terça-feira, 7 de abril de 2015

Faça o bem


Jó 15.34-35
...pois o companheirismo dos ímpios nada lhe trará, e o fogo devorará as tendas dos que gostam de subornar.
Eles concebem maldade e dão à luz a iniquidade; seu ventre gera engano.


Muitas vezes olho para minha geração e fico triste com a injustiça que existe no nosso meio. Desde que sou criança escuto as pessoas chamarem os políticos de bandidos e ladrões. Mas a cada dia mais eu creio que temos os políticos que merecemos. É fácil falar mal de pessoas que não conhecemos. O problema é que esses políticos estão indo embora e estão chegando outros, tão trapaceiros e enganadores, ou até mais. Como criticar, se nós, quando chegamos lá, fazemos o mesmo que eles? Como reclamar quando do governo quando a população é tão corrupta quanto ele? 
O brasileiro é famoso por querer dar um "jeitinho" em qualquer coisa. Cometi uma infração e mereço multa? Pedimos para o guarda deixar quieto. Temos que esperar? Queremos passar na frente e quebrar as regras. Tudo desde que eu seja o beneficiado. Quando é para os outros? Isso não é justo! Estou esperando na fila, você tem que esperar também! Mas quando é para mim, quero que as regras se dobrem.
A impressão que temos é que as pessoas só seguem as regras porque outros estão vendo e pega mal ser visto fazendo certas coisas erradas. Se ninguém estiver vendo, ai é diferente. Por que esperar na fila se posso passar na frente? Todo dia na internet vejo alguém reclamando sobre algum produto dizendo (e me perdoe os termos usados, mas é assim que as pessoas falam as vezes): "Bando de idiotas! pagando por uma coisa que eu acho de graça, hahaha". Que país é esse em que vivemos?!


Quantas vezes você já foi criticado por fazer as coisas do jeito certo? Por não colar na prova, mas estudar? Por não pagar propina para o policial ou professor de auto escola, mas fazer as coisas como se devem? Por não pegar de graça (conhecido também como furto) coisas que não de graça? Tem gente que fala "eu nunca entraria no mercado e abriria um refrigerante e sairia sem pagar", mas porque faz isso na internet? Por que baixa músicas que você sabe que têm um preço e não dá um centavo pro artista que as fez? Alguns são chamados de bobos por querer fazer as coisas do jeito correto. A Bíblia nos mostra que isso é bom. 
Mateus 5 fala que felizes são aqueles que são perseguidos por fazer o que é bom e correto. Nós vivemos em um mundo que valoriza o dinheiro, a prosperidade e o benefício próprio, enquanto Deus nos ensina a amar, perdoar e ajudar o próximo. Uma coisa vai totalmente contra a outra. Para agradarmos a Deus, teremos que ir contra o que o mundo vive e prega.
O texto no início fala sobre o mal que cairá sobre os infiéis, os ladrões, os que querem dar um jeitinho, pagar uma propina. Nada de bom pode sair isso. O fogo os consumirá. Afinal, Deus não se agrada de nada disso.
Tente levar uma vida correta, mesmo que seja mais difícil. É bem provável que será mais difícil, pois você vai lutar contra um mar de pessoas que só pensam em si mesmas. Mas também é bom, pois a Bíblia fala que essa pessoa que faz o que é correto é que encontrará a felicidade em Deus.