domingo, 16 de outubro de 2016

Suas ações afetam o mundo


Josué 22
16. “Assim diz toda a comunidade do Senhor : ‘Como foi que vocês cometeram essa infidelidade para com o Deus de Israel? Como foi que se afastaram do Senhor, construindo um altar para vocês, rebelando-se assim contra ele?
17. Já não nos bastou o pecado de Peor? Até hoje não nos purificamos daquele pecado, muito embora uma praga tenha caído sobre a comunidade do Senhor !
18. E agora vocês estão abandonando o Senhor ! “‘Se hoje vocês se rebelarem contra o Senhor, amanhã a sua ira cairá sobre toda a comunidade de Israel.
20. Quando Acã, filho de Zerá, foi infiel com relação às coisas consagradas, não caiu a ira sobre toda a comunidade de Israel? E ele não foi o único que morreu por causa do seu pecado’ ”.

Sabemos que não estamos vivendo num mundo separado dos outros. Vivemos numa sociedade onde as coisas que você faz afetam ao seu redor.
Um dia na minha turma de 6o ano estavam fazendo uma prova. A professora avisou que se colassem, ela iria cancelar a prova e todos seriam reprovados. Não sei se ela realmente podia fazer isso conosco, mas quando se é criança, acredita-se em qualquer coisa. No fim das contas ela pegou um aluno colando, acabou com a prova e todos fomos prejudicados. Ou seríamos, se um dos alunos não tivesse desembestado a chorar por causa da nota baixa, fazendo a professora ter pena e nos dar uma outra prova na outra aula para podermos ter nota. 
Naquele dia eu descobri uma coisa terrível sobre o mundo: você pode ser castigado por coisas que você não fez. Vemos esse tipo de vida diariamente no mundo. Quando somos crianças e alguém faz isso pensamos “isso não é justo!”. Mas quando crescemos vemos que o mundo não é assim tão simples. A empresa vai mal e várias pessoas podem perder o emprego mesmo sem ter cometido erro algum. O país está em crise e todos sofrem. Um menino vai ganhar um irmãozinho? Mas ele não queria um irmão novo! Não importa. É assim que a vida é. Não existe essa coisa de “não é justo” na vida real. As coisas simplesmente acontecem e ninguém te pede permissão. Quase nada na vida realmente está sob nosso controle. Muito é surpreendente é inesperado.
Um carro se envolve num acidente. Quantos são prejudicados pelo trânsito?
Funcionários decidem fazer greve. Quantos ficam prejudicados?
Um país entra em guerra. E a população? Ela decidiu entrar em guerra? E aqueles que eram contra?
Seu time ganha e você fica feliz. Por que? Você não fez nada e não participou de nada. 

O texto que lemos hoje conta uma história de quando o povo de Israel está entrando na terra prometida e um grupo deles decide fazer uns altares. O povo vai confronta-los do porquê de eles fazerem isso e os lembram que Israel já tinha caído no pecado de idolatria outras vezes e o povo todo tinha sofrido por causa disso. Em Peor, o povo se misturou com as mulheres moabitas e começou a oferecer sacrifícios aos deuses delas e o povo sofreu até que achassem os culpados por esse pecado e os matassem. Só então a praga de Deus cessou. Israel lembrava muito bem disso, então ao primeiro sinal de que o povo estava caindo em idolatria já foram até eles e perguntaram: o que vocês pensam que estão fazendo? Não se lembram do que aconteceu?

Não vivemos numa bolha. Por mais que Deus seja justo, nós afetamos a vida um dos outros. Quando alguém decide roubar alguém, ele afeta aquelas pessoas com sua ação. Quando alguém decide adotar uma criança para cuidar dela, ela faz um bem tremendo para essa criança. Algo que ela não teria controle algum, mas mesmo assim a afetou. Para bem ou para mal, não vivemos sozinhos e desde o princípio, Deus disse que era bom que não estivéssemos sozinhos. O ser humano só se desenvolve corretamente em sociedade. Um crente sozinho não é um bom crente. Mas devemos tomar cuidado pois nossas ações afetam o mundo em que vivemos. 

1- Deus não culpa o filho pelos pecados dos pais. Deus é justiça.

Ezequiel 18
19. “Contudo, vocês perguntam: ‘Por que o filho não partilha da culpa de seu pai?’ Uma vez que o filho fez o que é justo e direito e teve o cuidado de obedecer a todos os meus decretos, com certeza ele viverá.
20. Aquele que pecar é que morrerá. O filho não levará a culpa do pai, nem o pai levará a culpa do filho. A justiça do justo lhe será creditada, e a impiedade do ímpio lhe será cobrada.

Israel tinha um ditado em Israel que dizia “Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram” (Jeremias 29.31, Ezequiel 18.2). Deus diz a eles que odeia esse ditado e que aquele que for culpado pagará pelo pecado e aquele que for justo, sua justiça será recompensada.
Deus nos mostra sua justiça e também que você não precisa se preocupar com maldições hereditárias, pois se você serve a Deus, está debaixo da Sua benção.
Você pode até não se achar “um justo” mas a Bíblia nos fala que “... ninguém é justificado pela prática da Lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo.” (Galatas 2.16) Não seremos considerados justos por nossa obediência as leis, mas pela misericórdia de Deus e pelo sacrifício de Cristo por nós. Em Cristo fomos justificados, isto é, tornados justos. Podemos então confiar e ter fé sem medo, pois o servo de Deus está debaixo de sua proteção. O Senhor cuida de seus filhos.

2- Deus perdoa o pecador para que ele seja feito justo. Deus é amor.

Ezequiel 18
21. “Mas, se um ímpio se desviar de todos os pecados que cometeu e obedecer a todos os meus decretos e fizer o que é justo e direito, com certeza viverá; não morrerá.
22. Não se terá lembrança de nenhuma das ofensas que cometeu. Devido às coisas justas que tiver feito, ele viverá.

Deus nos diz que cada um responderá por seus próprios erros e não pagará pelo que sua família ou seus pais fizeram. Além disso Deus nos mostra que seu amor e misericórdia são maiores que seu castigo pois diz que até aqueles que são culpados podem se arrepender e serem perdoados. 

Lucas 23.41-43
Nós estamos sendo punidos com justiça, porque estamos recebendo o que nossos atos merecem. Mas este homem não cometeu nenhum mal.
Então ele disse: “Jesus, lembra-te de mim quando entrares no teu reino”. Jesus lhe respondeu: Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.

Lembre da história do ladrão da cruz que mesmo após uma vida de crime encontrou o perdão e a misericórdia. E novamente você pode pensar: isso não é justo! Mas o amor de Deus é maior que o castigo. Ele quer que seus filhos se arrependam e sejam perdoados. Nada nem ninguém vai impedir que Deus perdoe aqueles que se humilhem. Ninguém pode te separar do amor de Deus e de sua misericórdia.
Se você já conhece a Deus e seu pecado já foi perdoado, então você também estará com Jesus no paraíso. Mas se você ainda está no pecado, peça o perdão a Deus e você será perdoado. 

Lucas 15:7 
Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender.

A Bíblia nos mostra que Deus ama a todos, mas quando um pecador se arrepende o céu entra em festa! É isso que Deus deseja: que deixemos nossa vida de pecado, nos arrependamos e que andemos com Deus a cada dia. Deus quer isso para todos. 
Deus é justiça, mas Deus também é amor, e seu grande amor perdoa muitos pecados. 
Em Ezequiel 18.22 (que lemos acima) Deus diz que não apenas perdoa, mas Ele se esquece dos pecados para não mais lembrar.
-----------------------
Mateus 5.16
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.

Aqueles que estão no pecado, precisam se arrepender. Deus perdoa. Peça o perdão sem medo e você encontrará a salvação em Jesus Cristo.
Nós que já conhecemos a Deus, agora temos uma função a desempenhar. Vivemos num mundo onde podemos afetar as pessoas. Aonde o bem pode mudar a vida de alguém para melhor. Então é nossa função, nosso chamado, levar a luz de Cristo para que todos possam vê-la. Como diz o texto acima, a nossa luz deve brilhar diante dos homens. Não se tem uma luz para se esconder, mas sim para mostrar, iluminar e compartilhar. Qual foi a última vez que você viu alguém estourar fogos de artifício dentro do banheiro porque eles não queriam que ninguém vesse? Não! Os fogos são estourados ao ar livre, para que possam voar alto e sua luz possa alcançar mais longe, onde muitos poderão ver. Da mesma maneira, Deus quer que nossa luz brilhe pelo mundo. 
Vivemos em um mundo onde a maldade pode afetar a vida do outro? Onde o inocente pode sofrer por algo que não fez? Mas também vivemos num mundo onde a bondade pode ser compartilhada. Onde a palavra de Deus muda e transforma vidas. Um mundo onde o evangelho é a diferença entre a vida e a morte. A salvação e a perdição. 
Suas ações podem mudar o mundo, para melhor ou para pior. Eu não sei quantas pessoas convivem com você, com quantas pessoas você conversa ou com quantas pessoas você compartilha o ônibus ou a casa. Eu não sei. Mas eu sei que para cada uma dessas pessoas, você pode deixar sua luz brilhar. Você pode fazer o bem. Você pode espalhar não só a palavra de Deus, mas atitudes de amor e carinho. Num mundo cheio de frieza e insensibilidade, você pode ousar amar o próximo, como Jesus nos mandou fazer.
As vezes ser cristão é ser louco. É ajudar aquela pessoa que talvez você nem passaria perto. É doar aquele dinheiro que você poderia usar para comprar algo. É fazer o bem, mesmo que você não ganhe nada em troca. É isso que Deus quer que você faça. Deus se alegra quando você faz o bem e suas ações de bondade e amor podem trazer o perdido de volta para Deus.