terça-feira, 12 de janeiro de 2021

A vontade de Deus e a liberdade humana



Então o Senhor ordenou que o peixe vomitasse Jonas na praia.

Jonas 2:10 NVT


Deus é poderoso e sua criação o obedece. Mas isso não quer dizer que tudo o que acontece no mundo é a vontade de Deus acontecendo.

Existe uma diferença entre a vontade soberana e a vontade permissiva do Senhor. A vontade soberana é quando Deus manda e acontece. 


É isto que diz o Senhor a Ciro, seu ungido, cuja mão direita ele fortalecerá. Diante dele, reis poderosos ficarão paralisados de medo; os portões de suas fortalezas se abrirão e nunca mais se fecharão.

Isaías 45:1 NVT 


Ciro, rei da Persia é descrito como ungido de Deus. O Senhor usou esse homem, que não era profeta e nem adorador de Deus, para ser um instrumento para que Israel fosse libertado e voltasse para seu lar para reconstruir. Que rei liberta o povo conquistado? Ele fez isso. E a Palavra de Deus diz que foi o Senhor que o usou. Por causa de coisas assim que é importante orarmos por nossos líderes e governantes. Mesmo que eles não sejam servos de Deus.

Deus manda e o mar se abre, os animais encontram a arca e até um pagão faz a vontade Dele. Essa é a vontade soberana de Deus?

Mas o que é a vontade permissiva?


mas o Senhor Deus lhe ordenou: “Coma à vontade dos frutos de todas as árvores do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se você comer desse fruto, com certeza morrerá”.

Gênesis 2:16‭-‬17


A vontade permissiva não é realmente a vontade de Deus. É o nome que damos para a liberdade que o Senhor nos dá de tomarmos a decisão. Ele tem a vontade Dele, mas podemos obedece-la ou não. Adão poderia ter feito o que Deus mandou, mas não o fez. Apesar de Deus querer que ele fosse fiel, Deus nos fez livres com a capacidade de escolher.

Quando escolhemos fazer a vontade de Deus vivermos numa vida de amor e paz. Mas se escolhemos algo diferente, viveremos com a consequência de nossas escolhas. Deus tem a vontade dele, mas nem sempre Ele impõe Sua vontade como fez com Ciro, por exemplo. 

Muitas vezes as pessoas reclamam do porquê Deus não fez isso ou aquilo, mas isso é só fugir da responsabilidade de nossas atitudes.


O Senhor observou quanto havia aumentado a perversidade dos seres humanos na terra e viu que todos os seus pensamentos e seus propósitos eram sempre inteiramente maus.

Gênesis 6:5 NVT


Tudo que existe de errado nesse mundo é culpa do próprio ser humano. Até mesmo tragédias naturais que alguns chamam de "atos de Deus" muitas vezes são causadas pela devastação e poluição do homem.


Por que eu bebi, enchi a cara, fui dirigir e causei um acidente e Deus permitiu? Por que não perguntar por que a pessoa fez isso?

É fácil jogar a culpa de tudo ruim em Deus mas não dar a Ele o mérito de tudo bom. 

Quando sou promovido, eu mereci. Quando encontro alguém pra amar, eu encontrei. Mas quando perco o emprego, por que Deus deixou?!


Deus te deu liberdade. Pare de dar desculpas.

Lembre dele e faça a vontade Dele.

Deus tem seus planos e Sua vontade é sempre o melhor caminho. Mas ele nos criou com liberdade. Se não tivéssemos seríamos robôs sem alma. Para sermos de verdade, temos que ter liberdade. Capacidade de escolher, mesmo que escolher o que é errado. E Deus sabia disso quando nos fez. E mesmo assim nos fez. 

Deus nos criou em amor, mesmo sabendo que poderíamos escolher não amá-lo de volta. Amor só pode existir em liberdade.




“Guarde sua espada”, disse Jesus. “Os que usam a espada morrerão pela espada. Você não percebe que eu poderia pedir a meu Pai milhares de anjos para me proteger, e ele os enviaria no mesmo instante? Se eu o fizesse, porém, como se cumpririam as Escrituras, que descrevem o que é necessário que agora aconteça?”

Mateus 26:52‭-‬54 NVT


Fazer a vontade de Deus é sempre melhor. Mesmo se doer. Jesus sabia disso muito bem. 

O mundo pode oferecer vários "caminhos" de vida, mas o caminho do pecado leva à morte e destruição.

Claro que poderiam ter atacado os guardas e salvado Jesus, mas Ele tinha que ser salvo? 

Precisamos obedecer ao Senhor e parar de dar desculpas das coisas que dão errado.

Comece a agradecer o Senhor pelas coisas boas que você tem em vez de só reclamar quando algo da errado.

Nem sempre quando as coisas dão errado é consequência de pecado nosso. As vezes apenas existem dificuldades na vida e isso é normal. Mas todas as vezes que nós afastamos de Deus as coisas dão errado. E isso não é punição. É consequência das más escolhas.

Deus nos fez livres para escolher, mas não é porque Ele te deu liberdade que ele quer que você escolha errado. Todo pai tem que deixar seu filho fazer suas próprias escolhas, mas ele ensina para que ele escolha o melhor. Deus fez o mesmo.

Ele tem a vontade Dele, que é santa e maravilhosa. Mas você pode escolher o que quer fazer. Use a liberdade que Deus te deu pra fazer o bem. Não destrua sua vida longe do Senhor.

Que você escolha fazer a vontade do Senhor. Ele sempre permite que você faça sua escolha. Que você faça a melhor escolha pra sua vida que é andar e obedecer ao Senhor. Não há caminho melhor.