segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

A esperança do natal

 


O natal é uma época de milagres. parece que a bondade no coração das pessoas é acionada e coisas impossíveis se tornam possíveis. Até o clima parece diferente. Quanto disse o causado pelo comércio, pelas propagandas ou até pelo fato de que as férias estão chegando é discutível, mas não podemos desviar nosso olhar do motivo do Natal e isso nos faz perceber que realmente o natal é uma época do maior milagre de todos: Jesus Cristo.


Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar”.

Gênesis 3:15 NVT


A história do natal já começou no início. Quando o homem de afastou de Deus em pecado, um plano foi feito para que Cristo pudesse nos curar e nos fazer de volta para Deus. Se compreendermos que toda a Bíblia é uma mensagem de salvação centrada em Jesus Cristo, percebemos que ele realmente é o centro não só do natal mas de nossas vidas.


Milagres que levaram ao Natal


Abraão se prostrou com o rosto no chão e riu consigo. Pensou: “Como eu, aos 100 anos, poderia ser pai? E como Sara, aos 90 anos, teria um filho?”.

 Mas Deus respondeu: “Na verdade, Sara, sua mulher, lhe dará um filho. Você o chamará Isaque, e eu confirmarei com ele e com seus descendentes, para sempre, a minha aliança. Quanto a Ismael, também o abençoarei, como você pediu. Eu o tornarei extremamente fértil e multiplicarei seus descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e farei dele uma grande nação.

Gênesis 17:17‭, ‬19‭-‬20 NVT


Então o Senhor disse a Abraão: “Por que Sara riu? Por que disse: ‘Pode uma mulher da minha idade ter um filho’? Existe alguma coisa difícil demais para o Senhor ? Voltarei por esta época, no ano que vem, e Sara terá um filho”.

Gênesis 18:13‭-‬14 NVT


A história do natal continua em um casal que queria ter filhos, mas não podia mais. Era um sonho que eles tinham aceitado que era impossível. Mas Deus tinha planos de criar uma nação chamada Israel e um dia nela nasceria o Salvador. Eles precisavam de um milagre de Deus. O filho de Abraão e Sara foi um milagre e a descendência que veio dele nos leva a salvação em Cristo.


Jesus é promessa


Por isso, o Senhor mesmo lhes dará um sinal. Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho e o chamará de Emanuel.

Isaías 7:14 NVT


Mas você, ó Belém Efrata, é apenas uma pequena vila entre todo o povo de Judá. E, no entanto, um governante de Israel, cujas origens são do passado distante, sairá de você em meu favor.

Miqueias 5:2 NVT


Várias profecias foram dadas através dos séculos antes de Cristo. A promessa de salvação viria em Jesus no tempo certo. Essa criança que nasceria seria o Deus conosco (e é isso que Emanuel significa).

Belém era uma pequena cidade que ninguém se importava. De lá viria aquele que mudaria o mundo.

Por que será que Deus escolheu algo tão simples, tão humilde para ser a origem de Jesus?


Jesus era pobre, e isso é bom


Pelo contrário, Deus escolheu as coisas que o mundo considera loucura para envergonhar os sábios, assim como escolheu as coisas fracas para envergonhar os poderosos.

1Coríntios 1:27 NVT


Alegre-se, ó povo de Sião! Exulte, ó preciosa Jerusalém! Vejam, seu rei está chegando; ele é justo e vitorioso, mas também é humilde e vem montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta.

Zacarias 9:9 NVT


O mundo está acostumado a valorizar certas coisas e desprezar outras. Jesus ser tão humilde em sua origem é fundamental pra que seu verdadeiro valor apareça. Se ele fosse de família nobre e um grande guerreiro ele seria exatamente o que Israel queria. Mas Deus tinha planos diferentes. Jesus não veio para nos levar a riqueza. Ele veio para nos trazer a humildade e união com o Pai. O fato de Jesus ser humilde também afasta aqueles preconceituosos e arrogantes. Eles não querem se misturar com essa "gentalha" como diria o Quico. 

Para encontrar a salvação em Cristo, primeiro é necessário se humilhar. Diante de Deus, até o mais altivo reconhece que é minúsculo.


Jesus é o centro de toda a revelação de Deus


Jesus estava com cerca de trinta anos quando começou seu ministério. Jesus era conhecido como filho de José. José era filho de Eli.

Lucas 3:23 NVT


Judá era filho de Jacó. Jacó era filho de Isaque. Isaque era filho de Abraão. Abraão era filho de Terá. Terá era filho de Naor.

Lucas 3:34 NVT


Cainã era filho de Enos. Enos era filho de Sete. Sete era filho de Adão. Adão era filho de Deus.

Lucas 3:38 NVT


Para que Jesus nascesse, todo o antigo testamento aconteceu. Tudo na Bíblia, todas as famílias e narrativas contadas seguem a família de Jesus até que Ele, o centro da revelação do Senhor, nasça humano entre nós.

É por isso que temos que nos lembrar sempre, não só no natal, da importância da vida e morte de Jesus e o que Ele fez por nós.




O evangelho não é sobre nos tornamos dignos de salvação, mas é sobre receber a salvação de graça pela fé. Nós não somos o centro. Jesus é.

O natal está chegando em breve. Mas não existe algo mágico que acontece na data em que comemoramos o natal. Esse milagre já aconteceu há muito tempo, e esse milagre acontece cada vez que uma pessoa encontra com Jesus.

Essa é a nossa caminhada: andar com Deus e fazê-lo conhecido. Que possamos mostrar o amor de Deus a outros sempre que pudermos, assim estaremos fazendo o milagre do natal acontecer, não só em nossa vida mas na vida dos outros também.