domingo, 9 de abril de 2017

O que agrada a Deus


O que é que agrada a Deus? Essa é uma pergunta que é muito importante termos uma resposta. Guerras já foram travadas entre povos que achavam que estavam fazendo a vontade de Deus. É importante vermos o que Deus realmente quer e o que é vontade do homem.

1 Samuel 15:10-23
Então o Senhor falou a Samuel:
"Arrependo-me de ter constituído a Saul rei, pois ele me abandonou e não seguiu as minhas instruções". Samuel ficou irado e clamou ao Senhor toda aquela noite.
De madrugada Samuel foi ao encontro de Saul, mas lhe disseram: "Saul foi para o Carmelo, onde ergueu um monumento em sua própria honra e depois foi para Gilgal".
Quando Samuel o encontrou, Saul disse: "O Senhor o abençoe! Segui as instruções do Senhor".
Samuel, porém, perguntou: "Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo? "
Respondeu Saul: "Os soldados os trouxeram dos amalequitas; eles pouparam o melhor das ovelhas e dos bois para o sacrificarem ao Senhor seu Deus, mas destruímos totalmente o restante".
Samuel disse a Saul: "Fique quieto! Eu lhe direi o que o Senhor me falou esta noite". Respondeu Saul: "Diga-me".
E Samuel disse: "Embora pequeno aos seus próprios olhos, você não se tornou o líder das tribos de Israel? O Senhor o ungiu como rei sobre Israel
e o enviou numa missão, ordenando: ‘Vá e destrua completamente aquele povo ímpio, os amalequitas; guerreie contra eles, até que os tenha eliminado’.
Por que você não obedeceu ao Senhor? Por que se lançou sobre os despojos e fez o que o Senhor reprova? "
Disse Saul: "Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas.
Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor seu Deus, em Gilgal".
Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.
Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria. Assim como você rejeitou a palavra do Senhor, ele o rejeitou como rei".

Aqui vemos a história do rei Saul, um homem que Deus diz que se arrepende de ter colocado como rei de Israel de tão grande que foi a desobediência das ordens que Deus tinha dado. O povo devia ir a batalha e destruir totalmente o povo inimigo, sem guardar nada para si próprio. Essa era a ordem de Deus e Israel estava sendo usado para trazer o julgamento sob os amalequitas. Saul e Israel decidiram que destruir tudo era muito desperdício. Também acharam que era melhor não matar o rei. A desculpa de Saul é que os despojos foram guardados para oferecer a Deus. Olha que espiritual! Mas o que é que é melhor? Obedecer a Deus ou oferecer sacrifícios? É com essa pergunta que o profeta Samuel questiona o próprio rei de Israel. Deus mandou. Por que vocês desobedeceram? Não importa se era para um bom motivo. Sabe o que era melhor? Obedecer a Deus. O trecho termina dizendo “A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria".
Quem era o rei para fazer um favorzinho para Deus e decidir que era melhor desobedecer? O rei rebelde, arrogante e que estava ocupado fazendo um monumento para homenagear a ele mesmo.

Talvez uma maneira simples de descobrirmos o que Deus quer é vendo o que o próprio Deus nos diz em sua palavra. Ele é muito claro e não mede as palavras. Alguns textos na Bíblia nos falam sobre as coisas que Deus odeia. Vamos começar por essas.

Provérbios 6:16-19
Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta:
olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal,
a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.

Tudo o que tem a ver com o orgulho, o ódio, a mentira e a maldade. Tudo isso são coisas que o Senhor reprova. A Bíblia usa palavras fortes como “odeia” e “detesta” para dizer dessas coisas que não estão de acordo com a vontade do Senhor. E o que agrada a Deus? Por toda a Bíblia vemos textos que nos falam sobre isso:

  • Deus quer creiamos e confiemos Nele. Aquele que não crê não tem como ser salvo.

Hebreus 10:38,39
Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele".
Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.

Para temos uma vida com Deus, ter fé Nele e crer Nele é o mínimo. É o primeiro passo. Como andar com Deus se você não crê Nele? Como ser abençoado por Deus se você duvida que Ele é capaz? Devemos crer no Senhor e nunca duvidar. Nem sempre isso pode ser fácil, mas precisamos nos esforçar para não desistirmos e não desanimarmos.

  • Amar o próximo e cuidar dele

Tiago 1:26,27
Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!
A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

Deus nos mostra que não se importa com palavras vazias e aparências de religiosidade. O que Ele quer é que cuidemos daqueles que passam dificuldades. Nosso Deus é amor e Ele quer que aprendamos com Seu amor e compartilhemos esse amor com o mundo.
Além disso Deus quer que permaneçamos firmes e sem nos moldar ao mundo.

Romanos 12:1-3
Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

Deus quer que nossa adoração seja consciente. Devemos entregar nosso melhor a Deus sabendo exatamente o que estamos fazendo e o porquê de estarmos fazendo isso. Deus não quer fanáticos, mas sim adoradores em Espírito e em verdade.
Quando Deus nos diz que não devemos nos amoldar ao mundo, quer dizer que nosso trabalho não é ficarmos igual ao mundo mas deixarmos ele a cada dia mais perto de Deus.
Deus também nos lembra que não devemos nos achar grandes. Temos que ter um conceito equilibrado e humilde de nós mesmos. Isso quer dizer que temos que lembrar que temos valor e somos importantes, afinal de contas o Senhor nos fez, mas isso não quer dizer que somos melhores que outras pessoas.

João 4:23
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

O próprio Jesus nos diz que Deus quer adoradores que adorem em espírito e em verdade. Não adianta ter máscaras. Não adianta showzinho. Deus quer sinceridade. Deus quer uma entrega de verdade. Se você quer andar com Deus, entregue-se totalmente nas Suas mãos. Só assim Deus vai te moldar como um oleiro molda o vaso de barro em suas mãos. E se for necessário, assim como o oleiro quebra um vaso com defeito e o refaz do zero, Deus terá que te “quebrar” para te fazer novamente. Dessa vez melhor e do jeito que Ele quer.  



Miquéias 6.6-8
Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano?
Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do meu próprio pecado?
Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Deus não é um Deus de aparência. Se o seu relacionamento com Deus não for um relacionamento real, profundo e de intimidade, ele não é um relacionamento real.
Deus quer que você “Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus”. É tão simples que quase parece infantil. Mas ao mesmo tempo, é difícil e complexo o suficiente para levarmos uma vida inteira para aprendermos.
Deixe Deus trabalhar com sua vida. Ande com Ele em humildade, fidelidade e sem desistir. A graça do Senhor vai brilhar em sua vida e você vai ser um servo fiel, aquele que agrada a Deus e que anda com Ele em todo o tempo.
Que você tenha uma vida que agrade a Deus e se ainda não tem, se arrependa e mude de vida, para vivenciar uma vida mais saudável, alegre e completa junto do Pai.