terça-feira, 14 de abril de 2015

Como falar com Deus


A oração faz parte da vida de muitas pessoas e a Bíblia nos mostra que ela é fundamental para nossa vida.

Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.
E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.
Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.
Mateus 6:6-8


Jesus nos diz nesse texto que não devemos nos preocupar em orar palavras bonitas em público. Quando formos orar, podemos fazer isso em particular, mesmo com ninguém vendo. Por quê? Porque não oramos para as pessoas ao nosso redor, oramos para falar com Deus e Jesus diz que o Pai nos vê. 
É interessante a expressão que Jesus usa aqui. Ele não diz que Deus ouve nossas orações. Mais do que isso, Deus nos vê. Não só a aparência, mas o nosso interior.
Jesus também diz que não devemos orar repetindo a mesma coisa, porque Deus não vai ser "vencido pelo cansaço". Em algumas situações, quando uma criança quer muito alguma coisa, ela fica repetindo, repetindo, repetindo, até que você diga: Tá bom! (Ou fique com muita raiva da criança...). Tem gente que acha que oração é isso! Ficar martelando a mesma coisa até que Deus finalmente dê aquilo que eu pedi. Mas não é isso. Jesus diz que Deus já sabe do que precisamos. 
Na oração do Pai nosso, Jesus diz para Deus "que seja feita a Tua vontade". Temos nos esquecido disso. Temos pedido tantas coisas para Deus que as vezes nos esquecemos que Ele é que é o Senhor e nós somos criados por Ele. A oração é um momento que temos para falar com Deus, abrir o coração, entregar nossos desejos, preocupações e sonhos. Mas que possamos falar, assim como Jesus, que seja feita a vontade do Senhor, porque é muito melhor que seja feita a vontade de Deus em nossas vidas do que aquilo que pedimos. 
Ore. Ore em todo tempo. Mas que sua oração não seja uma lista de compras, mas sim uma conversa com Deus, que te ama muito e quer o melhor para você.