elas iriam para casa tristes, mas jogariam a culpa no rei e diriam que a culpa não era delas, mas sim de quem deu a ordem.
2- Ou elas poderiam permitir que as crianças nascessem e enganar o rei para que os meninos se salvassem.
Alguns podem criticar a atitude de mentira delas querendo julgá-las, mas Deus as recompensou. Elas mentiram, mas salvaram vidas inocentes. Nessa situação, se elas tivessem feito o que rei mandou e cumprissem a lei aquelas crianças teriam morrido. 
É por isso que o amor é mais importante do que a lei. Jesus nos ensinou isso. A lei as vezes julga, mas o amor sempre perdoa e salva.