domingo, 14 de fevereiro de 2021

O Deus altíssimo que está com os humildes


 

“Dois homens foram ao templo orar. Um deles era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu, em pé, fazia esta oração: ‘Eu te agradeço, Deus, porque não sou como as demais pessoas: desonestas, pecadoras, adúlteras. E, com certeza, não sou como aquele cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo que ganho’.  “Mas o cobrador de impostos ficou a distância e não tinha coragem nem de levantar os olhos para o céu enquanto orava. Em vez disso, batia no peito e dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, pois sou pecador’.

Eu lhes digo que foi o cobrador de impostos, e não o fariseu, quem voltou para casa justificado diante de Deus. Pois aqueles que se exaltam serão humilhados, e aqueles que se humilham serão exaltados”.

Lucas 18:10‭-‬14 NVT


Essa história que Jesus conta nos fala sobre dois homens. O primeiro se achava muito importante, o segundo reconhecia diante de Deus que precisava da misericórdia Dele pois era pecador. O homem arrogante foi para casa do mesmo jeito que ele estava, porém aquele que é humilde encontrou a misericórdia do Senhor. 

A história que não se trata apenas sobre ter ou não ter dinheiro mas sobre a humildade e como nós podemos encontrar o Senhor quando buscamos. 

Apesar do ser humano às vezes em sua arrogância se considerar importante diante do Senhor, em comparação a Ele todos nós somos pequenos. Porém, isso não quer dizer que Deus nos despreza. Ao contrário, essa história de Jesus nos mostra que Deus apesar de ser grandioso e maravilhoso ouve a oração do pecador prostrado. Deus é mais humilde nessa história do que o homem que o cobrador de impostos.


Deus, alto e sublime


“Ó Soberano Senhor ! Tu fizeste os céus e a terra com tua mão forte e teu braço poderoso. Nada é difícil demais para ti!

Jeremias 32:17 NVT


Por toda a Bíblia vemos relatos nos mostrando como Deus é maravilhoso e grandioso. Desde o Gênesis quando o Senhor cria a vida do nada através de suas palavras, até a abertura do Mar vermelho, ou até o dia em que Jesus multiplicou os pães. Desde coisas grandiosas como na criação do mundo até em coisas pequenas como arranjar comida para uma multidão de pessoas: Deus está presente sempre e nada é difícil para Ele. O Senhor é eterno, poderoso e capaz. nada pode pará-lo e ninguém se aproxima de sua grandeza e sua glória.


Deus que ouve sua oração e está perto


Então disse: “Ó Senhor , Deus dos céus, Deus grande e temível, que guardas tua aliança de amor leal para com os que te amam e obedecem a teus mandamentos, ouve minha oração! Olha do alto e vê que oro noite e dia por teu povo, Israel. Confesso que temos pecado contra ti. Sim, minha própria família e eu temos pecado!

Neemias 1:5‭-‬6 NVT


Ao mesmo tempo que a Bíblia nos mostra o Deus grandioso e maravilhoso, ela também nos mostra que esse Deus ouve nossas orações, se envolve com a vida de sua criação, tem paciência com seus filhos, nos repreende e nos ensina como um Pai que ama de verdade. 

Deus poderia só ter criado o mundo e nunca mais ter se importado com cada um de nós, mas Ele nos ama e Ele nos ouve e cuida de cada um de nós. Isso nos mostra que Deus apesar de grandioso também de vez em quando “se encolhe” para que Ele possa se relacionar conosco melhor. Da mesma maneira que um adulto agacha para poder conversar com uma criança olhando nos olhos, Jesus é um exemplo de que Deus se fez simples para se aproximar do homem, e assim nos ajudar. 


Conclusão


O Alto e Sublime, que vive na eternidade, o Santo diz: “Habito nos lugares altos e santos, e também com os de espírito oprimido e humilde. Dou novo ânimo aos abatidos e coragem aos de coração arrependido.

Isaías 57:15 NVT


Deus é grande e maravilhoso. Ele é santo e perfeito. E apesar de tudo isso Ele te fez e te ama. Ele quer estar próximo de você e quer te abraçar como um Pai. O Senhor é grandioso mas também está com aqueles de coração arrependido. Na história de Jesus o homem que entra no templo arrependido encontra o perdão do Senhor porque Deus está sempre disponível. Pronto para te receber, para te perdoar e para cuidar de você.

Nosso Deus é maravilhoso e Ele quer ter um relacionamento de perto com você. Não só uma relação distante onde você o adora como se ele fosse alguém inalcançável. Não.

Deus é grandioso mas também é um Deus de perto que te ama e te conhece melhor do que ninguém.

Busque ao Senhor pois Ele está de braços abertos para te receber. O mesmo Deus que fez os céus e a terra te ama e quer se aproximar ainda mais de você.