domingo, 2 de abril de 2017

Fale a verdade!




Mateus 5:33-37
"Vocês também ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não jure falsamente, mas cumpra os juramentos que você fez diante do Senhor’.
Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
nem pela terra, porque é o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei.
E não jure pela sua cabeça, pois você não pode tornar branco ou preto nem um fio de cabelo.
Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno".

Esses dias eu tinha um encontro marcado com minha mãe. Íamos sair juntos. Quando de repente, poucas horas antes do compromisso, ela me liga falando de algo importante que tinha surgido, algo de última hora e eu achei melhor deixarmos para sair outro dia.
Fazemos planos, compromissos, escrevemos na agenda, mas na realidade a vida não está no nosso controle. Dizemos que vamos chegar um certo horário, mas algo acontece no caminho e perdemos a hora. Fazemos planos e algo diferente aparece e os planos vão por água a baixo. Não estamos no controle de tudo. Jesus diz que assim como não podemos controlar se nosso cabelo fica branco ou preto ao nosso bel-prazer, não podemos jurar por pessoas, coisas ou situações. Quem somos nós para prometer que algo vai acontecer ou não? Quem é você para jurar pela sua vida ou por alguém mortinho? É por isso que a Bíblia nos diz para dizermos "se Deus quiser" farei isso (Tiago 4:15)
Jesus nos diz que não quer que nós sejamos pessoas que fazem juramentos a torto e a direito, mas sim que sejamos pessoas de palavra, para que nosso sim e não seja o suficiente. Qualquer meia palavra, qualquer enrolação maior do que isso, já não é coisa de Deus. O cristão, o servo de Jesus Cristo, deve ser honesto e ter um compromisso com a verdade. Deus quer que você tenha uma vida em que você possa ter um compromisso com a verdade. Algumas pessoas podem dizer: “Eu não posso falar a verdade, porque tem várias coisas que eu faço que ninguém pode saber!” Isso só quer dizer que sua vida, provavelmente, não está no caminho que Deus deseja. Deus gosta das coisas claras e sinceras.

1- Mentir ao próximo

Colossenses 3:9,10
Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.

Êxodo 20:16
"Não darás falso testemunho contra o teu próximo.

Essa semana eu estava no carro e vi um adesivo no carro da frente. Ele dizia o seguinte:
80% caipira, 90% honesto, 100% por Jesus Cristo
O que isso quer dizer!? Como alguém pode ser 90% honesto? Ou se é honesto ou não! Ou se cumpre a lei ou não. Aquela pessoa que desobedece a lei não é 99% honesto. Ela desobedeceu a lei. Um assassino que vai preso não se gloria porque nunca roubou uma loja. A Bíblia nos diz que aquele que descumpre uma parte da lei, descumpriu a lei. Ou é 100% ou é 0%! É por isso que Jesus nos diz que a nossa palavra deve ser sim ou não. É isso. Não tem desculpas, não tem enrolação, não tem meias verdades e mentiras brancas. É sim ou não.
Quando Deus nos diz que não devemos dar falso testemunho, a Bíblia nos faz lembrar daquelas pessoas em julgamentos, que tem que dar testemunho. Em muitos lugares as pessoas colocam a mão sobre a Bíblia antes de dar o testemunho, como uma demonstração pública de que ele jura que tudo que dirá é verdade.
Deus nos diz que a mentira faz parte do “velho homem” e que nos despimos disso. Não devemos voltar as coisas antigas agora que conhecemos a Deus. Seria o equivalente a alguém que encontrou alguém que ama, casou, estão juntos e começa a procurar novas pretendentes. “Será que tenho alguma chance com ela?” Mas para que pensar nisso? Você já é casado! Já encontrou alguém ótimo para você! Se você já encontrou um companheiro, então porque continuar buscando alguém?
Da mesma maneira, quando conhecemos a Deus, o aceitamos como Salvador, deixamos essa vida de pecado para trás. Não podemos continuar de namorinho com as coisas de velho homem, já que agora, temos algo melhor, uma nova vida em Jesus Cristo.
Não devemos mentir para as outras pessoas, pois fazendo isso as estamos enganando e fazendo aquilo com o qual Deus não se agrada. Não devemos ser também pessoas de meias verdades. Que falam a verdade quando nos é conveniente e não o fazemos assim que não queremos mais.

2- Mentir para si mesmo

João 8:32
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará".

Num filme que gosto muito chamado Matrix o protagonista conhece alguém que mostra a ele que o mundo inteiro que ele vive é uma ilusão e não é de verdade. Ele oferece a escolha a ele: “Você gostaria de conhecer a verdade ou acordar amanhã na mesma vida de sempre e esquecer tudo isso?” Muitas pessoas que eu conheço que viram esse filme disseram que com certeza iriam querer continuar vivendo na ilusão porque ela era “muito melhor” que a realidade. Mas não é verdade! “Não importa, o que importa é que eu me sinta bem”. É assim que as coisas estão: mentimos para nos sentirmos bem, nos sentirmos confortáveis.
Muita gente mente para si mesma. Olho no espelho e digo que está tudo bem, tudo ótimo, tudo as mil maravilhas, mas na realidade não está. Você conhece alguém assim? Alguém que finge ser uma coisa que na verdade não é, mas ela acredita piamente que é?
Imagine uma pessoa que caiu de algum lugar e se machucou. Você olha para essa pessoa e diz: “Você está bem? Precisa de ajuda?” Ela rejeita a ajuda e diz que está tudo bem e não tem nenhum problema. A perna dela está machucada. Você pode ver sangue escorrendo do machucado, mas ela continua dizendo “Está tudo bem. Não preciso de ajuda.” Existem pessoas que preferem negar a realidade e viver num mundo de fantasia, só porque têm medo ou vergonha de aceitar a verdade. Essa pessoa vive num mundo de fingimento, de mentira. Isso é coisa de maluco! Mas mesmo assim, talvez, todos nós já fizemos isso em algum momento.
As pessoas mentem para si mesmas para se sentir bem. Elas não querem se sentir culpadas, então dizem para si mesmo que aquilo que elas fazem não tem problema e não é errado. No fundo elas estão em dúvida, mas isso pode tirar seu sono a noite então ela prefere dizer a si próprio: está tudo certo. Não tem problema nenhum em fazer o que eu fiz. Tudo para não se sentirem culpadas. O bandido que rouba, ele diz para si mesmo que ele é mais esperto e por isso merece aquele dinheiro roubado, ou pensa que aquela pessoa tem muito mais do que eu, então posso pegar. Um assassino pode mentir para si mesmo dizendo que sua vítima “mereceu”. As pessoas vão mentindo e vivendo em um mundo de fantasia, tudo para não se sentirem desconfortáveis.
A Bíblia nos fala que precisamos conhecer a verdade e que Jesus é essa verdade. Pode ser que encarar essa verdade seja um pouco doloroso, um pouco complicado, mas é a verdade. Tem muita gente que prefere viver numa mentira confortável do que numa verdade difícil.
Uma música que gosto muito do Michael Jackson (Man in the mirror) diz que “se você quer tornar o mundo um lugar melhor, dê uma boa olhada em si mesmo e comece a mudar”. Quando você entra num grupo de ajuda a viciados, um dos primeiros passos é admitir que você tem um problema para que você possa aceitar que precisa mudar. Não é só a Bíblia que diz que devemos parar de mentir para nós mesmos. Entre as mentiras que são ditas, talvez mentir para si mesmo seja a mais estúpida de todas, mas ainda é uma das mais comuns. Por que fazemos isso? Temos que começar a ser mais honestos conosco mesmos.
Será que eu estou satisfeito comigo mesmo?
Será que faço as coisas que faço de coração ou para que os outros vejam que fui eu quem fiz?
Quando mais honestos fomos conosco mesmo, melhor podemos descobrir onde erramos e que precisamos de ajuda. E não tenha vergonha de olhar seus defeitos nos olhos e aceitar que eles existem. Jesus nos diz que não foi os perfeitos que ele veio curar, mas aqueles que estão doentes (Mateus 9.12). Se você não admite que tem problemas, como vai buscar ajuda? Como vai pedir perdão a Deus se não aceita que errou? Precisamos ser honestos conosco mesmos, assim aprenderemos a ser mais humildes diante de Deus e a não julgar ao próximo, pois veremos que todos nós estamos passíveis de erro. Todos somos pecadores e todos precisamos da misericórdia de Deus. Quanto mais cedo você admitir, melhor para você.

3- Mentir para Deus

Deuteronômio 23:21-23
Se um de vocês fizer um voto ao Senhor, ao seu Deus, não demore a cumpri-lo, pois o Senhor, o seu Deus, certamente lhe pedirá contas, e você será culpado de pecado se não o cumprir. Mas se você não fizer o voto, de nada será culpado. Faça tudo para cumprir o que os seus lábios prometeram, pois com a sua própria boca você fez, espontaneamente, o seu voto ao Senhor, ao seu Deus.

Provérbios 12:22
O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade.

Deus nos diz que não devemos fazer juramentos e promessas a Ele, porque se nós fizermos, Ele vai exigir que cumpramos nossa palavra. Deus se agrada com a verdade, então não faça promessas vazias, mas aja de acordo.
Deus sabe o que se passa em seu coração. Por causa disso, de nada adianta fazer juramentos e promessas a Deus, pois Ele te conhece de verdade. Ele sabe quando é sincero e quando é fingimento. Não adianta prometer: simplesmente faça!
Deus conhece você. Ele não quer promessa, show ou sacrifício. Não se pode enganar a Deus. Deus quer o seu amor e amor não é fingido. Só existe amor quando é sincero.
Quando você oferecer o seu louvor, a sua adoração diária ao Senhor, que você faça de coração, pois não adianta fazer as coisas para Deus pela aparência ou para que os outros te vejam e você seja engrandecido. Deus ama quem faz as coisas de coração e tem compromisso com a verdade.

+++
João 14:6
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

A mentira não vem de Deus. Aquele que se identifica com a mentira e vive com ela está fazendo a vontade do diabo. Jesus é verdade e seus servos vivem Nele. Deus te chama a um compromisso com a verdade. Pare de mentir para os outros para enganá-los. Pare de mentir a si mesmo para você não se sentir culpado pelos seus erros. E entregue a Deus a sua adoração mais honesta e sincera. Desta maneira Deus vai te moldar e te guiar para que você possa crescer a cada dia, andando no caminho de Jesus Cristo. Um caminho de verdade e vida que nos leva a salvação.