terça-feira, 4 de abril de 2017

Escolha a Deus


Diversas vezes na vida aparecem em nossa frente opções que devemos escolher. Esquerda ou direita. Sim ou não. Fazer ou não fazer. No texto a seguir vemos que Deus deu uma opção ao povo de Israel num momento muito importante de sua história:

Deuteronômio 30:8-20
Vocês obedecerão de novo ao Senhor e seguirão todos os seus mandamentos que lhes dou hoje.
Então o Senhor, o seu Deus, abençoará o que as suas mãos fizerem, os filhos do seu ventre, a cria dos seus animais e as colheitas da sua terra. O Senhor se alegrará novamente em vocês e os tornará prósperos, como se alegrou em seus antepassados,
se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus, e guardarem os seus mandamentos e decretos que estão escritos neste Livro da Lei, e se se voltarem para o Senhor, para o seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. Vida ou Morte
O que hoje lhes estou ordenando não é difícil fazer, nem está além do seu alcance.
Não está lá em cima no céu, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem subirá ao céu para consegui-lo e vir proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nem está além do mar, de modo que vocês tenham que perguntar: "Quem atravessará o mar para consegui-lo e, voltando, proclamá-lo a nós a fim de que lhe obedeçamos? "
Nada disso. A palavra está bem próxima de vocês; está em sua boca e em seu coração; por isso vocês poderão obedecer-lhe.
Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição.
Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.
Se, todavia, o seu coração se desviar e vocês não forem obedientes, e se deixarem levar, prostrando-se diante de outros deuses para adorá-los,
eu hoje lhes declaro que sem dúvida vocês serão destruídos. Vocês não viverão muito tempo na terra em que vão entrar e da qual vão tomar posse, depois de atravessarem o Jordão.
Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,
e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó.

Deus quer que escolhamos a vida. Devemos nos apegar ao Senhor e às coisas Dele. Ele é a vida e andar com Deus é escolher a vida. Jesus se apresentou a mulher samaritana como aquele que daria a água da vida (João 4.14). Uma água da qual, se você beber,  não se tem mais sede. Somente em Deus somos saciados. Para isso precisamos andar com Deus. As vezes pensamos que isso é algo muito difícil, mas quando estamos falando das coisas de Deus não há impossível. De acordo com o texto acima de Deuteronômio, devemos obedecer a Deus para andar com Ele.

Deuteronômio 30:15
Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição.

De acordo com o próprio Deus, a escolha entre estar com Ele e não é semelhante a escolher entre vida e morte. Quem em sã consciência escolheria ficar longe de Deus?
Deus nos apresenta uma escolha entre obedecê-lo e ficar longe Dele. A morte e destruição não é uma punição de Deus para quem não O quer obedecer, mas a recompensa natural do caminho das pessoas. Afinal de contas, quando você rejeita a vida, o que sobra é a morte. Quando você rejeita a prosperidade o que sobra é a miséria e destruição. Temos que escolher a Deus. Temos que usar nosso livre-arbítrio para fazer o bem e andar em fidelidade com Deus.

Mateus 7:13,14
"Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela.
Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.

Agora em Mateus, vemos Jesus dando uma escolha semelhante para aqueles que o ouviam, mostrando que essa escolha entre o bem e o mal, a vida e a morte ainda é relevante. Com pesar, Jesus diz que o caminho largo leva ao mal e muitos o tem escolhido porque é mais fácil e preguiçoso. O caminho estreito é mais difícil e exige maior esforço e determinação.

Em um mosteiro que existia no centro de Portugal em que tinha um refeitório com uma porta bem diferente. Ela tinha apenas 32 centímetros de largura. Uma vez por mês os monges que lá viviam tinham que passar por essa porta. Se não conseguissem, é porque tinham caído no pecado da gula e iam ser submetidos a uma dieta de pão e água.
32 centímetros? Consegue imaginar isso? Você passaria nessa porta? Eu sei que eu não passaria. Graças a Deus que a porta estreita que Jesus nos conta não é uma porta dessas, mas se trata de um caminho que, apesar de ser mais difícil, é um caminho de vida eterna e salvação. Uma vida com propósito e mais completa.

Mateus 25.31-46
31. “Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.
32. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.
33. E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
34. “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.
35. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
36. necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.
37. “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
38. Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
39. Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’
40. “O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
41. “Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos.
42. Pois eu tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e nada me deram para beber;
43. fui estrangeiro, e vocês não me acolheram; necessitei de roupas, e vocês não me vestiram; estive enfermo e preso, e vocês não me visitaram’.
44. “Eles também responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome ou com sede ou estrangeiro ou necessitado de roupas ou enfermo ou preso, e não te ajudamos?’
45. “Ele responderá: ‘Digo-lhes a verdade: O que vocês deixaram de fazer a alguns destes mais pequeninos, também a mim deixaram de fazê-lo’.
46. “E estes irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna”.


Novamente Jesus nos mostra que a escolha existe na vida cristã e é mais séria do que possa parecer a princípio. A escolha entre seguir a Deus, obedecer ao Pai é uma escolha de vida ou morte. Nesse texto Jesus nos mostra que “entrar pela porta estreita” não é um conceito filosófico. É ação, atitude colocada em prática na vida das pessoas. Essa escolha é a mais importante que você fará na sua vida.

Tiago 2.19-26
19. Você crê que existe um só Deus? Muito bem! Até mesmo os demônios crêem — e tremem!
20. Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?
21. Não foi Abraão, nosso antepassado, justificado por obras, quando ofereceu seu filho Isaque sobre o altar?
22. Você pode ver que tanto a fé como as obras estavam atuando juntas, e a fé foi aperfeiçoada pelas obras.
23. Cumpriu-se assim a Escritura que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus.
24. Vejam que uma pessoa é justificada por obras, e não apenas pela fé.
25. Caso semelhante é o de Raabe, a prostituta: não foi ela justificada pelas obras, quando acolheu os espias e os fez sair por outro caminho?
26. Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.


Não adianta acreditar que Deus existe. Pode ter certeza que o diabo também acredita. O que importa são suas ações. Você crê? Ótimo. Esse é só o primeiro passo. Agora precisamos colocar os mandamentos de Deus em prática.

Romanos 6.20-23
20. Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça.
21. Que fruto colheram então das coisas das quais agora vocês se envergonham? O fim delas é a morte!
22. Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.
23. Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.


A vida está com Deus. Escolha andar com ele e coloque em prática aquilo que Ele nos ensinou. Ande com Deus e faça o bem. Que você escolha o caminho estreito, o caminho de salvação, de obediência. Ficar longe de Deus é escolher a morte e a destruição. Fique com o Pai. Como disse Jesus,

…” Maria escolheu a melhor parte, e esta não lhe será tirada”.
(Lucas, 10.42)



Que você possa escolher o melhor da vida para você, pois essa ninguém vai poder tirar de você. Que você ande com Deus em todo tempo.