domingo, 17 de janeiro de 2021

Na saúde ou na doença

 



Quando Eliseu estava sofrendo da doença da qual morreria, Jeoás, rei de Israel, o visitou e chorou por ele...

2Reis 13:14a


Eliseu morreu e foi sepultado. Grupos de saqueadores moabitas costumavam invadir a terra na virada do ano. Certa vez, enquanto alguns israelitas sepultavam um homem, viram um desses bandos. Rapidamente, jogaram o corpo no túmulo de Eliseu e fugiram. Assim que o corpo tocou os ossos de Eliseu, o homem voltou à vida e se pôs em pé.

2Reis 13:20‭-‬21 NVT


Um homem foi ressuscitado ao tocar no cadáver de Eliseu, um homem de Deus. Com certeza um milagre poderoso e maravilhoso. Ao mesmo tempo, não podemos deixar de notar que Eliseu morreu antes disso. Ele ficou doente, pessoas choraram, pois sentiriam sua falta, e ele faleceu. Ele ficou doente e sofreu.

Deus é poderoso, mas isso não quer dizer que nenhum de nós ficará doente ou morrerá. Ainda haverão dificuldades. Jesus nos alertou que teríamos aflições mas que Deus é poderoso.

Isso nos ensina que mesmo que as dificuldades venham, Deus ainda pode transformar em bênção. Mas é importante sabermos que as tribulações virão. É sempre mais sábio se preparar para a dificuldade para enfrentá-la firme e com fé. 



Confie em Deus na dificuldade


É apropriado que eu me sinta assim a respeito de vocês, pois os tenho em meu coração. Vocês têm participado comigo da graça, tanto em minha prisão como na defesa e confirmação das boas-novas.

Filipenses 1:7 NVT


Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: alegrem-se! [...]

Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.

Filipenses 4:4‭, ‬6‭-‬7 NVT


Algumas vezes estamos tristes e algumas pessoas, cheias de boas intenções nos dizem que não devemos ficar tristes, temos que ser felizes! Ah que bom! Todos os problemas se resolveram automaticamente agora que você me falou pra não me preocupar e ser feliz!

Por mais engraçado (ou chato) que isso seja, nesse texto de Paulo vemos alguém que faz algo parecido, mas a situação de onde Paulo escreve faz toda a diferença.

Paulo, um servo fiel de Deus, estava preso, mas mesmo assim continuava pregando e fazendo a vontade do Senhor. Mesmo num lugar indesejável e terrível ele escreve para seus irmãos em Cristo encorajando-os a entregar a Deus toda preocupação e confiar. 

Quando alguém que está na situação de Paulo fala para nos alegrarmos em Cristo, é bom ouvir o que ele tem a dizer. Quando o irmão que está preso injustamente continua mantendo sua fé e mesmo assim deseja te encorajar a colocar a sua fé em Deus, não tem como não admirar a firmeza e a força de sua fé. 

Temos que aprender com Paulo. Ele sabia que servir a Deus não era o mesmo que ter todos os “dias perfeitos”. Ele sabia que estar preso não o afastaria de Deus e nem abalaria sua fé. Você poderia dizer o mesmo?

Além disso, o fato de que ele estava preso não era consequência de algo errado que ele tinha feito. Ao contrário, no caso dele, provavelmente foi consequência das coisas certas que ele fez de continuar pregando e levando o evangelho. 


Saiba que Deus cuida de você, mesmo se seus planos se frustraram


Se formos lançados na fornalha ardente, o Deus a quem servimos pode nos salvar. Sim, ele nos livrará de suas mãos, ó rei. Mas, ainda que ele não nos livre, queremos deixar claro, ó rei, que jamais serviremos seus deuses ou adoraremos a estátua de ouro que o rei levantou”.

Daniel 3:17‭-‬18 NVT


Deus pode nos livrar e nos dar a vitória, mas mesmo que o fim chegue, não quer dizer que fomos derrotados. Até na morte, o servo de Deus é vitorioso se está com Deus.

Isso deve nos dar esperança, pois assim sabemos que o importante é andar com Deus. Não importa o caminho que a vida nos levar: vida ou morte, saúde ou doença, se estivermos com o Pai tudo vale a pena. 


Deus age como quiser


“Saia e ponha-se diante de mim no monte”, disse o Senhor . E, enquanto Elias estava ali, o Senhor passou, e um forte vendaval atingiu o monte. Era tão intenso que as pedras se soltavam do monte diante do Senhor , mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E, depois do fogo, veio um suave sussurro.

1Reis 19:11‭-‬12 NVT


Tem gente que não toma remédio, não usar máscara e não quer tomar vacina. Qual a desculpa deles pra cuidar tão mal do corpo e da vida que Deus deu a eles? Eles dizem que Deus vai curá-los, então eles não precisam fazer essas coisas, como se cuidar. 

O que talvez essa pessoa não parou para pensar é “e se Deus quiser te curar através de uma vacina”? E se Deus quiser que você se trate no médico e tome o remédio? Muitas pessoas acham que Deus tem que agir da maneira que elas querem, mas quando nós vemos essa história do profeta Elias, percebemos que Deus nem sempre age da maneira esperada. E nem sempre da maneira que você acha que Ele tem que agir.

Grandes coisas aconteceram, vento, fogo, terremoto, mas Deus não estava falando em nenhuma dessas grandes coisas. Coisas chamativas e grandiosas que parecem coisas divinas mas na verdade Deus falou num suave sussurro. 

Pare de dizer que Deus tem que fazer isso ou vai fazer aquilo. Ele age da maneira que Ele quiser e a nossa função é obedecer e ser fiel. Existem muitos fanáticos religiosos por aí que morreram dizendo que não iam tomar o remédio porque Deus ia curar eles milagrosamente. O senhor age da maneira dele e nossos planos muitas vezes são descartados e somos surpreendidos pelo plano do Senhor, algo que sempre é melhor. 

É bom fazermos planos na nossa vida, mas é importante que eles sejam flexíveis e suficiente para que sempre possam ser deixados de lado quando Deus tiver algo melhor para nós.





E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito.

Romanos 8:28 NVT


Muitas vezes achamos que Deus tem que fazer as coisas na nossa vida de um certo jeito.

Nós não sabemos como a nossa vida vai ser. Não sabemos se será longa ou será curta. Se ficaremos doentes ou se iremos embora de uma hora para outra. Talvez amanhã. 

O mais importante é que não importa a situação, no deserto ou na prisão, na doença ou na saúde, temos sempre que andar com Deus e obedecer a vontade Dele.