quarta-feira, 25 de março de 2015

Precisando de direção


Nem sempre dá para resolver tudo sozinho. Ocasionalmente, precisamos de alguém para nos ajudar.

Jó 8:8-9
Pergunte às gerações anteriores e veja o que os seus pais aprenderam,
pois nós nascemos ontem e não sabemos nada. Nossos dias na terra não passam de uma sombra.


Em algumas situações na vida, é impossível se virar sozinho totalmente. Todos nós precisamos de um conselho e de uma direção de vez em quando. Qual de nós pode dizer que sempre está certo e nunca precisou de uma pessoa te cutucando dizendo: "pensa bem... será que isso é uma boa ideia?"
Eu me lembro de várias situações em que se eu estivesse sozinho, não teria a menor noção do que fazer. Como arranjar um emprego, a primeira entrevista, onde encontro tal produto, como se chega em tal lugar. Este último aliás parece ser um problema com muitos homens. Eu moro próximo de São Paulo, uma cidade muito grande. Tão grande que as vezes um GPS, um mapa, uma bússola e três guias turísticos não são o suficiente para te guiar em segurança do ponto A ao ponto B. Muito menos chegar a tempo. Mas vejo pessoas que parecem muito orgulhosas para pedir ajuda. 
- Eu sei o caminho! - diz o marido.
- Mas já estamos rodando há horas. - diz a esposa, já cansada. -Pergunte para aquele rapaz ali como se chega lá... - Mas ele passa direto com o carro e não pergunta.
Não sei porque algumas pessoas tem tanta dificuldade em dizer: Não sei o que fazer. Alguém pode me ajudar? É admitir derrota? É se dizer muito fraco? Ou apenas humano?
A Bíblia nos lembra sempre de que não somos tão bons assim. Talvez muitos preferem ler outros livros mais alegrinhos (auto-ajuda, estou olhando para você...). Mas é importante lembrarmos que em alguns momentos não conseguimos tudo sozinhos. 
Vivemos em comunidade e temos uns aos outros (a não ser que você seja um homem que mora numa ilha deserta com sua bola Wilson). Então por que não ajudamos uns aos outros como a Bíblia nos diz para fazer. E se você ajuda, e que bom se você o faz, por que é tão difícil pedir ajuda quando se precisa?
Não seja orgulhoso. Peça ajuda. Peça direção. Você não precisa resolver tudo sozinho. Converse com uma pessoa sábia, um amigo, um familiar. Converse, acima de tudo, com Deus. Ele, mais do que ninguém vai te guiar numa direção correta. Funciona melhor do que GPS. Muito melhor.