quinta-feira, 19 de março de 2015

Deus é quem te capacita


Deus nos chama para uma vida de fé e relacionamento, mas muitas vezes duvidamos, ou do poder de Deus ou de nossa capacidade.

Êxodo 4.10-12
Disse, porém, Moisés ao Senhor : “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!”
Disse-lhe o Senhor : “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor ?
Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”.


Aqui nós vemos Moisés, um homem que Deus chamou para um ministério muito importante: libertar e liderar um país. Imediatamente Moisés se considera incapaz para o cargo. “Não consigo falar bem”, diz ele. Talvez Moisés tivesse gagueira ou alguma dificuldade para se expressar. Mas ele aparentemente tinha se esquecido com quem estava falando: com Deus!
Quando Deus diz “vá em frente e faça isso”, você não pode responder “Ah, Deus… você não sabe do que está falando… Isso é muito difícil”. Essa é a resposta da pessoa solitário. Mas não estamos sós. Deus está conosco.
Várias vezes pensamos assim. Deus te promete algo e você só consegue pensar em como aquilo é difícil ou até impossível. Mas lembre-se do poder do Senhor Todo-poderoso. Além do mais, se Deus está dizendo que você consegue, você consegue. Afinal de contas, é Deus quem te dá suas capacidades e dons.


Êxodo 31.2-4
“Eu escolhi Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá,
e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística
para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze...


Algumas pessoas acham que dons de Deus são apenas aqueles que se usam durante um culto, como pregar a palavra ou cantar. Mas aqui vemos um homem chamado Bezalel. Um homem que Deus capacitou para fazer arte com metais. Isso é tão importante quanto saber tocar bem um instrumento num culto. Deus capacitou aquele homem para fazer arte. Da mesma maneira Ele iria capacitar Moisés em fazer algo que ele tinha dificuldade: falar bem.
Eu não sei como Deus quer te usar nem qual ministério Ele tem para realizar na sua vida. O que eu sei o Senhor te capacita. Então quando Deus te chamar para fazer algo, diga sim e confie, afinal Ele é quem vai te capacitar e te guiar.
Apesar disso, não deixe isso subir a sua cabeça. Deus te capacita, mas não ache que isso te torna melhor que os outros:


Deuteronômio 8.17-18
Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza’.
Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.


Sim, Deus vai te capacitar e te ajudar. Mas lembre que a força vem Dele. Você não é o centro das atenções e nem é melhor que alguém por causa de alguma habilidade que você tem. Mas Deus é quem te ajuda. A glória e a honra é toda Dele.