domingo, 24 de janeiro de 2021

Exercendo domínio próprio

 



Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.

Gálatas 2:20 NVT


Você é uma pessoa controlada?

    De 0 a 10, como você acha que está seu domínio próprio? Você se considera uma pessoa controlada?

    Mas se você considerar outras áreas além do emocional, como você cuida da sua saúde e do seu bem estar, você acha que é uma pessoa equilibrada?

    O próprio termo controlado parece algo fora do normal. Somos seres humanos cheio de personalidade, atitude e não bonecos que obedece a controles de seu mestre. 

    Apesar do mundo às vezes nos dizer que o controle é uma coisa ruim, que ser controlado é ser preso e não viver de verdade, nós vivemos no mundo onde tudo sempre tem que estar sobre controle. Nós adoraríamos que os nossos governantes fossem pessoas controladas. Nós gostamos quando tudo funciona: desde o delivery que eu pedi até o salário chegando no dia certo. Se você souber que um carro é descontrolado você não vai entrar nele e se você conhecer alguém e logo no primeiro encontro descobrir que uma pessoa completamente sem controle talvez você não se relacione com essa pessoa. 

    Apesar da palavra controle parecer algo ruim na verdade se trata de algo muito bom. Todos nós poderíamos ter um pouco mais de controle e levar uma vida mais equilibrada e isso faria bem para nós. 

    Já viu aqueles drones voadores que o pessoal adora controlar? Tudo está sob controle, até que de repente não está mais. 

    Talvez é assim que nós temos agido também. Tudo parece estar bem, até que do nada nós perdemos o controle completamente. 

    No texto inicial Paulo fala que morreu junto com Cristo, mas ainda vive, mas agora Cristo vive nele. Tudo o que ele faz, não faz por si só. Faz em Cristo e com Cristo.


O pastor Hernandes Dias Lopes fala em uma de suas mensagens: 

" o domínio próprio é um fruto do Espírito. Parece-nos que é uma virtude quase em extinção na sociedade contemporânea. As pessoas estão perdendo a capacidade de ter controle sobre si mesmas.

Há muitas pessoas que não têm controle sobre suas palavras, sobre suas ações, sobre suas reações. Há pessoas que não tem controle, por exemplo, diante de uma garrafa de coca-cola. Outras não tem controle diante de uma garrafa de cachaça. Há pessoas que não conseguem controlar a questão da comida. A glutonaria as domina. Há pessoas que não têm controle sobre a vida sexual. Vivem uma vida promíscua."


    Quando paramos para analisar todas as áreas de nossa vida vemos que estamos muito distantes de ter uma vida equilibrada e de ter domínio próprio. 

Isso fica ainda mais sério quando vemos o texto de Paulo e percebemos que andar com Deus quer dizer que fazer nossa vontade não é mais prioridade. Agora vivemos no Senhor e nossas atitudes devem ser transformadas por Ele.

    Existem pessoas indo à loucura tentando viver uma vida perfeita e descobrindo que não tem essa capacidade. Outro se entregaram completamente essas desejos e não tem nem mais vontade e de tentar ter um equilíbrio novamente na vida. Ambos os casos estão distante de ter a paz que Jesus nos traz.


Domínio próprio não é dominar suas ações, mas suas reações. 


“Mas a vocês que me ouvem, eu digo: amem os seus inimigos, façam o bem a quem os odeia, abençoem quem os amaldiçoa, orem por quem os maltrata. Se alguém lhe der um tapa numa face, ofereça também a outra. Se alguém exigir de você a roupa do corpo, deixe que leve também a capa. Dê a quem pedir e, quando tomarem suas coisas, não tente recuperá-las.

Lucas 6:27‭-‬30 NVT


    Quando uma pessoa é boa com você é fácil ser bom com ela. Mas e se essa pessoa é ruim com você? Se você devolver da mesma maneira, você prova que não tem domínio próprio. 

Quando o mundo te agride e você agride de volta, você não está vencendo o mundo, mas sim tomando a forma dele. 

    Para mudar sua atitude, você tem que deixar Deus mudar o seu interior. Sua reação deve ser diferente. Isso só ocorre com Deus mudando nosso coração. 

Deixe Jesus te transformar. 


Deus nos chamou para dar uma resposta transcendental


“Se vocês amam apenas aqueles que os amam, que mérito têm? Até os pecadores amam quem os ama. E, se fazem o bem apenas aos que fazem o bem a vocês, que mérito têm? Até os pecadores agem desse modo. “Portanto, amem os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles sem esperar nada de volta. Então a recompensa que receberão do céu será grande e estarão agindo, de fato, como filhos do Altíssimo, pois ele é bondoso até mesmo com os ingratos e perversos.

Lucas 6:32‭-‬33‭, ‬35 NVT


    O mundo agride quando é agredido. As vezes até antes disso.

    Jesus nos chamou para algo diferente disso. Qualquer um pode amar aquele que te ama. Mas Jesus não nos chamou para sermos iguais a todo mundo.

    Quando Cristo nos fala para dar a outra face, Ele nos chama para dar uma resposta transcendental. Uma resposta espiritual e sobrenatural para um problema carnal. Só assim podemos vencer o mal.

    Dar a outra face pode não ser o seu instinto, mas pode ser sua atitude de cristão. Mesmo que no fundo você não esteja com muita vontade de fazer isso, por Cristo, você reage de uma maneira diferenciada e espiritual. Isso agrada ao Senhor.

    Quando respondemos o mal com o mal, ele vence. Quando somos atingidos pelo inimigo e respondemos de uma maneira espiritual estamos mostrando que não é a nossa força que nos guia mas é poder do senhor.




Conclusão 


Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas!

Gálatas 5:22‭-‬23 NVT


    O domínio próprio é parte do fruto do Espírito. O Senhor, habitando em você, vai trabalhar em seu interior e te levar por um novo caminho. Um caminho não de agressão e violência, mas de paz, paciência e autocontrole. 

    Se você tiver uma reação transcendental nas situações da vida, você será feliz. Exerça o fruto do espírito. Exerça o domínio próprio. Deixe Deus agir na sua vida.  Cristo morreu para que pudéssemos viver, não pra odiar e fazer o mal.

    Por isso, nós que na morte de Cristo ganhamos nova vida, aprendemos a viver com Ele. 

Quando a vida te der um problema, dê uma resposta transcendental. De uma resposta espiritual. Vá além do que o mundo quer e espera.