segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Deus de misericórdia




Acaso, Senhor, não devo odiar os que te odeiam? Não devo desprezar os que se opõem a ti? Sim, eu os odeio com todas as minhas forças, pois teus inimigos são meus inimigos.

Salmos 139:21‭-‬22 NVT‬‬‬


“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo’ e odeie o seu inimigo. Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem por quem os persegue. Desse modo, vocês agirão como verdadeiros filhos de seu Pai, que está no céu. Pois ele dá a luz do sol tanto a maus como a bons e faz chover tanto sobre justos como injustos. Se amarem apenas aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os cobradores de impostos fazem o mesmo.

Mateus 5:43‭-‬46 NVT‬‬‬


Para começar nós lemos dois textos, um deles um salmo de Davi onde ele expressa que odeia aqueles que vão contra o senhor, e o segundo são palavras do próprio Jesus nos ensinando que apesar de muitas vezes nós sermos ensinados pela nossa cultura a buscar vingança, o que o senhor realmente deseja é que aprendamos a perdoar. 

Jesus declara nesse texto que Deus trata as pessoas com igualdade ele não trata bem aqueles que o amam e maltrata aqueles que o odeiam. Deus dá um exemplo para nós de que não podemos tratar as pessoas cada uma de acordo com suas próprias ações. isso parece estranho porque a nossa reação natural é de tratar cada um como a gente acha que ele merece: se essa pessoa legal comigo eu serei legal com ela e se essa pessoa me maltrata eu vou me afastar dela ou até maltratar ela também. 

O ser humano parece ter esse instinto maligno de querer se vingar e querer acertar contas. Porém Jesus nos mostra que Deus não faz isso conosco. Ao contrário se Deus fosse cobrar nossas dívidas iria querer que nós pagássemos pelos nossos pecados. Ao invés disso, Deus providenciou uma maneira para que nós pudéssemos ser perdoados mesmo sem merecermos. 


Deus não cobrou nossa dívida ele a perdoou


Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores. E, uma vez que fomos declarados justos por seu sangue, certamente seremos salvos da ira de Deus por meio dele.

Romanos 5:8‭-‬9 NVT


A justiça do Senhor teria nos matado mas a misericórdia do Senhor que nos mantém vivos.

O que foi que eu fiz para merecer que todos os meus pecados fossem perdoados? Eu não fiz nada e eu nunca mereci esse presente. Mesmo assim Deus providenciou essa maneira para que nós pudéssemos ter uma vida nova. 

O ódio e a busca por vingança nos afasta de Deus, pois é por causa da misericórdia que conhecemos a Deus e por sua graça que podemos ser perdoados. Se buscamos o ódio e a vingança, nos afastamos de tudo o que Deus representa, nos afastando do próprio Deus. 

Jesus sabia disso e nos trouxe uma solução revolucionária: perdoar. O perdão que recebemos em Jesus Cristo é o princípio: devemos aprender a imitá-lo.


Como perdoar se o que eu quero é me vingar?


Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana. Uma vez que vivemos pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida.

Gálatas 5:22‭-‬25 NVT


O perdão não é uma reação automática do ser humano. Apenas aqueles que tem bondade e humildade no seu coração perdoam. Deus quer nos trazer de volta a esse estado aonde perdoar é possível, a misericórdia é real e viver em paz é o objetivo.

Pode parecer que perdoar não é natural para nós e talvez não seja mesmo! Mas como o texto de Gálatas nos diz aqueles que se entregam em Cristo têm sua vida governada por ele. O espírito santo de Deus trabalha na vida das pessoas que são seu servos. Aquele que anda com Deus aprende com Deus. 

O texto acima fala do fruto do Espírito. É fruto porque é algo que é semeado e cresce e se desenvolve no coração de cada um que tem o Espírito santo de Deus. Todos aqueles que se entregam a Deus, que se arrependem, começam uma vida nova com Deus têm o Espírito de Deus em suas vidas. Por isso é importante a cada dia matarmos a nossa vontade e crucificá-la, e fazer a vontade do Senhor que habita em nós. 


Vivemos pela misericórdia do Senhor


O amor do Senhor não tem fim! Suas misericórdias são inesgotáveis. Grande é sua fidelidade; suas misericórdias se renovam cada manhã. Pois o Senhor não abandona ninguém para sempre. Embora traga tristeza, também mostra compaixão, por causa da grandeza de seu amor.

Lamentações 3:22‭-‬23‭, ‬31‭-‬32 NVT


Às vezes vemos algumas histórias na Bíblia que nos mostram que apesar de Deus ser eterno e não mudar, em alguns momentos Deus deixou de lado um pouco a justiça que ele traria por amor a seu povo. Deus poderia trazer o martelo da justiça mas ele acabou trazendo o abraço e o amor do perdão. Muitas vezes o povo de Israel foi salvo porque imploraram que Deus tivesse misericórdia e desse mais uma chance a eles. E Ele deu mais uma chance e teve misericórdia. 

Quando nós tivermos vontade de punir alguém por algo que eles nos fizeram, temos que lembrar do Senhor, aquele que não nos puniu pelo que fizemos mas nos perdoou e nos deu uma nova chance. 


###########


A misericórdia do Senhor é tão grande e tão maravilhosa, porém já chegou a hora de pararmos de só nos aproveitarmos da misericórdia do Senhor mas aprendermos a imitá-la, perdoando e tendo misericórdia das pessoas ao nosso redor também. Foi para isso que Jesus nos ensinou sobre perdão e misericórdia, para que colocar essas coisas em prática.

Lembre-se sempre quando você desejar justiça, punição ou vingança, que o senhor foi aquele que não deu aquilo que você merecia mas deu algo muito melhor que foi o perdão e a misericórdia. 

O que seria de nós se o senhor nos desse o que realmente merecemos? Felizmente Ele não faz isso. 

Que o senhor coloque o fruto do Espírito em nosso coração para que nós possamos aprender a perdoar com a mesma facilidade que ele nos perdoou e amar da mesma maneira que Ele nos ama. 

Não há espaço para ódio e vingança no coração onde Espírito do Senhor habita e semeia o amor e o perdão.