quarta-feira, 19 de abril de 2017

Viva de dia


1 Tessalonicenses 5:4-7 (NVI)
Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que aquele dia como o ladrão vos surpreenda;
porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Nós não somos da noite nem das trevas;
assim, pois, não durmamos como os outros, antes velemos e sejamos sóbrios.
Pois os que dormem, dormem de noite: e os que se embriagam, embriagam-se de noite.

É a noite que as pessoas se esgueiram, se escondem e fazem coisas que não fariam durante o dia. Podemos dizer com facilidade que é mais perigoso sair a noite que sair de dia. Eu conheço estabelecimentos que deixaram de ser 24 horas porque eram assaltados demais de madrugada, quando tem poucas pessoas. É mais fácil fazer o mal quando ninguém está olhando. Paulo fala aqui que Deus quer que sejamos sóbrios, mas não que nos entreguemos à noite como aqueles que bebem e dormem. Deus não quer que vivamos anestesiados, fora da realidade, mas sim que sejamos pessoas conscientes e com o pé no chão, sempre prontos para a obra de Deus.  
Por que será que muitas vezes antes de fazer algo errado olhamos para um lado e para o outro para ver se alguém está vendo? Lembro-me de que quando criança, minha mãe não queria me deixar ver os animes que passavam na tv. Eu, como um bom menino, assistia escondido! Mas não sem ficar de olho. Se minha mãe pisasse em casa eu trocava de canal!
Deus nos diz que nós fomos feitos para a luz do dia. Aqui Deus não está se referindo exatamente ao dia e noite, mas sim de uma maneira espiritual. Existem aqueles que, mesmo sendo de dia, vivem buscando uma maneira de conspirar, cometer erros e fazer o mal.
Quem espreita no escuro da noite? É a pessoa de bem, com amor no coração e disposto a fazer a vontade de Deus? Não! É o ladrão que quer te roubar, matar e destruir.
Uma vez eu estava indo para o trabalho e estava com preguiça e por causa disso peguei um caminho diferente. Nesse caminho, dois jovens (de no máximo uns 15 anos) se aproximaram de bicicleta e me assaltaram. Será que esses jovens fariam isso numa avenida movimentada? Ou na frente de conhecidos deles? Provavelmente não. Quando somos anônimos, é mais fácil fazer o mal. É só vermos a internet como prova disso. Quantas não são as pessoas que fazem e falam coisas terríveis online só porque elas se sentem mais anônimas atrás de um nick ou um perfil, só porque a pessoa não está na frente dela?
Em nenhum momento na Bíblia (e até na nossa cultura), trevas significaram alguma coisa boa. Crianças têm medo do escuro pois lá está o desconhecido. Adultos evitam se aventurar no escuro da noite, pois podem ser roubados ou coisa pior. Precisamos tomar cuidado. As vezes queremos ir para o escuro para ninguém saber o que estamos fazendo, mas nada pode ser escondido de Deus.

Hebreus 4:13
Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Deus nos chama para sermos luz neste mundo de trevas. Não estamos aqui para nos perdermos na escuridão, mas sim para sermos diferentes. Deus sabe de tudo o que acontece com você. Não adianta querermos fingir com Deus.
Somente quando formos sinceros com Deus e conosco, teremos uma capacidade melhor para nos afastar do pecado. Precisamos ficar longe das coisas que nos fazem mal. O pr. Ed René disse que “Deus não coloca rótulo de veneno em refrigerante”. Se o Senhor diz que algo faz mal para você, então não fique questionando os porquês. Confie Nele e obedeça. Ele sabe de tudo. Inclusive das coisas que você faz quando ninguém está te vendo.


1 Tessalonicenses 5:16-24 (NVI)
Alegrem-se sempre.
Orem continuamente.
Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Não apaguem o Espírito.
Não tratem com desprezo as profecias,
mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
Afastem-se de toda forma de mal.
Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Aquele que os chama é fiel, e fará isso.

1 Tessalonicenses 5:22 (Almeida)
Abstende-vos de toda a aparência do mal.

Estamos vivendo numa época em que nada mais é respeitado pelas pessoas. Tudo vira motivo de piada, meme e é compartilhado. Tudo é a melhor coisa do mundo ou a pior. Vivemos numa época onde todos querem questionar tudo. Todos têm algo a reclamar e algo a dizer, mesmo que nunca faça nada para mudar. Vivemos numa época bem complicada.
Quando vemos o apóstolo Paulo dizendo que devemos nos “afastar de toda forma de mal”, ou como diz a versão mais antiga “se abster de toda a aparência do mal”, percebemos que estamos perdendo muito tempo na questão errada.
Perdemos muito tempo questionando regrinhas de certo e errado e dizendo o que pode e não pode, o que é pecado e não é. Paulo já diz logo de cara: afaste-se da APARÊNCIA do mal. Muitos jovens parecem que ficam testando para ver até onde eles podem chegar no pecado. Ficam colocando a mão perto do tigre pra ver até onde eles podem ir. Uma hora o tigre morde a sua mão fora. Quando você perceber, já é tarde demais.
Deus não quer que você fique testando os limites da sua força de vontade. Ele quer que você se afaste de tudo que sequer PAREÇA pecado.
Tem algo de errado em fazer isso ou aquilo? Será que é pecado ou não? Isso te incomoda? Então deixe isso de lado. Às vezes para outra pessoa aquilo parece tranquilo mas em você causa um efeito muito ruim. Nem só as coisas que são pecado te afastam de Deus. Se tem algo que te afaste de Deus, afaste isso da sua vida.
Tem certos tipos de entretenimento que outras pessoas gostam e eu nem passo perto. Por que? Por que é pecado? Talvez nem seja, mas faz mal para mim. Se algo pode me afastar de Deus, eu não quero isso em minha vida, porque quando eu cair em tentação, já estarei longe de Deus. E nem sempre a gente consegue se recuperar da queda. As vezes quando caímos, mergulhamos bonito. E não voltamos mais.
Algumas pessoas têm a impressão que se pecarmos é só pedir perdão e pronto. Isso não é menosprezar o que Deus fez e faz por você? Isso não é desvalorizar o amor de Deus e a sua misericórdia? Se você tivesse um relacionamento onde seu cônjuge constantemente te trai e fala: é só eu dar um presente que ela me perdoa… Você acha que essa pessoa continuaria do seu lado?

1 Tessalonicenses 5:8,9
Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva para o dia. Foi para a luz que Deus te criou e não para ficar se escondendo fazendo coisas erradas e vergonhosas. Se você as vezes tem dúvida se o que você quer fazer é certo ou não pense se você faria isso na frente das pessoas que você gosta e principalmente se Deus se agradaria do que você está fazendo.