segunda-feira, 27 de abril de 2015

Pastor de ovelhas

Então Jesus afirmou de novo: "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.
Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.
João 10:7-9





A ovelha sempre é descrita como um animal muito inocente e que se torna presa fácil de ladrões, predadores ou acidentes. Por causa disso, é sempre necessário um pastor junto das ovelhas para cuidar delas e impedir que caiam num buraco ou sejam atacadas. Por causa disso, as ovelhas acabam ficando muito carinhosas com o pastor e este também se apega a elas. Se alguma se perder, ela não sabe voltar sozinha. O pastor tem que buscar porque ela não sabe voltar.
Várias vezes na Bíblia, Deus se refere a nós como ovelhas Dele. Jesus se mostra como o Pastor das ovelhas. As ovelhas que quiserem permanecer vivas devem prosseguir no caminho do pastor, pois ele cuida delas. Jesus cuida de nós, nos protege e nos salva dos perigos. Precisamos ficar perto do nosso pastor e não nos afastar dele.
Ele se apresenta nesse texto como a porta das ovelhas. As ovelhas, animais inocentes como são, precisavam ser protegidos até de noite. Então o pastor os levava para o aprisco (lugar onde as ovelhas dormiam) e lá dormia na porta, porque só a porta não era segurança suficiente. Para uma ovelha se perder, teria que passar pela porta e pelo pastor que a protegia. A mesma coisa se houvesse alguém querendo roubá-las.
A porta é uma separação e ao mesmo tempo uma entrada. De um lado da porta temos um ambiente e do outro lado temos outro. Sem uma porta para dar acesso, ficamos presos e não conseguimos sair do nosso local. De certa maneira toda porta é uma decisão, pois temos que decidir em que lugar ficar, dentro ou fora.
Quando eu era criança aprendi uma música na igreja que dizia:
“A porta é uma só porém dois lados há, dentro e fora, você aonde está?
A porta é uma só porém dois lados há, eu já estou dentro, você aonde está?”

Essa música tão simples dizia que Jesus é como uma porta. Temos que decidir se vamos entrar ou se vamos ficar do lado de fora. Dentro passa uma sensação de segurança, calor e conforto, afinal o pastor Jesus está na porta cuidando de nós. Fora, por outro lado, parece ser frio, chuvoso e perigoso. Jesus está nos protegendo desse mundo de fora e nos dando a proteção que existe lá dentro. De que lado você quer ficar? Dentro em segurança com o Pastor das ovelhas ou quer sair e ser uma ovelha perdida?