terça-feira, 18 de outubro de 2016

Palavra de salvação


Todos nós conhecemos a importância da Bíblia. A própria Bíblia nos fala que é a palavra de Deus e que devemos ler a Bíblia e aprender dela o máximo possível.
Você leu a Bíblia hoje? E ontem? E durante essa semana?
Hoje nós vamos falar sobre a Bíblia e sobre a importância dela para nós. Existem diversas maneiras que podemos conhecer mais da palavra de Deus. Podemos ler a Bíblia, ouvir no rádio, na tv, na internet, no aplicativo. Apesar de a Bíblia chegar facilmente a nós, nós a temos valorizado menos. As vezes até a esquecendo totalmente de lado, até o próximo domingo. Vamos ver um pouco sobre o que Deus tem para nos dizer sobre Sua palavra.

Dt 17.18-20
Quando subir ao trono do seu reino, mandará fazer num rolo, uma cópia da lei, que está aos cuidados dos sacerdotes levitas para o seu próprio uso.
Trará sempre essa cópia consigo e terá que lê-la todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer o Senhor, o seu Deus, e a cumprir fielmente todas as palavras desta lei, e todos estes decretos.
Isso fará que ele não se considere superior aos seus irmãos israelitas e a não se desvie da lei, nem para a direita, nem para a esquerda. Assim prolongará o seu reinado sobre Israel, bem como o dos seus descendentes.

Quando eu era criança eu li um livro chamado “Seleções de graças” de um cartunista chamado Jasiel Botelho. No livro ele falava sobre a importância da Bíblia e de se estudar a palavra de Deus e ele comparava estudar a Bíblia com se alimentar fisicamente.
Lembro-me bem que ele dizia que devíamos estudar a bíblia todo dia, assim como devemos comer sempre. Não dá para comer uma vez por semana (no culto de domingo, por exemplo) e ficar bem. Na página seguinte tinha um homem magrinho, todo judiado no chão, tossindo que dizia: “eu me alimento uma vez por semana, cof cof, e estou muito, cof cof… bem…”
O autor brincava mas ensinava algo muito sério. A Palavra de Deus é alimento. Não podemos ficar sem ela. Quanto mais nos alimentamos, mais cheios dela estaremos. E diferente de comida para o corpo, não existe um limite que nos faça mal. Sempre podemos estudar mais a Bíblia e aprender mais de Deus.

Deus já imaginava que um dia Israel poderia querer ser assim como os outros países e ter um rei para governar a terra toda. Deus já avisa muito antes dos reis existirem: quando vocês escolherem um rei, ele deve ter um rolo com a cópia da lei (a parte da Bíblia que já existia naquela época). O rei deverá ler a Bíblia todo dia, pois dará a ele sabedoria e humildade.

  1. A Palavra nos faz pessoas melhores

Deus diz que o rei deveria ler a lei todos os dias, pois assim ele seria uma pessoa humilde e, mesmo sendo rei, não acharia que ele é superior às outras pessoas do reino. O rei não é melhor que seus súditos. Esses ensinamentos são fortalecidos séculos mais tarde pelas palavras de Jesus que só mostram o quanto a Bíblia tem uma só mensagem.
Ler a bíblia diariamente também faria o rei uma pessoa mais correta, pois ele saberia o que é o certo e o que é errado, e qual a melhor decisão de se tomar. Eu estou contando alguma novidade aqui? A Bíblia nos ensina o caminho correto a se seguir e devemos obedecê-lo. O mundo atual prega que cada um pode fazer o que der na telha e ninguém deve se meter na vida do outro. Deus sempre nos disse que certo e errado existem e que nós devemos nos envolver na vida do próximo, pois temos que amar, fazer o bem e ajudá-los. A mensagem da Bíblia sempre vai na contramão do mundo e Deus quer que você não se esqueça de seus ensinamentos. Por isso, leia a Bíblia.




2) A Palavra revela o que Deus quer para nós
Dt 29.29
As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei.

Existem coisas que não sabemos porque Deus não nos revelou. Mas as que revelou ele nos deu para que aprendamos e a obedeçamos. Como descobrimos o que Deus tem para nós? Através de sua mensagem.
Vivemos em uma época em que as pessoas têm muito problema em se comunicar. Não me entenda errado. Nunca foi tão fácil mandar uma mensagem para alguém que está longe de você. Mas também nunca se deu tão pouca atenção as pessoas. Parece que estamos ficando a cada dia com menos paciência. Se alguém quer me falar algo e levar mais que alguns minutos já estou cansado dessa pessoa. As vezes até ouvimos mas não valorizamos o que as pessoas dizem.
Se colocarmos uma faixa dizendo que vai ter um profeta na igreja, ela vai estar cheia. Mas se chegarem aqui e não virem um grande show e sim uma pessoa pregando a revelação do Deus altíssimo, vão embora decepcionados.
Deus nos deixou sua revelação. Sua vontade e seus ensinamentos. Existem profetas e apóstolos por aí dizendo que tem a palavra de Deus, mas se ela não for a palavra da Bíblia, é mentira. Deus já nos deixou sua revelação e ela está disponível a todos vocês.
Pare de ir atrás de sinais e descubra o milagre da revelação escrita de Deus.

3) A Bíblia é uma palavra de vida que devemos guardar e ensinar as próximas gerações.

Dt 32.45-47
Quando Moisés terminou de recitar todas essas palavras a todo o Israel,
disse-lhes: "Guardem no coração todas as palavras que hoje lhes declarei solenemente, para que ordenem aos seus filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta lei.
Elas não são palavras inúteis. São a sua vida. Por meio delas vocês viverão muito tempo na terra da qual tomarão posse do outro lado do Jordão".

Vivemos num mundo onde tudo passa muito rápido. Eu trabalho com jovens e vejo isso muito. O que esse ano era a coisa mais importante do mundo, ano que vem ninguém se lembra e poucos se importam. Mas de alguma maneira maravilhosa e milagrosa, a palavra de Deus permanece. Ela não está desaparecendo. Ao contrário! Ela está entrando em países que nunca tinha ido antes. Ditadores e líderes maus tentaram, mas ninguém conseguiu acabar com as Bíblias. Se não estão escritas em forma de livros, suas mensagens continuam sendo pregadas, faladas, espalhadas das mais diversas maneiras.
Deus quer que você aprenda de sua palavra. Ela é uma palavra que traz a vida, salvação e guia por uma vida nova. Deus que você ensine essas palavras aos seus filhos. Não desista. É a coisa mais importante que você pode fazer pela sua família.
Vários caminhos se apresentam na vida. Existem alguns caminhos que levam para a vida e outros levam a morte. Ninguém entra no caminho de morte sabendo que leva a morte. Aqui Deus nos mostra claramente qual caminho devemos escolher. Deus é vida é Sua palavra também é vida. Escolha a palavra de Deus. Busque a Deus e suas coisas para que você seja cheio de vida e escolha o melhor caminho para sua vida e sua família.

++++++++++++++++++++++++++
Dt 30.8-16
Vocês obedecerão de novo ao Senhor e seguirão todos os seus mandamentos que lhes dou hoje.
Então o Senhor, o seu Deus, abençoará o que as suas mãos fizerem, os filhos do seu ventre, a cria dos seus animais e as colheitas da sua terra. O Senhor se alegrará novamente em vocês e os tornará prósperos, como se alegrou em seus antepassados, se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se se voltarem para o Senhor, para o seu Deus, de todo o coração e de toda a alma.
O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.
Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem subirá ao céu para consegui-lo e vir proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem atravessará o mar para consegui-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nada disso. A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.
Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição.
Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.

Nenhum de nós pode alegar ignorância da palavra de Deus. Quem entre nós nunca ouviu sobre ela?
Esses dias eu estava vendo a olimpíada. Quando o programa acabou eu comecei a ver nos outros canais o que estava passando. Eu não estou exagerando: devia ter uns 15 canais falando sobre Deus. Você pode questionar que nem tudo ali é de confiança, mas você não pode dizer que não ouviu falar de Deus. A palavra é pregada, pessoas podem ver, ler, ouvir, assistir. Hoje em dia só não ouve a palavra de Deus quem não quer.

Diante de vocês está a escolha entre vida e morte. A palavra está disponível. Ela não é difícil de alcançar ou entender. Ela está ai ao seu redor. Vocês podem conhecer e obedecer a palavra de Deus ou ignorar tudo o que Deus tem feito e prometido aqueles que forem fiéis. Escolha bem.