segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Aprenda a dividir

 


Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. E alguns, por tanto desejarem dinheiro, desviaram-se da fé e afligiram a si mesmos com muitos sofrimentos.

1Timóteo 6:10 NVT


Existem muitos problemas na nossa sociedade. Porém se investigarmos mais a fundo todos esses problemas têm a ver com com dinheiro ou desejo. Todos nós conhecemos este versículo que diz que a raiz de todo mal é o amor ao dinheiro. Até os descrentes conhecem esse versículo. Mas você já parou para pensar no que realmente o que isso significa nos nossos dias?

Pense em todo chefe que explora seu funcionário. Ele faz isso por causa do dinheiro. Pense em todo político que rouba ou desvia dinheiro que deveria ir para cuidar da população. Ele faz isso por dinheiro. Pense nas empresas que destroem a natureza para pegar a matéria-prima para fazer um produto mais barato e aumentar seus lucros. Pense naquelas fábricas em países pobres lotados de funcionários que recebem uma miséria para fazer produtos de luxo que serão vendidos por milhares. Tudo isso por causa de dinheiro. 

Realmente, se nós analisarmos os problemas que temos no mundo desde a fome à desigualdade e o preconceito. Tudo tem a ver com dinheiro e poder. 


Tratemos aos outros com igualdade


“Não se aproveitem dos estrangeiros que vivem entre vocês na terra. Tratem-nos como se fossem israelitas de nascimento e amem-nos como a si mesmos. Lembrem-se de que vocês eram estrangeiros quando moravam na terra do Egito. Eu sou o Senhor , seu Deus.

Levítico 19:33‭-‬34 NVT


Você sabia que hoje em dia ainda existe trabalho escravo? De acordo com algumas instituições, mais de 40 milhões de pessoas no mundo ainda vivem num regime escravo. Isso sem pensarmos em todos aqueles que vivem na miséria e aceitam péssimas condições só para não ficar sem nada. No nosso país mesmo existem muitos imigrantes que, sem ter para onde fugir, acabam se abrigando em algum local e trabalhando no único trabalho que lhes é oferecido. Ele não é respeitado como um ser humano mas é considerado mão de obra, mais um número que recebe uma miséria e trabalha sem parar. O chefe explora para economizar dinheiro e ganhar dinheiro, o funcionário é explorado porque não consegue uma situação de vida melhor do que essa. 

Ser um imigrante não é uma situação nova. O mesmo já acontecia na época de Israel e mesmo naquela época já existia a exploração do trabalho e Deus, ao estabelecer Israel como uma nação que deveria seguir os padrões de bondade e justiça, declara a seu povo que eles devem cuidar dos necessitados e devem tratar com todo respeito aqueles que são imigrantes em sua terra. 


Abra a mão para ajudar


“Quando fizerem a colheita de sua terra, não colham as espigas nos cantos dos campos nem apanhem aquilo que os ceifeiros deixarem cair. O mesmo se aplica à colheita da uva. Não cortem até o último cacho de cada videira nem apanhem as uvas que caírem no chão. Deixem-nas para os pobres e estrangeiros que vivem entre vocês. Eu sou o Senhor , seu Deus.

Levítico 19:9‭-‬10 NVT


Israel era uma nação que depende muito de suas colheitas e, muitas vezes durante uma colheita, as vezes alguns caíam e ficavam para trás por algum motivo. Deus já se preocupando com os necessitados, proibiam eles de voltar para pegar. Um chefe exigente poderia reclamar e dizer que cada um dos frutos deveria ser retirado para que ele pudesse fazer dinheiro mas Deus queria que sempre tivesse um pouco para que se alguém necessitado passasse por lá pudesse pegar. 

Nesse ponto o Brasil é um lugar muito curioso. Existem muitos pobres no Brasil, mas dizer que é pobre é sinal de orgulho também. Pessoas que até têm mais condições financeiras continuam dizendo que são pobres, porque dizer que não é pobre no Brasil é sinal de arrogância e que você não é uma pessoa de bem. O rico é vilão e o pobre é bonzinho coitado. Muitos especialistas de economia citam essa característica curiosa do brasileiro: este amor ao coitado. A gente tem essa ideia errada que dizer que é pobre é ser humilde. Infelizmente esse amor ao coitado acaba virando um amor para mim, pois eu sou o coitado. Não se torna um amor para aqueles que mais precisam. O brasileiro sempre acha que é pobre, e por isso, tem que pensar em si mesmo. Ele é o necessitado. Esse pensamento acaba nos fazendo esquecer do próximo. 

Hoje em dia o nosso salário não vem em colheita, então se levarmos em consideração esse ensinamento de Deus, temos que ser mais liberal com nosso dinheiro, a nossa colheita moderna, para que não peguemos tudo para nós, mas deixemos um pouco para aqueles que precisam também. Isso não é burrice. É amar. 



Deus nos deu para dividirmos


Quem ajuda os pobres não passará necessidade, mas quem fecha os olhos para a pobreza será amaldiçoado.

Provérbios 28:27 NVT


Deus sempre soube que ser humano era egoísta. Desde que famílias e cidades se estabeleceram, o ser humano sempre começou a colocar limites nas coisas e dizer o que era dele e o que era do outro. Um dia desses ouvi uma frase curiosa: “A primeira primeira palavra que o ser humano aprendeu a falar é ‘meu’”. 

Sabendo da maldade que existe no ser humano pecaminoso, Deus sempre ordenou a seu povo que ajudasse os necessitados. Nosso mundo é um lugar cheio de falhas e problemas, e por isso, desde o começo em Israel, Deus ordena que eles tratem bem e cuidem daqueles que passam necessidade e aqueles que trabalham. 

Engraçado como nós somos ruins para guardar dinheiro. Gastamos muito dinheiro em coisas que não são necessárias porém quando a gente começa a pensar em dar para o próximo e ajudar o necessitado, logo vem na nossa cabeça esse pensamento de que nós não temos dinheiro suficiente para ajudar as outras pessoas porque nós temos que guardar para nós. Deus diz que aquele que ajuda o necessitado não vai passar necessidade. Deus recompensa e abençoa aquele que ajuda o necessitado pois aquele que ajuda quem precisa está sendo um instrumento de Deus um instrumento de benção. Quem ajuda está fazendo a vontade de Deus. 


########


A maneira que o nosso mundo está organizado é terrível e não existe dinheiro distribuído igualmente entre as pessoas. Não existe igualdade e não existe justiça. Alguns já nascem num berço de ouro e outros já nascem sem ter nada. As únicas pessoas que acham que isso é uma competição justa são as pessoas que já largam na frente. 

Alguns têm a mais e outros não tem quase nada. Se nós não distribuímos um pouco daquilo que temos, pessoas que precisam podem continuar sem nada. Você já parou para pensar que Deus te deu um pouco a mais justamente para que você pudesse contribuir e ajudar aquele que tem um pouco menos? Você já parou para pensar que talvez guardar dinheiro em grandes quantidades seja só uma forma de amar dinheiro mas uma péssima forma de amar o próximo?

    É bom pensar no futuro, poupar e se planejar. Mas temos que parar de gastar dinheiro com coisas inúteis e aprender a abrir a mão na hora de ajudar as pessoas necessitadas. Temos o péssimo hábito de querer economizar na hora do amor e querermos dar em dobro na hora do egoísmo. Aprenda a dividir. Deus nos deu para que possamos ajudar uns aos outros. A obra de Cristo sempre nos mostrou que na hora da divisão, Deus multiplica. Temos que aprender a dividir e a amar, não só em filosofia, mas onde dói mais. No bolso.