domingo, 21 de fevereiro de 2021

Você não é todo mundo

 

Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sob a lei.

Assim o fez para resgatar a nós que estávamos sob a lei, a fim de nos adotar como seus filhos.

E, porque nós somos seus filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho, e por meio dele clamamos: “Aba, Pai”.

Agora você já não é escravo, mas filho de Deus. E, uma vez que é filho, Deus o tornou herdeiro dele.

Antes de conhecerem a Deus, vocês eram escravos de supostos deuses que, na verdade, nem existem.

Agora que conhecem a Deus, ou melhor, agora que Deus os conhece, por que desejam voltar atrás e tornar-se novamente escravos dos frágeis e inúteis princípios básicos deste mundo?

Vocês insistem em guardar certos dias, meses, estações ou anos.

Temo por vocês. Talvez meu árduo trabalho em seu favor tenha sido inútil.

Gálatas 4:4-11


Creio que toda criança já passou por isso: Você queria fazer algo e foi pedir permissão pra sua mãe. Ela disse por algum motivo que não e você, do alto da sua sabedoria de criança, achou que ia convencer ela dizendo que é algo normal e que todo mundo faz. “Se todo mundo pular da ponte, você pula? Você não é todo mundo.”

Talvez você tenha ouvido essa exata frase, ou algo parecido, mas ela nos mostra um princípio importante que Deus tem para nós: se o mundo inteiro pular da ponte, Deus quer algo melhor para seus filhos. Ele quer uma vida melhor pra você.

O Senhor sempre teve um padrão melhor do que o do mundo para nós. Isso não acontece porque Deus é um pai exigente. É porque o padrão do mundo é pautado em egoísmo e idolatria. Se deixarmos o mundo nos mostrar o que é certo e errado, o máximo que poderemos alcançar é esse padrão.

O Senhor tem planos melhores para nós. Deus quer mais pra nossa vida do que o mundo oferece. Quando andamos no padrão do Senhor, descobrimos quem nós somos, descobrimos o nosso valor como ser humano e compreendemos que merecemos o melhor, e não só o lixo que o mundo quer nos dar. 

Quando nos libertamos do mundo e conhecemos ao Senhor, estamos aprendendo que viver é mais do que só estar vivo e passar dia após dia reclamando e sonhando com algo que não tem. 

O Senhor nos liberta dessa escravidão e nos mostra que podemos ser diferentes. O mundo todo é igual? Você pode ser diferente se quiser. Se o mundo jaz no pecado, você pode viver no Senhor.


Preso a falsos ensinos

Esses falsos mestres estão extremamente ansiosos para agradá-los, mas suas intenções não são boas. Querem afastá-los de mim para que dependam deles.

Gálatas 4:17 NVT


No texto que lemos acima, Paulo diz “por que desejam voltar atrás e tornar-se novamente escravos dos frágeis e inúteis princípios básicos deste mundo?” Ele tinha ensinado aos Gálatas sobre os caminhos do Senhor, mas eles estavam caindo nas superstições do povo e voltando a uma vida de pecado. 

Quando Paulo ia embora, chegavam outros “mestres” cheios de falsidade para tentar seduzir os Gálatas em outros caminhos. Isso acontece hoje em dia também. 

Vira e mexe aparece alguém rodeando, tentando te tirar da igreja ou te levar para outro lugar. Sempre tem uma filosofia nova, uma nova revelação, uma “pessoa ungida” que te faz pensar em seguí-la. Quantas vezes não vi pessoas deixando a igreja para seguir esses “mestres” e dizendo que só estão fazendo aquilo porque “Deus mandou”. Engraçado que tem gente que só parece obedecer a voz de Deus quando ela é a voz da própria pessoa. Quando Deus manda fazer algo que não quer, ignora. Pois então… O que Paulo diz aqui é justamente isso: não se deixe seduzir por outros que querem te tirar do caminho do Senhor.

Às vezes, a sedução é tão forte porque as pessoas acham que um lugar é mais espiritual que outro, ou que aquele líder é “mais ungido” do que o que eu tenho hoje. 

Paulo diz aos Gálatas para permanecerem firmes na verdade que foi revelada. Pare de ouvir todo esse barulho ao seu redor. 

Se um namorado fica toda hora olhando ao redor para outras moças, é porque não está tão firme com a sua atual. Depois larga seu relacionamento e vai atrás de outra e age como se fosse vítima do acaso. Na realidade, ele é quem buscou sarna para se coçar. 


Escravos de suas vontades

Por isso, Deus os entregou aos desejos pecaminosos de seu coração. Como resultado, praticaram entre si coisas desprezíveis e degradantes com o próprio corpo.

Romanos 1:24 NVT


De vez em quando ouço pessoas que não servem a Deus me dizer que não conseguiriam fazer o que eu faço. Eles falam como se fosse uma prisão, como se for livre fosse fazer o que você quiser na hora que você quiser. O que eles não percebem é que essa liberdade é uma fantasia que não existe. 

Ele pode falar o que quiser na cara do chefe? Pode parar de trabalhar se quiser ou tem que se sustentar? Pode ir atrás de qualquer pessoa que o atraia ou tem que ser fiel ao relacionamento? Consegue largar o vício a hora que quiser ou perde sua vida (e muito de seu dinheiro) com ele?

Quando o Senhor nos mostra o que é liberdade, percebemos que liberdade não é fazer o que quiser. Isso é libertinagem, mas isso leva à escravidão. 

Liberdade de verdade é poder escolher. Aquele que vive no pecado, não consegue dizer não. Ele chafurda na lama do pecado e muitas vezes até queria sair, mas não consegue. Deus veio trazer a libertação e uma nova vida. 

Em Cristo, temos liberdade pra tomar nossas decisões, mas sabemos quais vão nos fazer bem e quais não vão. Não vivemos na ignorância mais. Agora conhecemos que o bem e o mal existem, e que podemos tomar boas decisões.

Ser livre de verdade é ter a força de dizer não, as vezes, até para nós mesmos. Talvez tenhamos vontade de fazer algo que não devemos, mas somos livres. Nosso desejo não nos arrasta ao pecado automaticamente. Deus nos fortalece e nos guia. Assim, podemos, com toda a liberdade, dizer sim para aquilo que nos faz bem e dizer não para o que faz mal. 

Não deixe o mundo ditar pra você o que você deve ou não fazer. Você pode fazer tudo, mas Deus te ensinou o que é bom. Aproveite a liberdade que temos em Deus e a força pra poder escolher o certo, mesmo se tivermos que lutar contra nossos desejos pra tomar a melhor decisão. 




Nós temos que tomar uma decisão quanto a nossa vida. Não podemos viver em cima do muro, dizendo que somos filhos de Deus mas sendo filhos da escravidão! Precisamos escolher! 

Você tem vivido uma vida de liberdade? Ou continua preso aos medos do seu passado, aos pecados que te acorrentavam? Jesus te libertou da escravidão, mas você abraçou a liberdade que Deus te deu?

Você vive uma vida livre em Cristo de verdade? Uma vida tão livre que você pode dizer não para o pecado, mesmo se você tiver vontade?

Não é fácil dizer não pras próprias vontades, mas o Senhor nos fortalece e nos ensina. Assim como uma criança entra na loja e quer pegar tudo, nós as vezes temos desejos que são destrutivos e maus. Mas o Senhor é nosso Pai. Ele nos ensina que tem certas coisas que não devemos fazer, e existe um caminho bom e certo.

Que possamos viver como filhos do Senhor, libertos. Não mais escravos, mas agora em Deus somos livres. 

Você é livre, ou ainda está acorrentado aos seus desejos e vontades? Entregue sua vida nas mãos do Senhor. Deixe Ele te guiar e te fortalecer. E na hora da dificuldade, na hora que der vontade de quebrar as regras e estragar tudo, busque forças no Senhor. Ele vai te ajudar e te libertar.