quarta-feira, 18 de março de 2015

Ser como criança


Eu ensino crianças e com o passar do tempo, percebi que adultos não são tão diferentes de crianças. De vez em quanto temos comportamentos bem infantis, como não saber ouvir “não”, ser muito egoísta, ficar “de mal” com as pessoas por motivos bobos. Por outro lado, as crianças tem muitas coisas boas também! Elas têm muita fé, fazem amigos com facilidade e perdoam muito facilmente. Quem dera os adultos fossem parecidos com as crianças nas coisas boas!
Quando somos crianças, não temos muitas preocupações. Não pensamos na conta do mês, não perdemos o sono porque estamos preocupados. Eu já perdi o sono quando criança por ansiedade de ganhar um presente ou fazer uma viagem, mas não preocupações. Quando se é criança, em geral, você tem que estudar, brincar e crescer. E só. As grandes preocupações de uma criança parecem inexistentes quando comparamos com nossas preocupações de adultos.
Quando crianças, confiamos cegamente em nossos pais. Eles cuidam de nós e confiamos neles. “Não vou perder o horário, meus pais vão me acordar. Não vai faltar nada. Meus pais vão cuidar de mim”.
Com o tempo crescemos e amadurecemos e começamos a nos preocupar. Ficamos ansiosos e preocupados. Contas, prazos, problemas, intrigas e fofocas. Coisas que não faziam parte de nossa mente quando crianças agora nos tiram o sono. Parece que aquela fé que tínhamos quando crianças se foi.

Mt 18.1-4
1. Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus?”
2. Chamando uma criança, colocou-a no meio deles,
3. e disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.
4. Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus.

Jesus nos convida a ser mais como crianças. Mais humildes, mais simples, mais confiantes no nosso Pai. Por que não confiamos em Deus como uma criança confia em seus pais?
Uma vez por semana minha família sempre saía junto. Mas tinha um dia que eu sempre saía com meu pai para brincar. Eu esperava por esse dia. E uma vez ele chegou em casa muito tarde por causa de seu trabalho. Problemas tinham acontecido e o dia dele devia ter sido terrível. Mas eu estava inconsolável! “Você prometeu que ia sair comigo!”, eu dizia triste. Eu tinha tanta certeza que ele estaria lá e passaríamos o dia juntos que quando aquilo não aconteceu, o meu mundo acabou! Para uma criança, é claro. Mas isso me mostra o quanto eu confiava no meu pai. Eu tinha certeza absoluta que tudo ia acontecer exatamente como ele me disse. Ele é meu pai. Não faria uma coisa dessas comigo. Eu confiava nele. É claro que ele vai cuidar de mim e cumprir as promessas.
Hoje eu olho para trás e penso: quem dera eu tivesse uma fé dessas no meu relacionamento com Deus! Como eu queria ter mesma certeza que eu tinha quando criança. Se Deus, meu Pai celeste, diz que vai cuidar de mim, que nada vai faltar, eu tenho que crer, como eu acreditava quando era criança. Uma fé cega e inabalável.
Deus nos chama para acreditar. Para ter fé Nele e nas suas promessas. Andamos preocupados e ansiosos porque não confiamos em Deus. Na Bíblia, Deus promete que Ele cuida de nós e nunca nos abandona. Por que não confiamos Nele?
Jesus nos chama a ser como crianças. Jesus nos chama a um relacionamento de fé com Deus. O Senhor cuida de você.

Isaías 49:15

Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!