terça-feira, 24 de março de 2015

Quem ama, corrige.


Muitas vezes nossa teimosia não deixa que Deus trate conosco do jeito que Ele quer.

Jó 5.17-18
Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.
Pois ele fere, mas trata do ferido; ele machuca, mas suas mãos também curam.


Eu conheço algumas pessoas que não aceitam que alguém chame a atenção deles. Eles dizem coisas como: "Não aceito que falem comigo desse jeito" ou "não levo desaforo pra casa". Em geral essas pessoas têm personalidade muito forte e esse orgulho/teimosia pode acabar impedindo eles de passar por crises e aprendizados. Se nunca ouvirmos o conselho dos outros, como vamos melhorar como pessoa?
Uma coisa é quando seu chefe chama sua atenção e você se revolta. Outra é quando Deus quer te corrigir e você também quer se revoltar. Digo isso porque pode ser que seu superior chame sua atenção por motivos errados, como perseguição, preconceito ou outras causas diversas. Mas Deus nunca faz isso. E diariamente continuo vendo pessoas rejeitando o conselho e a repreensão que vem de Deus.
Deus corrige de diversas maneiras: falando diretamente, em orações, através da Bíblia, mensagens, através de outros irmãos. Esse último, em especial, irrita muito àqueles que estão no erro.
A Bíblia nos ordena a estar de coração aberto para correção divina, porque a intenção de Deus sempre é a reconstrução, a restauração e a vida e nunca a sua humilhação. Diferente de outras pessoas que chamam sua atenção por motivos que podem ser justos ou não, Deus sempre está interessado no seu bem.

O texto ainda diz que feliz é aquele que Deus corrige. Isso porque esta pessoa será restaurada, se desviará do caminho errado e será guiado por Deus num caminho de vida eterna. Assim como um pai que corrige o filho para que ele saiba distinguir o bem do mal, Deus tem que fazer o mesmo conosco. Afinal de contas, pai que ama corrige, e Deus nos ama muito.