sexta-feira, 20 de março de 2015

Deus é quem te guarda


Nem sempre temos coragem de admitir, mas muitas de nossas preocupações são resultado de falta de fé em Deus.

Sl 3.3-5

Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida.
Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde.
Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém.

Vivemos em tempos perigosos atualmente. Quem pode dizer que está totalmente seguro? Quem está imune à violência ou aos acidentes? Por mais que existam planos de saúde e seguro, quem está totalmente livre do perigo? Não há nada imediato que podemos fazer para transformar nossas cidades em pacíficas e totalmente seguras, porque são as pessoas que são perigosas. Apesar disso, Deus nos guarda, nos protege e nos sustenta.
Quando vier o perigo, Deus vai cuidar de mim. Quando vier o desemprego, Deus continuará me sustentando e me guardando. Quando eu estiver dormindo e estiver totalmente indefeso, Deus é quem me guarda e me protege. Se acordo mais uma vez com saúde, é porque Deus me guardou durante a noite.

Mc 4.37-40
Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: "Mestre, não te importas que morramos?" Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: "Aquiete-se! Acalme-se!" O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?"

Jesus chamou a atenção dos discípulos. Ainda não tem fé? As vezes os problemas vêm e eles nos tiram o sossego e é complicado perceber que isso é apenas falta de fé. Jesus estava com eles no barco e mesmo assim os discípulos disseram “Vamos morrer! Acorde Jesus! Você não se importa? Nós vamos morrer!”. Jesus deve ter acordado meio decepcionado. Ele se levanta e faz a tempestade se acalmar e vira para os discípulos questionando essa falta de fé deles. Será que eles realmente achavam que Jesus ia deixá-los morrer? Na hora do desespero, nós fazemos muitas coisas sem pensar direito. Por isso precisamos firmar nossa fé antes mesmo do desespero vir, como uma âncora. Assim quando a tempestade vier, não seremos levados.

Sl 118.6
O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?

Sl 91.7-12

Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá.
Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios.
Se você fizer do Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio,
nenhum mal o atingirá, desgraça alguma chegará à sua tenda.
Porque a seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o protejam em todos os seus caminhos;
com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra.

Deus te guarda. Não deixe de acreditar nisso. Em cada dia de sua vida, Deus já cuida de você. Em alguns casos na Bíblia Deus fala sobre planos que Ele tinha para alguém antes mesmo de ela nascer. Não se preocupe, Deus cuida de você. Confie Nele.
Eu sei que é fácil simplesmente dizer “não se preocupe” mas na realidade as coisas não são tão simples. Eu sei. Mas existem momentos na vida em que percebemos que não podemos fazer nada. E nessas horas lembramos que dependemos de Deus. Quando o mar estava calmo, os discípulos não pediam ajuda pra Jesus. Foi só na hora do desespero. As vezes precisamos passar pela tempestade para lembrar que Jesus está no meu barco. “Ah é… que bobagem minha. Pra que me preocupar. Tinha esquecido! Jesus está no meu barco. Ele cuida de mim”.

Lembre-se disso. Deus cuida de você.