sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Só Deus pode te transformar

 


Mateus 25. 19-25

“Depois de muito tempo, o senhor voltou de viagem e os chamou para prestarem contas de como haviam usado o dinheiro. O servo ao qual ele havia confiado cinco talentos se apresentou com mais cinco: ‘O senhor me deu cinco talentos para investir, e eu ganhei mais cinco’. “O senhor disse: ‘Muito bem, meu servo bom e fiel. Você foi fiel na administração dessa quantia pequena, e agora lhe darei muitas outras responsabilidades. Venha celebrar comigo’. “O servo que havia recebido dois talentos se apresentou e disse: ‘O senhor me deu dois talentos para investir, e eu ganhei mais dois’. “O senhor disse: ‘Muito bem, meu servo bom e fiel. Você foi fiel na administração dessa quantia pequena, e agora lhe darei muitas outras responsabilidades. Venha celebrar comigo’. “Por último, o servo que havia recebido um talento veio e disse: ‘Eu sabia que o senhor é homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não semeou. Tive medo de perder seu dinheiro, por isso o escondi na terra. Aqui está ele’.


O que você fez com o que Deus te deu?

Nessa parábola contada por Jesus o senhor dá aos seus servos uma quantia para que eles possam trabalhar com ela e fazer ela render. A todos ele deu um trabalho a fazer e quando eles fazem, ele os recompensa com alegria. Porém nem todos fizeram algo de útil com o que Deus deu.

Da mesma maneira, todos nós tivemos um ano trabalhoso. Com certeza, um ano difícil para todos. Mas o que você fez com o que Deus te deu? Você multiplicou ou enterrou?

Muitos tratam esse ano como se fosse uma maldição e querem que ele acabe logo como se magicamente no dia 1º de janeiro tudo se fizesse novo. O homem que enterrou o dinheiro também tinha suas desculpas para não trabalhar, mas é chamado de mau e preguiçoso. Será que temos feito o mesmo?


Ano novo na realidade é só o fim de um dia comum e o começo de outro dia comum. Não existe nada de mágico no ano novo. Nada mudou. As pessoas só acreditam que é algo diferente. 

Mas isso não quer dizer que não podem haver mudanças. Podemos fazer grandes mudanças em nossa vida e não precisamos esperar um “ano melhor” pra isso. O Senhor quer nos transformar a partir de hoje.


Deus é o único que nos transforma


Cria em mim um coração puro, ó Deus,

e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença

nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação

e sustenta-me

com um espírito pronto a obedecer.

Salmos 51:10-12


Você já viu alguém que disse que achava que o marido iria mudar e ficou decepcionada? Eu sempre achei curioso essa ilusão dos casais de que eles podem transformar a outra pessoa em alguém que eles querem que ela seja. Mulheres namoram um homem que tem um monte de defeitos, coisas que ela acha intoleráveis, mas pensa no seu interior “eu vou conseguir mudar esse homem”. Depois fica chateada porque acha que o marido não presta. "Eu achei que depois de casado ele ia mudar". Por quê?! As pessoas mudam assim? Nós não conseguimos mudar as pessoas desse jeito. Nem é saudável querer moldar o seu amado da forma que você acha certa. As pessoas não mudam de acordo com a nossa vontade. 

Por mais que achamos que o novo ano vai mudar tudo que tudo vai ser diferente não é a mudança de ano que nos faz mudar. O único que pode trazer a verdadeira mudança e transformação em nossas vidas é o Senhor. Só ele nos conhece o suficiente para saber quando nós estamos falando a verdade ou não quando estamos dando desculpinha esfarrapada e quando realmente estamos sendo honestos na nossa transformação. Se nos esforçamos e deixamos Deus trabalhar em nossa vida, aí sim uma mudança de verdade vai acontecer. A cada dia que caminhamos com Deus e deixamos Ele nos moldar à vontade Dele somos feitos pessoas melhores, mais maduras e mais capazes para realizar o trabalho que Ele tem nos dado.



Comece a mudar hoje


Simão respondeu: “Mestre, trabalhamos duro a noite toda e não pegamos nada. Mas, por ser o senhor quem nos pede, vou lançar as redes novamente”. Dessa vez, as redes ficaram tão cheias de peixes que começaram a se rasgar. Quando Simão Pedro se deu conta do que havia acontecido, caiu de joelhos diante de Jesus e disse: “Por favor, Senhor, afaste-se de mim, porque sou homem pecador”. assim como seus sócios, Tiago e João, filhos de Zebedeu. Jesus respondeu a Simão: “Não tenha medo! De agora em diante, você será pescador de gente”. E, assim que chegaram à praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Lucas 5:5‭-‬6‭, ‬8‭, ‬10‭-‬11 NVT


Lá em casa em geral eu entendo um pouco mais de tecnologia. Sempre foi assim. É engraçado quando minha mãe, irmã ou esposa pedem alguma ajuda porque 90% das vezes elas dizem que tentaram mas não conseguiram e não sabem mais o que fazer. Aí você vai lá e faz EXATAMENTE o que elas disseram que fizeram e dá certo. Sempre é engraçado ver a cara de inconformada da pessoa dizendo “...mas eu fiz isso e não deu certo…”

O mesmo aconteceu nessa história. Jesus ordena que Simão Pedro e seus colegas continuem pescando mesmo já tendo testado várias vezes e não tendo conseguido nada. O que eles fizeram mostra uma atitude de fé. É aquela coisa que você já tentou 1000 vezes, mas Jesus diz tente outra vez, e quando você tenta dá certo. 

Talvez hoje Jesus esteja falando para você não desistir. Para tentar mais uma vez. O ano pode mudar, mas o Deus que faz milagres é o mesmo. Deus pode fazer uma mudança na sua vida. Talvez você já tenha tentado. Mas Jesus diz para jogar as redes mais uma vez. 

Continue se esforçando pois no tempo certo do Senhor a bênção virá. Assim como Pedro puxou as redes cheias de peixe e reconheceu que a palavra de Jesus trouxe milagre a vida dele, nós temos que deixar Jesus fazer milagre em nossa vida. 




Fui à casa do oleiro e o encontrei trabalhando na roda. Mas o vaso de barro que ele estava fazendo não saiu como desejava, por isso ele amassou o barro e começou novamente. Então o Senhor me deu esta mensagem: “Ó Israel, acaso não posso fazer com vocês o mesmo que o oleiro fez com o barro? Como o barro está nas mãos do oleiro, vocês estão em minhas mãos.

Jeremias 18:3‭-‬6 NVT


Você quer que a sua vida mude? Tem algo que ainda te incomoda e te atrapalha de melhorar como pessoa? 

Tem muitas coisas no mundo que nós não podemos controlar. Não existe um botão para desligar o coronavírus e trazer a vida normal de volta. 

Porém não podemos enterrar o nosso tesouro e ficar esperando tempos melhores achando que um dia no futuro tudo vai melhorar sozinho. Jesus nos chama a tomar uma atitude e Deus quer trabalhar em nossas vidas.

Só Deus pode te mudar. Se entregue a Ele. Obedeça em fé. Deixe Ele te mudar. Nesse texto de Jeremias Deus fala que ele deseja que o povo dele seja como esse vaso de barro que apesar de simples, o que nós somos, é maleável e toma a forma que o seu criador deseja. Que Deus possa fazer a sua vida tomar a forma que Ele quer. Não espere um novo ano para fazer uma mudança de verdade na sua vida. Deus pode transformar você, a sua vida e a sua família. Busque ao senhor e deixe que Ele vai fazer um milagre em você.

Talvez você não acredite mais que pode mudar. Mas você está focando na coisa errada. Você precisa crer no Senhor. Ele é quem vai te mudar. Ele vai te transformar e fazer o milagre acontecer. Confie Nele. Se Jesus mandar tentar de novo, tente de novo. Ele é poderoso para mudar o que é necessário na sua vida. Deixe Deus te transformar. Só Ele é capaz de fazer isso.