domingo, 18 de outubro de 2020

Cuidado com as palavras

 


É falta de bom senso desprezar o próximo; a pessoa sensata permanece calada.  O fofoqueiro espalha segredos, mas a pessoa confiável sabe guardar confidências.

Provérbios 11:12‭-‬13 NVT


Provérbio indiano:

Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio"


É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.

Maurice Switzer, autor suíço


Desde o princípio o ser humano se comunica com seus iguais. Uma das primeiras coisas que aprendemos desde pequenos é a nos comunicarmos. Até pessoas que não podem falar, aprendem outra maneira de se comunicar. Isso nos mostra que nos expressarmos é mais comum do que falarmos. Até sem dizer nada, podemos nos expressar e nos comunicar. 

Por toda a Bíblia vemos conselhos sobre como devemos agir e o nosso falar é uma parte fundamental das nossas atitudes em nossas vidas. Não é a toa que a Bíblia fale tanto sobre como devemos falar ou o que devemos falar. O versículo do princípio nos diz um pouco sobre como devemos agir como pessoas que buscam agradar a Deus em nossas atitudes e nosso falar. Ele dá dois exemplos em que a atitude mais sábia e mais bondosa é o silêncio. 

Em época de eleição, mais do que nunca nós sabemos quantas palavras vazias são ditas todos os dias. Quantas promessas ditas e quantas palavras bonitas, mas que não são acompanhadas de ações. Palavras vazias. 

Em algumas ocasiões, o melhor que podemos dizer está em nossas atitudes e não só em palavras vazias. E talvez a atitude seja amar e não apenas falar. 



O efeito da palavra


A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira.  A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos despeja a insensatez.  Palavras suaves são árvore de vida, mas a língua enganosa esmaga o espírito.

Provérbios 15:1‭-‬2‭, ‬4 NVT


Nossas palavras podem ser luz num dia escuro de alguém. A Bíblia nos diz que uma palavra bem colocada pode acalmar o coração furioso e abençoar uma pessoa. Ao mesmo tempo o texto também nos fala que uma palavra inconsequente pode trazer ira e esmagar o espírito, o que se pararmos para pensar é uma expressão bem pesada. Mas tenho certeza que se você buscar na sua memória, vai se lembrar de alguém que em alguma situação te disse uma palavra que te desanimou. Onde você estava empolgado, cheio de disposição, e crendo que ia conseguir, mas a palavra de alguém te fez duvidar ou desacreditar de seus planos. 

As palavras realmente tem um certo poder na vida das pessoas mas não se trata de um poder mágico ou místico. Às vezes uma palavra de consolo, de sabedoria, nos faz ver as coisas de um jeito diferente e criar consciência de que existe uma saída para o nosso problema.

Algumas pessoas falam sobre “o poder da palavra”, mas se você para pensar no que significa este “esmagar o espírito”, você vai perceber que o real poder da palavra é mais psicológico do que mágico como muitos acreditam. Nós podemos animar um espírito desanimado com nossas palavras, podemos aconselhar e acalmar a pessoas que estão sofrendo. Isso é Deus agindo através de nossas palavras de amor, levando a bênção ao próximo através de nós.


O que devemos falar?


Salmos 39.1

Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença.


Fale com cuidado para que suas palavras dêem bom testemunho e glorifiquem ao Senhor. Ai daquele que se diz cristão mas dá mal testemunho com suas palavras e envergonha o nome do Senhor na frente dos outros. Este está fazendo um desserviço e talvez até afastando as pessoas de Deus. Aquele que afasta as pessoas de Deus faz o trabalho do diabo. Cuidado para que você não seja um desses. Jesus disse (Lucas 17.2) que era melhor ser lançado ao mar com uma pedra de moinho no pescoço que ser motivo de alguém se desviar do Senhor. Deus leva isso muito a sério. 

Novamente isso nos faz lembrar de alguns políticos que se dizem cristãos e usam o nome de Deus para ganhar eleitores , mas suas atitudes não refletem nada de uma vida cristã. Ou estes são só mentirosos usando o nome de Deus para enganar, ou cristãos dando um péssimo testemunho e envergonhando o reino. Não sei qual é pior. 


Como falar coisas boas?


A pessoa boa tira coisas boas do tesouro de um coração bom, e a pessoa má tira coisas más do tesouro de um coração mau. Pois a boca fala do que o coração está cheio.”

Lucas 6:45 NVT


A palavra de Deus nos diz que nós falamos aquilo que habita em nosso coração ao mesmo tempo nos alerta para tomar cuidado com o que dizemos. Isso quer dizer que apenas tomar cuidado com as palavras que você diz não é o suficiente. Não há como controlarmos cada palavra de dizemos. A Bíblia até nos diz que aquele que controla suas palavras totalmente é perfeito (Tiago 3.2) de tão difícil que é. É necessário mudar o seu interior para que você possa falar daquilo que há em seu coração e que aquilo que existe em seu coração possa glorificar o nome do senhor. 


##############


Deus nos alerta que devemos ser diferentes. É melhor falar menos porém dizer mais. É melhor agir do que falar. Que nossas palavras possam refletir nosso interior, e que nosso interior esteja cheio de Jesus. 

Que suas palavras ajudem e empolguem as pessoas ao seu redor, ao invés de dar mal testemunho e mal exemplo. 

Que nossas palavras sejam poucas e sábias. Que nossas ações sejam muitas e de amor.